sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Seminário Centenário da Umbanda – Matriz Religiosa Brasileira: Iniciativa que privilegia curto, médio e longo prazo

Aranauan, Saravá, Axé meus irmãos planetários,

A política no Brasil inicia sua vida após o período carnavalesco. Os partidos começam a escolher seus candidatos em convenções, acordos e estas como outras iniciativas já aparecem na mídia. Naturalmente, todos nós das tradições Afro-brasileiras não só somos influenciados, como também influenciamos estes processos sócio-políticos. É justamente neste fluxo que precisamos nos posicionar, pois situações das mais diversas amplitudes surgirão durante todo o ano eleitoral.

Se por um lado a passividade não gera muitos benefícios, a militância não planejada ou realizada apenas para atender uma necessidade pontual de maneira isolada é igualmente negativa para todos nós. Necessitamos agir no curto prazo sempre (emergencial), mas este precisa privilegiar o médio e longo prazo (estrutural). Sendo assim gostaria de relembrar um importante projeto sob esta perspectiva inteligente e espiritualizada.

Recentemente Pai Ramos (Aramaty) nos informou que dia 09/12/08 na Câmara dos Deputados, por iniciativa do CONUB, presidida na época por ele, em parceria com Comissão de Legislação Participativa, Comissão de Direitos Humanos e Minorias (ambas da câmara federal) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos ligada à Presidência da República realizou o Seminário Centenário da Umbanda – Matriz Religiosa Brasileira.

Para representar a Umbanda, além do próprio CONUB, foi convidada a FTU (Faculdade de Teologia Umbandista) que é a primeira e única faculdade de teologia umbandista credenciada e autorizada pelo MEC (Ministério da Educação). A FTU participou ativamente do seminário, ganhando destaque na segunda mesa que carregou o tema "Matriz Religiosa Brasileira: Passado, Presente e Futuro da Umbanda".

A ação de curto prazo foi realizar o Seminário para registrar uma data importante para as Tradições Afro-brasileiras. Alguns meses atrás presenciamos a ação de médio prazo quando foi produzido a publicação "Centenário da Umbanda – Matriz Religiosa Brasileira" pela Comissão de Legislação Participativa, o que reforça a penetração das nossas Tradições no seio do poder público para dialogar com a sociedade problemas atuais e importantes.

Em última instância é uma ação também de longo prazo, pois o Manifesto pela Diversidade Religiosa e Cultura de Paz, proposto pela Umbanda por meio destas duas instituições no evento, foi apresentado na Conferência Nacional dos Direitos Humanos e incorporado no Plano Nacional de Direitos Humanos. Este evento e seus desdobramentos marcam uma relação inédita de diálogo em igualdade de condições com o poder público para refletir questões essenciais do Brasil; o que faz desta proposta uma abordagem que não precisa de acordos politiqueiros etnocêntricos, ou seja, privilegiando uma parte em detrimento do todo. Ao contrário, é favorável à Inclusão Total.

Assim encerro este texto encaminhando novamente a capa da publicação mencionada. Ela traduz imageticamente nosso sentimento de respeito e louvor aos Ancestrais Ilustres que iluminam os nossos Congás visando cada vez mais acelerar o processo de "umbandização" do mundo.


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Blog do Pai Rivas "Espiritualidade e Ciência" publica texto com fotos "Congressos de Umbanda do Século XXI"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!

É com grande alegria que divulgamos mais um texto com fotos publicado no Blog do Pai Rivas:

As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia. 

Para conhecê-las, acesse: http://sacerdotemedico.blogspot.com/

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiaga (Pai Rivas)






segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Comentário sobre "Introdução às Doenças Psicossomáticas" - Vamos dialogar?

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Axé a todos os irmãos planetários!
 
Gostaríamos de colocar em discussão algumas idéias que postamos como comentário no texto "Introdução às Doenças Psicossomáticas" disponível em: http://www.sacerdotemedico.blogspot.com/

Ler o último texto da trilogia "Introdução às Doenças" nos enche de alegria. Como descrito no resumo, o inédito diagrama de interdependência de mente, corpo e social auxiliado por todas as discussões anteriores favorecem a tese que a visão psicossomática está mais próxima da Espiritualidade.

Também percebi que este texto oferece respostas interessantes para as perguntas anteriormente formuladas pelos leitores no espaço de comentários. Desta maneira, o blog oferece um conteúdo simples e profundo, que é desdobrado pelo diálogo. Aliás, mais uma vez evocando o texto, "promovendo a terapia do diálogo ou diálogo como terapia".

Pela abrangência do assunto, possuo várias perguntas e sinto-me estimulado à discussão de várias idéias dentro e fora desta ferramenta. No entanto, Pai Rivas diz que "quando se pergunta muito, não sobra espaço para as respostas". Sendo, assim gostaria apenas de abordar uma pequena relação que o texto permite: Tratamento médico-paciente e Sociedade.

Tenho convicção que este binômio é afetado pelo ambiente (leia-se social). Várias seriam as exemplificações, mas focarei o tempo e a remuneração dos profissionais de saúde.

O sistema público de saúde, de uma maneira geral, oferece poucas vagas à comunidade. Em um posto de saúde o cidadão normalmente sofre para conseguir atendimento, algumas listas de espera apresentam filas de meses. Isto faz com que o médico acelere a consulta para conseguir atender minimamente a maior parte da população que o busca. Junte-se isto ao fato que o mesmo recebe uma péssima remuneração.

No sistema privado os problemas são um pouco diferentes, mas a consequência é basicamente a mesma. Com os preços impeditivos, a maior parte da população parte para os planos de Saúde. Por sua vez, visando o lucro pelo lucro as Operadoras de Saúde estabelecem preços mínimos de remuneração aos médicos. As clínicas particulares e hospitais para se sustentarem (e algumas também com intuito do lucro abusivo) impõem metas de atendimento em seus leitos. Conclusão, o médico é forçado novamente a acelerar a consulta e enxergar seus pacientes como insumos de uma cadeia produtiva. Na verdade vou além, analogicamente a Operadora de Saúde funciona como um Banco, o Hospital como Financeira e o paciente vira cliente deste sistema de crédito com juros abusivos que luta unicamente para atender a necessidade básica de sobrevivência.

Este exemplo ilustra como um fator social dificulta o diálogo médico-paciente. Não é um fator isolado, afinal o próprio texto fomenta a percepção da unidade biopsicossocial, mas o blog permitiu este ângulo de interpretação. Mais uma vez agradeço ao Pai Rivas por construir um ambiente na internet onde o leitor tem a liberdade de dialogar com responsabilidade visando a Espiritualidade.

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Blog do Pai Rivas "Espiritualidade e Ciência" publica texto "Introdução às Doenças Psicossomáticas"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!

É com grande alegria que divulgamos mais um texto publicado no Blog do Pai Rivas:

Introdução às Doenças Psicossomáticas

As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia. 

Para conhecê-las, acesse: http://sacerdotemedico.blogspot.com/

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiaga (Pai Rivas)





quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A importância das Religiões Afro-brasileiras no processo de compreensão da Espiritualidade

Aranauan, Saravá, Axé meus irmãos planetários,

Ultimamente temos divulgado publicações no Blog Espiritualidade e Ciência e existem alguns pontos que gostaria de compartilhar na lista, bem como "ouvir" a opinião dos demais listeiros.

A Espiritualidade é apresentada como algo inerente a todo ser humano, logo não é monopólio de nenhum setor específico da Gnose humana, mas encontra em cada um destes métodos de acesso à Espiritualidade que é a "porção" profunda do Inconsciente. O blog também socializa um conceito bem interessante sobre Espiritualidade, o de "Ciência de Ser Espírito". Isto esclarece de uma forma simples e objetiva algo que nunca ficou, de fato, compreendido. Afinal, o termo Espiritualidade sempre foi utilizado para vários fins, inclusive alguns muito antagônicos entre si.

Agora o mais importante é a gênese desta inédita abordagem. Refiro-me às Religiões Afro-brasileiras que, sob a luz do Astral que se expressa nela e suas características amplamente respeitosas com a diversidade, foram e são as responsáveis diretas por tudo isto que estamos acessando em fotos, vídeos e textos.

Este é o ponto comum que as Religiões Afro-brasileiras oferecem à sociedade como solução das doenças sociais e individuais: Espiritualidade. Sem proselitismo, sem etnocentrismo, sem preterir ou preferir ninguém, apenas promover a Inclusão Total.

Sinceramente sentimos uma enorme satisfação em escrever estas linhas, pois constatamos uma teoria oriunda das Religiões Afro-brasileiras que estabelece pontes de contato com a Ciência, Arte, Filosofia e outras formas de percepção da Religião valorizando todas sem exceção e, ao mesmo tempo, demonstrando a importância do seu próprio método de decodificação e tradução do Inconsciente para o Consciente.

Talvez seja este o grande trabalho coletivo que os Guias confiam a todos nós: Construir a Convivência Pacífica por meio da Espiritualidade!

Aranauan, Saravá Fraternal,

Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Blog do Pai Rivas "Espiritualidade e Ciência" publica resenha dos textos postados

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!

É com grande alegria que divulgamos mais um texto publicado no Blog do Pai Rivas:

Resenha dos textos postados

Para conhecer o blog, acesse: http://sacerdotemedico.blogspot.com/

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiaga (Pai Rivas)





segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Blog do Pai Rivas "Espiritualidade e Ciência" publica texto "Noite de Carnaval"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!

É com grande alegria que divulgamos mais um texto publicado no Blog do Pai Rivas:

Noite de Carnaval

Para conhecer o blog, acesse: http://sacerdotemedico.blogspot.com/

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Pai Rivas (Mestre Arhapiaga)




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Blog do Pai Rivas "Espiritualidade e Ciência" divulga imagens do Projeto Umbanda – Promotora de Cultura e Espiritualidade na Sociedade: Rito de Louvação a Oxóssi

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!

É com grande alegria que divulgamos imagens inéditas disponibilizadas no Blog do Pai Rivas sobre o:
Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Pai Rivas (Mestre Arhapiaga)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Espiritualidade: A Tradição abordada de forma inédita

Aranauan, Saravá, Axé a todos os irmãos planetários!

Tenho acompanhado o Blog "Espiritualidade e Ciência" do Pai Rivas com imensa felicidade. Vejo nos textos e vídeos a utilização de conceitos chaves de Freud e outros pensadores para apresentar a idéia de Espiritualidade. No entanto, não podemos olvidar o ineditismo abordado no blog. Existem verdadeiras pontes nesta teoria que estão consubstanciadas em uma lógica simples com profundidade que alcança o "vazio" que é o Imanifesto, a Espiritualidade. Não é apenas um acadêmico ou um religioso defendendo uma "verdade" de um setor, mas um Sacerdote-Médico que nos apresenta a Convergência por meio do diálogo e da Teoria-Prática.

Por exemplo, no último texto que versa sobre Demência, temos o gráfico "Fluxograma da Mente". Nele percebemos esquematicamente como o Imanifesto se manifesta e os diversos níveis energéticos da mente. Lembrando as palavras de Pai Rivas, o Inconsciente Profundo guarda a Espiritualidade que pode ser Desperta, sem exclusividade da Religião ou de outra área da Gnose Humana. Todos podem acessá-La de forma harmônica, bastando para tanto seguir um Método que decodifique e traduza o seu conteúdo para o Consciente.

Outro ponto interessante é que o blog precisa ser lido como um todo. As idéias expostas estão encadeadas nas publicações anteriores. De uma maneira geral, a parte isolada e fragmentada perde a função em uma teoria que busca a Espiritualidade em sentindo amplo, o que poderia gerar uma visão descontextualizada. Logo entendo ser fundamental para os irmãos que estão conhecendo o blog agora, ler os primeiros textos e os vídeos publicados. Afinal existe uma interdependência em todo o conteúdo publicado.

Convido os irmãos a conhecer o ineditismo desta abordagem no endereço http://sacerdotemedico.blogspot.com/. Lá constatamos que o Novo e o Velho se encontram na Espiritualidade que é inerente a todos nós. 

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


Blog do Pai Rivas "Espiritualidade e Ciência" publica texto: Complemento do texto "Introdução às Doenças Psíquicas" - Demência – Loucura ou Fissura?

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Axé!

É com grande alegria que divulgamos mais um texto inédito do Sacerdote-Médico F. Rivas Neto (Pai Rivas) sobre:

Complemento do texto "Introdução às Doenças Psíquicas" 
Demência – Loucura ou Fissura?



Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Agir politicamente é diferente de ser político profissional

Aranauan, Saravá Fraternal,
Aranauan, Saravá meus irmãos planetários!

Vamos dar uma agitada nas nossas discussões? Acredito que temos uma oportunidade ímpar de expor e ler a opinião do outro esteja ele em qualquer lugar do planeta. A riqueza da internet estimula uma troca constante de opiniões e espero que todos nós cresçamos juntos como uma grande família das Tradições Afro-brasileiras em primeira instância que visa a família universal.

Já escrevemos bastante sobre "questões políticas X questões partidário-eleitoreiras". No entanto, fatos recentes mostram a importância de darmos continuidade a este diálogo e compreender coletivamente cada vez mais os seus desdobramentos.

Constatamos a insistência por parte de um pequeno grupo em propor a eleição de candidatos ao legislativo que sejam umbandistas para combater a intolerância que sofremos diariamente. Não vou desenvolver novamente meu raciocínio sobre isto, tendo em vista que seria repetitivo. Só que nunca é demais afirmar o nosso respeito por quem busca isto, porém discordamos e achamos incoerente tal postura.

Agora se esta proposição por si só é incoerente, pior é o que vamos colocar. Não bastando tentar fazer da Umbanda um palanque para as eleições defendendo que candidatos do santo entrem no legislativo para enfrentar a bancada evangélica, os mesmos politiqueiros – atendendo interesses partidários – abrem espaço para divulgar a candidatura de um evangélico para o maior cargo eletivo do Brasil, a presidência da República.
Observem bem meus irmãos que não estamos aqui com o intuito de criar cizânias ou disputas entre umbandistas e evangélicos. Pelo contrário, defendemos arduamente que aos ocupantes de cargos representativos façam jus ao voto auxiliando nossa sociedade como um todo, sem preterir ninguém. Agora não podemos deixar de nos posicionar face àqueles que defendem suas candidaturas para combater os evangélicos e, concomitantemente, apóiam os mesmos evangélicos que concorrem ao cargo executivo. Isto é querer desprezar muito a inteligência dos praticantes das tradições Afro-brasileiras.

Não concordamos com isto, pois sabemos que quem defende interesses partidários não têm a liberdade de expressão e autonomia suficiente para trabalhar pelo coletivo de forma ampla e irrestrita. As pessoas que tentam transformar a Umbanda em palanque e defendem idéias duplamente incoerentes não estão fazendo política, mas tornando-se políticos profissionais.

Claro que existem honrosas exceções. Na verdade, a maioria do nosso povo de santo está bem distante destes interesses anti-espiritualizantes. Somos tão convictos disto que o contraponto que oferecemos vem justamente da Escola de Síntese: precisamos fazer pressão pacífica social. E frisando bem o que ouvi do próprio Pai Rivas, não devemos confundir "pacífica" com "passiva". Fazer pressão pacífica social é ter militância e trabalhar em prol da causa que defendemos, em última análise Inclusão Total.

E deixa a Gira girar!

Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Blog do Pai Rivas "Espiritualidade e Ciência" publica texto "Introdução às Doenças Psíquicas"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Axé!



É com grande alegria que divulgamos mais um texto inédito do Sacerdote-Médico F. Rivas Neto (Pai Rivas) sobre:


Introdução às Doenças Psíquicas


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)