quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Utilidade Pública

Aranauan, Saravá, Axé!

Os amigos que nos acompanham nas redes sociais e listas de discussão já devem estar em conscientes da função da FTU e da teologia afro-brasileiras propugnada por ela. Mas como a rede mundial de computadores é dinâmica, acredito ser muito importante reforçar algumas ideias que expressam nada mais do que a verdade.

Fomos informados que existem outras instituições que estão "vendendo" cursos de teologia afro-brasileira. Confesso que não me impressionei. Não é de hoje que sabemos da existência de cursos livres que comercializam algo sem valor acadêmico algum. O problema é que existem grupos que agora dão conotação científica aos seus pretensos cursos teológicos.

Não podemos deixar de afirmar que a primeira e, até o presente momento, única faculdade de teologia afro-brasileira existente no mundo autorizada e credenciada por órgãos governamentais da educação é a FTU. Só ela está autorizada e capacitada pelo MEC para formar bacharéis em teologia afro-brasileira.

Indivíduos que cursaram teologia em outras instituições serão teólogos cristãos e não mais do que isso. Fazer especialização em história ou cultura da África em nada altera o certificado de bacharel em teologia cristã feita em outra instituição.

Também não são teólogos afro-brasileiros aqueles que cursaram Ciências da Religião. O título adquirido por quem fez este curso é cientista da religião e não teólogo, muito menos teólogo das religiões afro-brasileiras. Falo isto com conhecimento de causa, afinal estou cursando Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-SP.

Reiteramos que os únicos teólogos afro-brasileiros são aqueles formados pela FTU. Eles fizeram o vestibular, cursaram no mínimo 4 anos de curso, defenderam com sucesso seus Trabalhos de Conclusão de Curso e receberam o diploma oficial da instituição chancelado pela USP. Tão simples e objetivo como acabamos de explicitar.

Peço aos irmãos que conheçam pessoas que estão fazendo estes cursos pretensamente acadêmicos dando título de "teologia afro-brasileira" esclarecer sobre estes fatos. A FTU, atualmente, só possui curso de teologia (nível bacharelado e especialização) de forma presencial e em São Paulo na sua sede. Maiores informações: faculdade@ftu.edu.br

 


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário