segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Educação nas religiões afro-brasileiras: construindo olhares para a diversidade

Aranauan, Saravá, Axé,

Porque é sempre bom compreender a relação: Educação e Religiões Afro-brasileiras dentro do terreiro...

Educação nas religiões afro-brasileiras: construindo olhares para a diversidade


Nos últimos textos temos discutido a relação entre a educação e as religiões afro-brasileiras, sob o ponto de vista dos cursos a distância. Hoje, gostaríamos de trazer uma nova perspectiva que é a relação da educação religiosa nos terreiros. Nas religiões afro-brasileiras, não há uma forma de transmissão formalizada da doutrina religiosa. Não há um processo de catecismo, dias específicos para ensinar o que são os orixás, os ancestrais, os rituais, etc.
Em todas as religiões afro-brasileiras (e há muitas), a educação religiosa se faz por meio da vivência. Isso significa que há um processo de apreensão cultural por meio da observação natural e da prática. As crianças são, naturalmente, conduzidas para os rituais por sua família consanguínea. Pelo menos, esta é a forma principal que as crianças se aproximam dos terreiros.


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
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