domingo, 19 de abril de 2009

“A constante da Tradição Umbandista é a contínua mudança, logo a Umbanda é uma Unidade Aberta em construção”


Aranauam, Saravá meus amigos listeiros,

A FTU lançou no final do ano passado a 16ª vídeo-aula que encerrou ciclo de 2008. Diversos temas foram tratados nesta vídeo-aula e para não ficar muito extenso o nosso texto, vamos abordar a questão de Raiz por dentro do movimento umbandista.

Antes de mais nada, gostaria de trazer um conceito esposado por Pai Rivas desde muito tempo que foi ratificado nesta última aula: "A constante da Tradição Umbandista é a contínua mudança, logo a Umbanda é uma Unidade Aberta em construção". Esta idéia abre um leque de possibilidades permitindo ao umbandista viver em profundo respeito com a diversidade religiosa.

Neste instante surge um questionamento natural: o porquê e como isso acontece.

O porquê se dá pela característica essencial do Universo que também é a constante mudança. Aliás, seu equilíbrio é dinâmico e não estático. Da mesma forma o homem em seus múltiplos aspectos. Logo, se a Umbanda fechasse uma única e exclusiva forma de espiritualizar o cidadão planetário, estaria a mesma engessando uma doutrina que só possuiria aplicabilidade em grupos específicos e em contextos históricos também específicos.

O método, ou seja como isso se dá, pode ser explicado pelo conceito de Raiz. Raiz nada mais é do que Escola. A vídeo-aula foi muito clara. A Umbanda é uma idéia e esta se expressa através de diversas linguagens. Cada linguagem, entenda-se forma de compreensão e vivência da Umbanda, é uma Raiz ou Escola. Com isso, Pai Rivas afirma que não existe uma única Raiz ou Raiz melhor que outra. Existe a Raiz de Guiné, Raiz de Urubatão da Guia, Raiz de Pai Julião, Raiz de Tupanzinho, enfim toda entidade tem raiz.

Esta dinâmica da vida ocorre dentro das próprias Escolas. Cada Escola, por pertencer à Umbanda, também é uma Unidade Aberta em Construção. Com isso a evolução do homem – que requer mudanças constantes – não é frenada, mas acelerada pela Raiz que pertence.

A própria palavra "Raiz" é simbólica. Lembrando a vídeo-aula de número 15, temos que o solo guarda a morte e revela a vida através das plantas. Seguramente a raiz é responsável pela transformação destes elementos e condução da vida. Da mesma forma a Raiz/Escola funciona da mesma forma para o Homem através de processos atraumáticos que encontram na diversidade a sua Unidade.

E deixa a Gira girar!

Observação: As vídeo-aulas estão disponíveis no sítio www.ftu.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário