terça-feira, 30 de outubro de 2012

Novidades do Congresso: Lançamento do livro "Da Minha Folha: Múltiplos olhares sobre as Religiões Afro-brasileiras"


Aranauan, Saravá, Axé!

Como todos já sabem, estamos muito próximos do V Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI / II Congresso Internacional das Religiões Afro-brasileiras que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro nas dependências da FTU (Faculdade de Teologia Umbandista). Maiores informações podem ser acessadas neste link: http://www.ftu.edu.br/congressos/

Entre várias novidades, será lançado o livro "Da Minha Folha: Múltiplos olhares sobre as Religiões Afro-brasileiras" organizado pelo prof. Dsc. Luiz Assunção, referência acadêmica na discussão da Jurema e Encantarias das mais variadas. Textos de Mundicarmo Ferretti, Érica Jorge, Roncalli Pinheiro, Maria Elise Rivas, Kelson Chaves, Marcos Alexandre Queiroz, Sandro Salles, F. Rivas Neto, João Luiz Carneiro e Antônio Luz procuram expressar a diversidade na pesquisa acadêmica aplicada à pluralidade das Religiões Afro-brasileiras. Outrossim, contribuições dos professores Dsc. Cassiano Terra Rodrigues e Dsc. Vagner G. da Silva complementam a apresentação do livro.

Participe do Congresso e tenha contato com esta rica produção acadêmica!

A FTU também, promovendo inclusão educacional, está ofertando descontos especiais para este congresso.
Para quem apresentar trabalhos em um dos GTs: ( Atenção para as datas de envio de propostas de comunicação) desconto de 10%, sendo a inscrição no valor de R$ 144,00 até 31/10/2012.
Esse valor diferenciado também será aplicado para quem já participou (inscrito) no I, II, III ou IV Congresso.

Abaixo, capa do livro e texto do prof. Dsc. Vagner G. da Silva!



Quarta capa:

 Da Minha Folha

 

 

                Fruto de uma parceria entre a jovem Arché Editora e a Faculdade de Teologia Umbandista, este livro organizado pelo antropólogo Luiz Assunção reúne um conjunto de trabalhos dedicado às Religiões Afro-brasileiras, numa tentativa de aproximar diferentes formas de compreensão do fenômeno religioso, seja do ponto de vista acadêmico-científico, seja do ponto de vista teológico. O que salta aos olhos —   perceberá o leitor — é a fluidez com que estes pontos de vista se entrecruzam e mostram que a diversidade religiosa no Brasil é um fato tanto na prática como na teoria. Temos aqui a oportunidade de nos aproximarmos de abordagens variadas sobre as diferentes constituições religiosas existentes ao longo do país: desde a tradição da Mina maranhense, passando pela Jurema nordestina, até a popular Umbanda do Sudeste. Os planos se intercalam e o leitor poderá perceber a enorme importância social que têm essas religiosidades de origem africana, em diálogo com as tradições católicas e indígenas, no cotidiano de milhões de brasileiros. Como religiões que integram corpo, mente e espírito, o mérito deste livro está em ressaltar a dinâmica desse processo integrativo, no qual as noções de saúde e doença, ordem e desordem, equilíbrio e ruptura são vistas como um contínuo entre sagrado e profano, natureza e cultura. Como forças da natureza, estes deuses africanos, indígenas, católicos ou mestiços representam também a cultura que os recebe no corpo e na alma de seus filhos.

 

Vagner Gonçalves da Silva, professor de Antropologia da Universidade de São Paulo.

Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

 
Clique na imagem e conheça o site da FTU


Nenhum comentário:

Postar um comentário