quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Umbanda é trabalho

Aranauam, Saravá!

Talvez uma das poucas frases que sejam unânimes no meio umbandista "Umbanda é trabalho!" retrate bem a essência do atual movimento umbandista.

Tenho certeza que a Umbanda cria e criará mecanismos eficientes para acabar com desigualdade social através da participação efetiva das massas populares e, dentre estes, especificamente o umbandista. Tudo isto para promover a convivência pacífica e estabelecer a Convergência dos Saberes. Porém, parafraseando Pai Rivas, não é fazendo preceito ou acendendo vela que vamos combater a miséria ou permitir maior acesso a educação das camadas mais pobres.

A atuação da Umbanda no desenvolvimento espiritual é completo. Vem de cima para baixo, de um lado para o outro e de dentro para fora! Isto incorre, necessariamente, na atuação do umbandista perante sua comunidade espiritual, familiar, local e em qualquer lugar que exista espírito. Ou seja, o umbandista precisa pensar melhor a sociedade ao qual está inserido e atuar para o coletivo.

A Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade, já dizia o Caboclo das 7 Encruzilhadas... E se a Terra é habitada em todo os lugares por espíritos, basta a prática do bem para se fazer Umbanda!