domingo, 27 de fevereiro de 2011

Relacionando causa e efeitos

Aranauan, Saravá, Axé,

 

Nos últimos dias temos apresentado temas de importância que foram discutidos de maneira ampla pelo Pai Rivas neste vídeo: http://www.youtube.com/pairivas#p/u/2/RIrhKekICbY

 

Como reiteramos algumas vezes, entendemos ser muito importante assistir o vídeo como um todo. Porém, para exercitar um diálogo continuado, estamos evocando alguns trechos do referido vídeo para trocar impressões e estimular boas ações em benefício do coletivo.


No último texto comentamos sobre a origem destas questões mais polêmicas surgidas nos fóruns de discussão na internet. Refiro-me principalmente quando o Aramaty, nosso irmão de santé, constatou vários erros na obra "O Livro das Energias" e na discussão aberta à comunidade umbandista gerou uma série de questões que se desdobram até os dias atuais. Vamos compreender os fatos na abordagem que Pai Rivas fez sobre esta situação.

 

Entre 23min 47seg e 24min 50seg, Pai Rivas busca as causas e efeitos evocando a mesma lógica de Aristóteles e Newton ao desenvolver suas respectivas teorias. A causa foi esta: "O Livro das Energias" apresentou muitos erros, sinceramente, um livro desastroso em conceitos. Pai Rivas interessado pela Educação, procurou discutir os mesmos. Em nenhum momento quis inimizades, apenas dialogar. Pai Rivas frisa com clareza que não se coloca como detentor da verdade. Afinal, todas as Escolas das Religiões Afro-brasileiras possuem igual importância, porém sem exacerbar conceitos científico, religioso, artístico, filosófico e teológico.

 

Entre 24min 51seg e 25min 43seg, Pai Rivas continua a abordar o fato. O que houve? A pessoa autora do referido livro, para colocar meu pai na mesma situação, iniciou um processo de varredura nas obras do Pai Rivas para tentar achar erros. Mais do que isto: de uma forma pouco fraterna levou ao tribunal Pai Rivas mais de uma vez e o autor do livro com erros perdeu nas duas instâncias. Sinceramente não sabemos se seguirá em outras instâncias, mas Pai Rivas coloca que, pasmem, este grupo deve proceder assim novamente. Assim temos o efeito: querer processar Pai Rivas. E eles agiram exatamente desta forma.

 

Os irmãos agora entendem o porquê de tudo isto ter ocorrido. O nexo causal ficou claro para todos neste trecho e vale a pena assistir o próprio Pai Rivas explicando com uma objetividade, honestidade e transparência que minhas palavras certamente não conseguiram atingir. Por isto, peço a gentileza de acessarem o citado vídeo no link divulgado.


E deixa a Gira girar!

 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário