quinta-feira, 31 de março de 2011

Blog "Espiritualidade e Ciência" publica texto "A Magia ou Artes Mágicas"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!


É com grande alegria que divulgamos mais um texto inédito publicado no Blog "Espiritualidade e Ciência":

A Magia ou Artes Mágicas

Leia um trecho:

A seguir, estudemos resumidamente as leis da magia.

a. Toda magia inicia-se pelo campo mental. Sem ideação não haverá a corrente de pensamentos, a qual atrairá esta ou aquela força e mesmo certas Entidades Astralizadas.

b. A seguir, haveremos de ter uma forte corrente de vontade, desejo, o qual atua de forma decisiva no sucesso da execução e resultados provenientes da magia. É dominando ou fortalecendo a vontade que o "magista" ou o "mago" tornam-se habilitados e gabaritados a dominar os "elementos vibratórios" ou mesmo atuar por meio da vontade em várias Entidades Astralizadas.

c. Nenhum ritual magístico alcançará seus objetivos se não for projetado sobre determinados elementos físicos, densos e etéricos, os quais servirão de canais da magia – elementos espelhos, que projetarão o ato petitório segundo a corrente de pensamentos e desejos que, segundo a destreza do mago ou magista, alcançará ou não, o objeto visado (por meio das oferendas). Simplificando e esquematizando teremos:


Continua em: http://espiritualidadeciencia.wordpress.com


As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Teologia e Vertente Una do Sagrado: concretizando a paz

Aranauan, Saravá, Axé!

 

É com alegria que chegamos aos últimos trechos do vídeo Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74. Afinal o número de acessos ao vídeo é significativo e discussões interessantes surgiram em algumas listas das quais fazemos parte. Hoje gostaríamos de mostrar o encerramento que Pai Rivas deu ao tema lembrando a importância de assistir o vídeo na íntegra para compreender a lógica utilizada.

 

De 18min 17seg ao final do vídeo, Pai Rivas afirma que valorizamos todas as religiões, todas as Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, História, como também a Ciência Biológica, a Biologia a Medicina Integrativa, dentro das Ciências Exatas a Lógica e a Matemática. Damos, enquanto FTU, condições ao teólogo para fazer este diálogo. Que possa neste diálogo ser possível proporcionar Paz no mundo. Porque muitos conflitos se dão pela falta deste diálogo. A ciência com consciência da religião será auto-corretiva, talvez não tivéssemos construído bomba atômica, elementos para a guerra com armas biológicas. Espero ter mostrado que a Teologia dialoga com a Ciência, dialoga com a Religião e mais é a própria interface entre Ciência e Religião.

 

Um exemplo desta visão pacífica é o conceito Vertente Una do Sagrado. Este conceito desenvolvido há muitos anos pelo Pai Rivas, chegou ao grande público no início deste milênio por meio do livro "Sacerdote, Mago e Médico" e que recebe desdobramentos no DVD que acompanha a mesma obra. Para os irmãos que não possuem o referido livro, sugerimos a leitura do texto A Vertente Una do Sagrado disponível no Blog Espiritualidade e Ciência - http://sacerdotemedico.blogspot.com/2010/06/vertente-una-do-sagrado.html

 

Como o conceito trazido por Pai Rivas é claríssimo, gostaríamos de evocar as palavras Dele para explicá-lo:

 

A Convergência aponta para o Sagrado, este, por sua vez, é a Unidade e Universalidade de todas as coisas e por esta visão não dualista compreende todas as faces da realidade espiritual e material e está presente em todos os Seres, assim como em todos os setores que buscam a vivência desse mesmo Sagrado.

Por conseguinte, entendemos que todas as religiões são boas, todas contêm o Sagrado dentro de si e merecem ser respeitadas e louvadas em seus veneráveis propósitos. O primeiro passo da Convergência é a Convivência Pacífica, algo que somente se instalará quando começarmos a dar mais valor à semelhança entre todos os setores filo-religiosos, compreendendo que as diferenças atendem à variação de entendimento do Sagrado que nós, seres humanos, possuímos.

O segundo passo da Convergência é a compreensão da Vertente-Una do Sagrado. Passamos de uma visão fenomênica que ressalta as diferenças para uma visão mais aprofundada, interessando-nos a semelhança estrutural, os princípios que formam todas as religiões.

Como podemos observar no diagrama a seguir, todos acreditam em uma Realidade Divina, perfeita, eterna, Una e imaterial. Os cristãos chamam Deus; os islâmicos, Allah; os judeus, Ieve; os budistas, Nirvana ou Mente Incriada; os Taoístas, Tao; os vedanta, Brahman e assim por diante. Desta forma, temos o topo de nossa Vertente-una.

Existem, também, em todos os setores, Potestades Divinas que coordenam o Universo, as formações da matéria, as leis que regulam a evolução dos seres, com nomes diferentes segundo cada setor, mas com funções semelhantes.

A seguir, temos os Ancestrais Ilustres da humanidade, seres que viveram no planeta, encarnados e que foram veículos da manifestação do Sagrado em sua pureza. Foram os grandes patriarcas, profetas de todos os povos, grandes líderes da humanidade que revelaram meios, métodos e regras para a união do homem com o Sagrado. Os princípios ensinados por estes augustos condutores de raças foram sempre os mesmos, apenas adaptados a cada local e situação.

Por fim, temos a humanidade terrena que ainda se digladia tentando fazer prevalecer a idéia de um sobre os outros, buscando a satisfação dos sentidos como forma de realização da personalidade temporal. Essa mesma humanidade necessita engajar-se neste processo de verticalização que conduz ao Sagrado, ao destino ultérrimo de nossa coletividade planetária.

 

 

 Captura+de+tela+inteira+27062010+190441.bmp.jpg


É meus irmãos... Que conceito maravilhoso, não é mesmo?


Os Teólogos com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras formados e que se formarão encontram nele uma ferramenta poderosa para defender a paz religiosa. Não por simples ideologia, mas por reconhecer elementos concretos que a tornam possível. De igual forma com o conceito de Espiritualidade, desenvolvido no mesmo Blog - acessível neste link: http://sacerdotemedico.blogspot.com/2010/02/resenha-dos-textos-postados.html - amplia a visão pacífica para todos os setores da gnose humana. Religião, Filosofia, Arte e Ciência podem dialogar entre si, pois encontramos pontos comuns. Mais do que isto, elementos que remetem à Convergência dos Saberes e Fazeres.

 

 

 

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

terça-feira, 29 de março de 2011

A aproximação dos saberes pela Teologia

Aranauan, Saravá, Axé!

 

O vídeo Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74 discutiu vários aspectos relevantes da Teologia e como a Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras contribui para este novo pensar. Gostaríamos com estes comentários exegéticos estimular nas listas discussões proveitosas para todos nós. Neste sentido, entendemos ser muito importante assistir o vídeo na íntegra. Vamos ao trecho de hoje!

 

Pai Rivas afirma entre 17min 17seg e18min 01seg que a Teologia promove este diálogo que espera ser prolífico, profícuo, mas isto é um trabalho de todos nós. Não só da FTU. É por isto que, na FTU, – continua Pai Rivas – procuramos falar de todas as crenças, mas não deixamos de ensinar o saber crítico. Não só o conhecimento religioso, artístico, filosófico e científico, mas aproximá-los. Em uma transversalidade e, se possível, uma transdisciplinariedade.

 

Isto é algo que nos enche de alegria. Como as Religiões Afro-brasileiras sofreram e ainda sofrem processos de intolerância em vários níveis e como retorna para a sociedade por meio de uma instituição de ensino superior ensejando uma visão de diálogo e paz. Possamos nós envolvidos ou não na Academia, mas certamente tendo no terreiro o ponto comum contribuir para construção de uma cultura de paz.

 

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Blog "Espiritualidade e Ciência" publica texto + vídeo "Faculdade de Teologia Umbandista é a própria interface entre as Religiões Afro-brasileiras"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!


É com grande alegria que divulgamos mais um texto e vídeo inéditos publicado no Blog "Espiritualidade e Ciência":

Leia o Resumo:

A Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino é uma Casa de Iniciação Umbandista (Templo), sem fins lucrativos. Tem como mote principal fazer grassar que a Umbanda é uma idéia (unidade) manifesta em várias linguagens ou Escolas (diversidade – universalidade). Que a constante da Tradição das Religiões Afro-Brasileiras é a contínua mudança, logo uma unidade aberta a contínuas (re)elaborações ou (re)leituras.

É por isso que estamos aproximando as "várias Escolas Umbandistas ou das Religiões Afro-Brasileiras", principalmente em nosso Templo, onde ritualizamos na teoria e na prática as várias Escolas, pois como vimos fomos iniciados em muitas delas, nos credenciando na Tradição do Orixá e, legitimamente, realizamos e vivemos seus ritos e fundamentos. Fazemos isso com a finalidade de interfacear na paz e na luz o diálogo com todas as Escolas de Umbanda, sem criar novas Entidades Espirituais ou Ancestrais Divinos, enfim, sem ferir os fundamentos ou cânones teológicos das Religiões Afro-Brasileiras.

Palavras-Chave: Faculdade de Teologia Umbandista, Interface, Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino, Religiões Afro-brasileiras, Teologia

As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia.



domingo, 27 de março de 2011

O respeito Academia - Terreiro e Terreiro - Academia

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Estamos caminhando para os minutos finais da exegese do vídeo do Pai Rivas Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74. Para mim e para todos que comentaram e acessaram o vídeo tenho certeza que fez diferença, pois mostrou de forma bem clara o que é a Teologia, Religião e Ciência. Como se dá o conhecimento religioso e a crença religiosa e o respeito que nós devemos nutrir por ambos saberes. Vamos ao trecho?

 

Entre 16min 01seg e 17min 16seg Pai Rivas coloca que aqueles que não entendiam o porquê do terreiro e o porquê da Teologia... O terreiro está interessado na Iniciação, no Sacerdócio e atender o seu rebanho, ou seja, dar assistência as pessoas que vão procurá-lo. A importância da FTU é aproximar a religião da ciência, acabar com este conflito. Fazer a interface, porque ela tem um braço na academia e um braço na religião. Em vez de deixar os dois braços separados, ela une os braços. A teologia é um elo de interface, ela é a própria interface.

 

Vejam meus irmãos como aqui não existe disputa, concorrência. Não está interessado colocar o Terreiro ou Academia em uma posição mais ou menos privilegiada entre si. Pelo contrário, busca-se uma aproximação verdadeira que o cientista compreenda o religioso sem abrir mão dos seus pressupostos e que o religioso compreenda o cientista sem abandonar os seus valores.


E deixa a Gira girar!

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

sábado, 26 de março de 2011

A Teologia interfaceando Religião e Ciência, Ciência e Religião

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Dando continuidade à exegese do vídeo do Pai Rivas Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74, vamos descrever o que Pai Rivas afirma e vem corroborar o texto que escrevemos mais cedo sobre o "empoderamento" que a Teologia enseja nas Religiões Afro-brasileiras.

 

Entre 14min 55seg e 16min 00seg Pai Rivas informa que a interface entre Ciência e Religião, Religião e Ciência é o que nós fazemos na Teologia. Isso é muito importante para nós. Para nós da FTU a Teologia é a própria interface entre Ciência e Religião. Não desdenha do conhecimento religioso ou senso crítico. Nós estamos vendo aspectos que não afasta o homem da ciência da religião e nem o homem religioso da ciência. Não precisa o cientista ser religioso, nem o religioso precisa ser cientista. Mas ambos podem conversar, ter um diálogo. Eles podem ter uma interface. E a interface é a teologia.

 

Depois destas palavras, imaginem a força que os sacerdotes teólogos concretizarão cada vez mais na sociedade!


Aos sacerdotes e filhos espirituais que não conhecem a faculdade, visitem o site: www.ftu.edu.br

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

O Sacerdote Teólogo personificando o empoderamento das Religiões Afro-brasileiras

Aranauna, Saravá, Axé!

 

Acompanhando atentamente o twitter do Pai Rivas (http://twitter.com/rivasneto), observamos a satisfação que a FTU (Faculdade de Teologia Umbandista) possui em receber e continuar recebendo sacerdotes em suas salas de aula. Foram e serão sacerdotes com formação acadêmica em teologia! Maravilhoso, não é mesmo?

 

Isto reforça a postura que a FTU sempre adotou de não formar sacerdotes em sua instituição. Sacerdote não é formado em curso de qualquer espécie, mas sim no terreiro seguindo as orientações do plano espiritual e do sacerdote que o iniciou.

 

Ao mesmo tempo é motivo de alegria saber que sacerdotes consumados estão procurando compreender outros ângulos das Religiões Afro-brasileiras que o senso crítico exercitado na FTU permite acessar. Os sacerdotes que hoje já são teólogos têm feito diferença na sua comunidade. Já eram lideranças importantes e aprenderam na faculdade como exercitar com sustentação este diálogo pacífico com outras Escolas das Religiões Afro-brasileiras, outros setores religiosos, com a Ciência, com a Filosofia e até mesmo com o ramo da Arte.

Na academia existe um termo chamado empowerment que é utilizado em várias disciplinas. Aqui vamos usar na conotação empregada pelas Ciências Sociais. Em um processo de adaptação à nossa língua, este termo surge como "empoderamento". Em boa Sociologia temos que o empoderamento de setores excluídos é a chave para o processo de Inclusão Total. A constituição, distribuição e exercício do poder de forma igualitária, ao mesmo tempo em que respeita a diversidade é fundamental para reverter as desigualdades de ordem espiritual, cultural, social, política e econômica. Logo, devolver o poder para o povo começando pelos mais miseráveis é fundamental.

 

A Teologia da Convergência sustentada pela FTU estimula este empoderamento das Religiões afro-brasileiras. Ela transmite um novo pensar sobre a sociedade em seus vários níveis, não só informando, mas principalmente formando multiplicadores, disseminadores da possibilidade de convivermos em paz realizando mudanças não só na epiderme social, mas principalmente na estrutura da esfera pública.

 

Por que na estrutura? Porque a FTU atua na Educação. A educação é uma chave determinante de quanto podemos realmente resolver as chagas da sociedade. No caso da Teologia, além do processo educacional acadêmico, Ela possui um "braço" – lembrando as palavras do Pai Rivas – na religião. Logo é uma formação educacional e espiritualizada.

 

Além disto possuímos uma oportunidade ímpar em transitar por todo este "sistema", uma vez que as Religiões Afro-brasileiras estão em todas as camadas da sociedade. Sendo assim, se o teólogo adepto das religiões Afro-brasileiras recebe todo este empoderamento para atuar nas nossas comunidades e na sociedade como um todo, imagine o sacerdote? O sacerdote teólogo pode fazer muito mais, pois ele é um formador de opinião da sua comunidade, portanto muito influente, que além de transmitir os seus valores adquiridos no terreiro, poderá dialogar de igual para igual com qualquer outro setor religioso (no momento que aprende de forma crítica a compreender o fenômeno religioso em suas várias expressões) e até mesmo acadêmico (quando na sua formação estuda os vários ramos da Ciência, Arte e Filosofia).

 

Perceba meus irmãos como o Terreiro e a Academia Espiritualizada, por meio do sacerdote teólogo, podem fazer muito para o bem de todos nós. Como diz um irmão de santé: Bonito, bonito, bonito...

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Teologia em aspectos multirreferenciais: A interface entre Ciência e Religião

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Temos discutido o vídeo Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74 em pontos que julgamos importantes. Vamos ver o que esta seleção de trechos nos reservar para hoje?

 

Pai Rivas entre 13mi 52seg e 14min 49seg afirma que a Teologia faz a interface entre Religião e Ciência. Se faz esta interface, fica claro que existe uma ponte, uma ferramenta, uma instrumentalização, um processo de aproximação que precisamos avançar cada vez mais. Pai Rivas vai além: permite a existência de pontes entre Ciência e Religião, Religião e Ciência. Quem permite? A Teologia. Ela tem facilidade de falar com a Ciência pelo conhecimento religioso e tem facilidade de falar com as crenças, porque tem uma face, caso das Religiões Afro-brasileiras, no terreiro. A finalidade da Teologia é aproximar conhecimentos que estavam separados. Imagine os benefícios que podem acontecer para a sociedade em nível espiritual, cultural, social, político, econômico e ético?

 

A Teologia sendo a própria interface, estimula a construção de relacionamentos verdadeiramente pacíficos. Lembrando os mecanismos de decodificação e tradução que citamos ontem, isto vem ao encontro do exposto de hoje porque a Teologia tem um trânsito natural entre Ciência e Religião. Como a Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras pode ser importante para a sociedade, não é mesmo?


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Fotos que marcaram o Toque de Caboclo na FTU!

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Já estão no ar 180 fotos do Toque de Caboclo

 

Para acessá-las, vá ao Blog "Espiritualidade e Ciência" -  http://espiritualidadeciencia.wordpress.com e verifique no lado direito o campo "Toque de Caboclo – 2011" logo abaixo dos seguidores do blog. 

 

Importante. Para ver a foto em tamanho ampliado, basta clicar na mesma.

 

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)



O papel da Teologia fica cada vez mais claro...

Aranauan, Saravá, Axé!

 

É interessante como os assuntos que temos observado nas listas estão, de maneira geral, em alto nível e, por este justo motivo, se aproximando de uma abordagem pacífica verdadeiramente. Gostaríamos de dar continuidade a este clima e, para tanto, remetemos uma vez mais o vídeo do Pai Rivas Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74. Trata-se de um vídeo importante para compreender a Teologia e que merece ser assistido na íntegra. Mas vamos aos momentos que destacamos no dia de hoje?

 

Entre 10min 24seg e 11min 25seg, Pai Rivas afirma que no conhecimento religioso, uma das facetas da teologia, você encontra o senso crítico. Estudar os fenômenos ontológicos, cosmológicos, epistemologia, ciências naturais, teologias comparadas, religiões comparadas, hermenêutica, lógica e também ética faz parte deste senso crítico na FTU – Faculdade de Teologia Umbandista.

 

Pai Rivas continua entre 11min30seg e 13min 50seg afirmando que nós temos uma grande lacuna na sociedade que a FTU procura aparar. Qual seria esta lacuna? A Teologia possui o conhecimento religioso (senso crítico) e por outro lado possui também as crenças religiosas (confessionais). Pai Rivas coloca também ao lado da Teologia, Religião e Ciência. Existem vários conflitos sérios entre Ciência e Religião.  Que muitas vezes levou a sociedade para a guerra fratricida. A Teologia com ênfase em Religiões Afro-brasileiras, como possui o conhecimento religioso e não está afastado das crenças religiosas, procura ir à Religião e traduzir esta linguagem religiosa para a Ciência. E faz a mesma coisa com a Ciência, tentando traduzir sua linguagem para a Religião.

 

Este mecanismo duplo e complementar: "decodificação e tradução" é essencial para respeitar as diferenças existentes entre Ciência e Religião, porém, ao mesmo tempo, aproximá-Las de fato. Acredito que agora os irmãos tenham compreendido de forma mais ampla o porquê da Teologia possuir um braço na Religião e outro na Ciência. Só assim ela pode interfacear ambas de forma harmonizada, logo pacifista.

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Blog "Espiritualidade e Ciência" publica texto+vídeo "No Ojubó do Orixá"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!


É com grande alegria que divulgamos mais um texto e vídeo inéditos publicado no Blog "Espiritualidade e Ciência":

No Ojubó do Orixá

Leia um trecho:

O "Centro de Cultura Viva das Tradições Afro-Brasileiras" é o local privilegiado para demonstrar o encontro de várias culturas religiosas, manifestas em outros tantos ritos de fundamento.

É a Tradição do Orixá, influenciado pelo Caboclo, Mestres Encantados e de outras entidades sobrenaturais do panteão afro-brasileiro. São cultuados com a devoção, rigor no fundamento e competência, por muitos de nossos filhos espirituais.

No vídeo disponibilizado veremos como alguns filhos de terreiro, por intermédio de dedicação, competência e absorção do conhecimento, e principalmente, a vivência de "nosso axé", ritualizam e louvam o Orixá, no ojubó (local de adoração e louvação).

Acesse: http://espiritualidadeciencia.wordpress.com


As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Razão e Paixão não estão em concorrência, mas sim em Convergência!

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Interessante que o assunto Religião se apresenta até mesmo para alguns religiosos como tabu. Parece que o pensamento de Kant ainda vive em muitas mentes nos dias de hoje. Afirmamos isto, pois Kant colocou a razão como superior ao sentimento e mais, aproximou o pensamento racional aos homens e o passional às mulheres*. Logo...

 

Seja no paradigma "pós-moderno" ou "pós-secular", certamente não é mais possível afirmar diretamente ou indiretamente pressupor que os aspectos críticos, racionais são "melhores" que os aspectos passionais (as paixões), emocionais. Se isto já é amplamente aceito na Academia, causa estranheza observar este discurso no meio religioso que busca justamente alcançar a Espiritualidade passando por este lado inerente a todo ser humano.

 

Neste sentido o vídeo do Pai Rivas Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74 vai contribuir para este olhar contemporâneo, onde existe menos concorrência e mais cooperação. Pelo menos é isto que nossos Guias e Sacerdotes nos orientam no terreiro. Por falar no templo, vamos ler o que Pai Rivas fala no vídeo sob este tema?

 

Entre 09min 31seg e 10min 23seg é colocado que ao observarmos as crenças religiosas nas Religiões Afro-brasileiras, encontramos o terreiro. No terreiro é onde existe a Iniciação. Só na Umbanda Iniciática que tem Iniciação? Não, Iniciação é entrar na Religião e evoluir dentro dela podendo chegar ou não a ser sacerdote. Na iniciação você pode alcançar o sacerdócio. Onde ocorre tudo isto? Dentro da Religião. Em seus aspectos mais profundos de crença, fé.

 

Não é lindo o exposto? Não precisamos substituir a razão acadêmica pela crença religiosa e nem vice-versa. Ambos os saberes são importantes e a Teologia tem como principal função interfacear ambos promovendo uma decodificação e tradução que respeita Ciência e Religião sem colocar uma sob a outra. Pelo contrário são dois "braços" de um mesmo corpo e, portanto, podem andar de mãos dadas.

 

E deixa a Gira girar!

 

* Quem se interessou pelo tema, o mesmo é discutido na Academia. Sugiro a leitura do artigo da profa. Maria da Penha F. S. Carvalho . A MULHER NA FILOSOFIA MORAL DE KANT. Ethica (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, n. 2, p. 40-48, 1995.


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Unanimidade?

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários!

Hoje lemos as palavras escritas por Pai Rivas no twitter (http://twitter.com/rivasneto) que nos chamou a atenção.
Pai Rivas em contato mediúnico com Exu, ouviu Dele que nem Deus conseguiu a unanimidade, pois Lúcifer que era um dos seus principais anjos se rebelou contra Ele. Existem várias questões profundas nestas palavras simples, porém vejamos um destes ângulos:
 
Se nem o Supremo Espírito foi unânime no entendimento humano, como buscar essa unanimidade no nosso plano? Nós que somos da Religião não temos unanimidade, mas também ela não é encontrada na Ciência, Arte e mesmo na Filosofia.


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Novas fotos do Toque de Caboclo!

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Já estão no ar 160 fotos do Toque de Caboclo

 

Para acessá-las, vá ao Blog "Espiritualidade e Ciência" -  http://espiritualidadeciencia.wordpress.com e verifique no lado direito o campo "Toque de Caboclo – 2011" logo abaixo dos seguidores do blog. 

 

Importante. Para ver a foto em tamanho ampliado, basta clicar na mesma.

 

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

terça-feira, 22 de março de 2011

As relações existentes entre Teologia e Religião

Aranauan, Saravá, Axé!

 

O vídeo do Pai Rivas Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74 discute muitos pontos importantes para esclarecer a função da Teologia na Sociedade. Ontem, apresentamos o trecho sobre a relação direta Teologia – Ciência. Vamos ver como isto ocorre na Religião, ou seja, Teologia – Religião?

 

Pai Rivas afirma entre 08min 10seg e 09min 29seg que a Teologia não está afastada da Religião. Entendendo este processo de reunir, de ligar novamente. As religiões estão calcadas nas paixões. Nós vivemos num mundo laico, onde pulula a diversidade religiosa. As várias religiões têm se digladiado entre si, lembra Pai Rivas. O mesmo não pode ocorrer entre as Teologias. Por quê? Porque a Teologia tem que ser imparcial, isenta. E como a FTU atua para fazer isto? Pai Rivas coloca que a Teologia, possuidora de um conhecimento religioso e ao mesmo tempo que não vai contra as crenças religiosas, consegue fazer um trânsito.

 

Aqui encontramos questões pertinentes ao diálogo. A Teologia não pode se fechar em si, tornando-se dogmática. Ela precisa compreender a Religião e aplicar o senso crítico a esta última. Da mesma maneira a Teologia compreende a importantíssima função da Religião para conectar o Homem Consigo, com o Outro, com a Natureza, com o Sagrado. Aliás, nas palavras do Pai Rivas, não só a Religião. Encontramos iguais possibilidades na Arte, Filosofia e na própria Ciência.


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Exu Lonan - Sr. dos Caminhos e dos Destinos

Aranauan, Saravá, Axé!

É com alegria que lemos no twitter do Pai Rivas - http://twitter.com/rivasneto sobre a publicação de mais um vídeo no Canal do Youtube. Trata-se do vídeo:


Ele pode ser assistido neste link: http://www.youtube.com/user/pairivas#p/u/0/bT8uVUgjlkA

Laroyê

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

segunda-feira, 21 de março de 2011

O conhecimento religioso da Teologia

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Refletindo sobre o momento que vivenciamos nas listas, sinceramente fico muito feliz. Hoje temos condições de discutir a Teologia em bases reais e profundas. Temos condições de apresentar para a sociedade uma instituição de ensino superior das religiões afro-brasileiras com uma missão árdua e nobre: aproximar a ciência e religião.

 

O vídeo do Pai Rivas Finalidades da Teologia na sociedade disponível no site http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74 auxilia diretamente nesta discussão. Depois de assistir o vídeo na íntegra, sugiro nos acompanhar na discussão de alguns trechos chaves. Vamos lá?

 

Entre 06min 22seg e 08min 09seg, Pai Rivas afirma que a Teologia tem uma função importantíssima. Imaginem, segue Ele, que o corpo humano é a Teologia. No braço da direita ficariam as Crenças religiosas. No braço esquerdo fica o conhecimento religioso. Esta analogia é importante para entender o porquê da tradição e o porquê da Teologia. Então a Teologia, e principalmente a com ênfase em religiões afro-brasileiras sustentada pela FTU, está na academia e seu conhecimento religioso é mais fácil de dialogar, interfacear com o conhecimento acadêmico, conhecimento científico. Porque o conhecimento religioso possui o senso crítico. O conhecimento religioso é um dos braços da teologia.

 

Diante destas palavras, não podemos olvidar que historicamente as religiões Afro-brasileiras foram alvos dos mais diferentes setores da sociedade. A academia não foi exceção. Muitos estudos possuem caráter tendencioso, para não dizer etnocêntrico ou mesmo eugênico. Sabemos que este panorama tem mudado recentemente e o advento de uma Teologia das Religiões Afro-brasileiras que dialoga, sendo a própria interface entre Religião e Ciência, respeitando as crenças religiosas e não cometendo erros científicos com a Academia, pelo contrário produzindo conteúdo aceito por Ela, auxilia decisivamente para a harmonia entre ambas.


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Blog "Espiritualidade e Ciência" publica texto "Umbanda - A Senhora das Mil Faces"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!


É com grande alegria que divulgamos mais um texto inédito publicado no Blog "Espiritualidade e Ciência":

Umbanda - A Senhora das Mil Faces

Leia o resumo:

O título da presente publicação coincide com o nome de nossa obra literária Umbanda – a Senhora das Mil Faces (no prelo) retrata bem os objetivos aparentes e subjacentes do Governo Espiritual do Planeta Terra. Sim, cada individualidade ao encontrar-se com a "Umbanda" tem-na como espelho, vendo-a como a si mesmo. É por isto que cada indivíduo vê a Umbanda segundo sua ótica, sob seu grau de amadurecimento das coisas espirituais.

Muitos irmãos planetários de outros setores, e mesmo os de Umbanda, demoram a perceber que Ela, pacientemente, atende a todos, não se importando que a percebam da maneira que alcançam.É realmente um espelho, pois reflete exatamente a imagem de quem dela se aproxima, sendo justo denominá-La "Senhora das Mil Faces".Apesar de manifestar-se com "mil faces", cultuada e interpretada segundo o nível de consciência ou percepção da realidade de quantos a vêem, Ela é una em sua essência.

Palavras-chave: Espiritualidade Universalista, Sagrado, Senhora das Mil Faces, Sociedade, Umbanda.

Acesse: http://espiritualidadeciencia.wordpress.com

As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia.


sexta-feira, 18 de março de 2011

Tradição Oral e o seu papel na Comunicação

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Ontem ao comentar trecho do vídeo "Finalidades da Teologia na sociedade", disponível em http://www.youtube.com/pairivas#p/u/3/gwjAXv7hj74, abordamos sobre como Pai Rivas conceitua a Teologia e apresenta uma aplicação prática nas Religiões do Livro, marcadamente de tradição escrita. Vamos verificar como Pai Rivas aborda a Tradição Oral?

 

Entre 04min 06seg e 05min 15seg, Pai Rivas afirma que existe também uma Tradição Oral onde entram as Religiões Afro-brasileiras. Esta Tradição Oral está começando a compilar, a escrever seus fundamentos. A Tradição Oral precisa de uma boa memória. E para passar de geração em geração a informação urge uma boa linguagem. Preservar o seu idioma e aprimorar a sua língua. Esta é uma grande e importante contribuição da Oralidade.

 

Pai Rivas continua entre 05min16seg e 06min15seg a falar que na Oralidade existe algo interessante, pois antes de expressar alguma coisa é necessário pensar. Neste pensar nós falamos mesmo que mentalmente. Logo, a Oralidade é a primeira manifestação do pensamento. Primeira manifestação da ideia e esta se manifesta pela fala. A escrita é decorrente da fala, segunda manifestação da ideia. Sem querer desmerecer a escrita, mas existe uma gênese onde a Oralidade possui a sua importância.

 

Interessante aqui entender de forma sucinta e sem querer me estender muito sobre os processos de comunicação. Existem basicamente três grandes momentos da comunicação que a profa. Dsc. Juana Puntel descreve com clareza.

 

No primeiro momento temos a dialética presencial, onde as pessoas estão conversando diretamente entre si – percebam a forte marca da tradição oral.

No segundo momento surgem as produções midiáticas de massa: livro, jornais, revistas que são no primeiro momento predominantemente escritas e depois recebe um processo forte de oralidade com o advento da TV. Aqui fica bem pontuada a produção unilateral. Alguém produz conhecimento e alguém "consome" o mesmo.

 

Já no terceiro momento entra a rede mundial de computadores onde o "consumidor" de informação vira co-produtor de alguma forma retornando ao primeiro modelo, só que a dialética não é apenas presencial. Pode ser mediada pela técnica, ou seja, pela internet e informática.

 

Lembrando que os momentos mais recentes não anulam o anterior. Ainda sobre mídia, sabemos que vem do latim media que é o plural da palavra medium. Mídia são meios de estabelecer a comunicação. A mídia que normalmente mencionamos no senso comum se refere à mídia de comunicação de massa, ou seja, aquela do segundo momento: TV, revistas, jornais, entre outras.

 

A Oralidade possui um papel fundamental em todos os momentos da comunicação, como pode ser percebido. A Teologia contribui bastante neste processo de compreensão da Oralidade quando aproxima esta Tradição Oral para ser trabalhada na Academia sem concorrência com a Tradição Escrita. Pelo contrário, considerando a segunda manifestação da primeira e, nas palavras do Pai Rivas, tendo o Homem como ponto de convergência.
 

Além disto, Pai Rivas ressalta o papel de preservar e aprimorar a língua, afinal é por ela que o Homem da Tradição Oral passa seus fundamentos. Uma prova viva disto são alguns termos africanos que são evocados em diferentes roças, ilês, terreiros pelo mundo a fora trazendo a valência milenar dos nossos Ancestrais até os dias de hoje.

Como são importantes as Religiões Afro-brasileiras, não é mesmo?

 

E deixa a Gira girar!

 

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Novas fotos do Toque de Caboclo!

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Já estão no ar 140 fotos do Toque de Caboclo

 

Para acessá-las, vá ao Blog "Espiritualidade e Ciência" -  http://espiritualidadeciencia.wordpress.com e verifique no lado direito o campo "Toque de Caboclo – 2011" logo abaixo dos seguidores do blog. 

 

Importante. Para ver a foto em tamanho ampliado, basta clicar na mesma.

 

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

quinta-feira, 17 de março de 2011

Do que trata a Religião e a Teologia?

Aranauan, Saravá, Axé!


A intenção do nosso diálogo é avançarmos mais um pouco na compreensão das finalidades da Teologia na sociedade tomando como base o vídeo de mesmo nome publicado por Pai Rivas em seu canal do youtube. O mesmo pode ser assistido neste link: http://www.youtube.com/user/pairivas#p/u/0/gwjAXv7hj74

 

Apesar de tematizar o vídeo, trabalhando trechos que julgamos importantes, sugerimos sempre assistir a explanação na íntegra o que facilitará e muito compreender os temas abordados. Dito isto, vamos lá!

 

Entre 01min 30seg e 03min 50seg Pai Rivas apresenta um conceito-chave. O senso crítico dá religião é a Teologia. Existem várias teologias: sistemática, libertação, prosperidade, entre outras. Elas buscam entender os fenômenos que ocorrem; por exemplo, as Escrituras.  Principalmente estas três, pois são teologias do livro. Ligadas à religião do livro. A tradição delas está calcada na Escrita, logo são da Tradição Escrita. Lógico que estamos nos referindo as religiões Abraâmicas. Seguindo o raciocínio, Pai Rivas as coloca em ordem cronológica: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo. No Judaísmo temos a Torá, no cristianismo a Bíblia, principalmente o Novo Testamento. Já o Islamismo utiliza o Corão. Estas teologias se preocupam com as respectivas Escrituras que se baseiam e analisam criticamente em aspectos morais, estruturais, além de buscar uma relação entre o conforto que podem propiciar para as pessoas nos vários momentos da vida.

 

Bem meus irmãos, após descrever um ponto importante do vídeo com as nossas palavras, podemos perceber a preocupação de estabelecer que Religião e Teologia não são a mesma coisa. A Religião possui toda uma preocupação com a crença religiosa, com a emoção, com os valores religiosos e assim por diante. Já a Teologia "olha" a Religião de uma forma crítica, portanto, é o sendo crítico Dela.

A Faculdade de Teologia Umbandista (FTU) é a primeira e única instituição de ensino superior (IES) que forma teólogos com ênfase nas religiões afro-brasileiras. Porém, Pai Rivas faz questão de discutir em Teologia de forma mais ampla. Tanto é verdade que evoca a Tradição Escrita e como as teologias abraâmicas utilizam o senso crítico sobre as Escrituras das respectivas confissões das religiões do livro.

 

Se é assim na Tradição Escrita, como se desenvolve a Tradição Oral?

 

Vamos ver isto no próximo texto .Desde já fica o convite para dialogarmos sobre o exposto.

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Blog "Espiritualidade e Ciência" publica texto+vídeo "No Centro de Cultura Viva das Tradições Afro-brasileiras - O Axé é Vivo!"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!


É com grande alegria que divulgamos mais um texto e vídeo inéditos publicado no Blog "Espiritualidade e Ciência":

No Centro de Cultura Viva das Tradições Afro-brasileiras - O Axé é Vivo!

Leia um trecho:

Como diz o adágio: Santo bem alimentado é Santo forte, jamais desamparando seus filhos. Claro está que fazemos referência à comida votiva ou oferendas rituais às entidades sobrenaturais, próprias dos cultos das Religiões Afro-Brasileiras.

No templo que dirigimos (Templo das Religiões Afro-Brasileiras) oossé (oferendas semanais – restituição do axé) é realizado por nossos "filhos de santo" mais experientes neste mister.


Acesse: http://espiritualidadeciencia.wordpress.com

As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mais 20 novas fotos do Toque de Caboclo!

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Já estão no ar 120 fotos do Toque de Caboclo

 

Para acessá-las, vá ao Blog "Espiritualidade e Ciência" -  http://espiritualidadeciencia.wordpress.com e verifique no lado direito o campo "Toque de Caboclo – 2011" logo abaixo dos seguidores do blog. 

 

Importante. Para ver a foto em tamanho ampliado, basta clicar na mesma.

 

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

terça-feira, 15 de março de 2011

Teologia: o início de uma discussão que nos beneficia!

Aranauan, Saravá, Axé!

 

É com alegria que inicio este novo diálogo com os irmãos das religiões afro-brasileiras e internautas inscritos nos fóruns de discussão na internet.

Conforme informamos no final de semana iniciaremos uma nova discussão sobre ideias, valores e conceitos que de alguma forma beneficiam não só o povo do santo, mas permite um diálogo mais intenso com a sociedade civil como um todo.

 

Pai Rivas gravou um vídeo denominado "Finalidades da Teologia na Sociedade", disponível em http://www.youtube.com/pairivas#p/u/2/gwjAXv7hj74, que marca um esclarecimento importante sobre Ciência, Teologia e Religião. Sugerimos assistir o vídeo integralmente para que nossa discussão aqui seja a mais profícua possível.

 

Vamos às considerações gerais?

 

Entre 35seg e 01min 27seg, Pai Rivas comenta que a teologia e principalmente a FTU(Faculdade de Teologia Umbandista) procuram aproximar o saber popular tradicional e o saber acadêmico, passando pelo saber religioso. Neste mesmo sentido atuam praticamente todas as faculdades de teologia. As faculdades de teologia buscam entender o fenômeno desde fora. Observar o fenômeno religioso não como crença, apenas fé. Este olhar é legítimo mas não é adotado para a Academia, pois não é possível discuti-lo. Teologia e Religião são coisas distintas.

 

Os irmãos podem verificar a complexidade funcional das Teologias em âmbito social. Aproximar saberes que são até os dias de hoje confrontados com grande tensão, quando não buscando a superação de um pelo outro e vice-versa. Nestas palavras iniciais já percebemos também que a Teologia não pode partir de uma crença para olhar a religião, pois ela se encontra na academia e em tal condição necessita usar o senso crítico e o debate público de ideias. Ou seja, por ser uma questão estrutural, o teólogo não pode se furtar do diálogo e muito menos abrir mão do bom senso e da lógica.

 

Vamos dialogando!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)