segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A concretização de um projeto: Rito de Celebração à Diversidade nas Religiões Afro-brasileiras

Aranauan, Saravá, Axé!

Sinceramente as Religiões Afro-brasileiras são maravilhosas. Uma das coisas mais impressionantes são as suas capacidades de realização. Não é a toa, que o axé tem na realização um dos seus significados e esse mesmo axé ocupa uma posição central na vida religiosa do povo de santo.

O motivo da alegria se deve ao fato de ler com atenção a publicação de hoje feita pelo Pai Rivas. Nela, nosso irmão de santé Itarayara faz um relato sobre o rito realizado no último dia 08/12 em Curitiba. Trata-se do Rito de Celebração à Diversidade nas Religiões Afro-brasileiras – Curitiba/PR.

Imediatamente ao ler o texto, recordei-me do Rito de Exu desse ano realizado nas dependências da FTU. Mais precisamente no dia 20/10/2012. Pai Rivas comentou sua proposta de dar início à realização de ritos de exu nas várias localidades do país como forma descentralizada e, ao mesmo, tempo integrada de união entre os terreiros das várias escolas das religiões afro-brasileiras.Esses ritos ficariam marcados como "Rito de Celebração à Diversidade nas Religiões Afro-brasileiras".

Menos de dois meses, eis que o Itarayara acampa essa ideia de seu Mestre e realiza em Curitiba um rito que congregou quatro dezenas de pais e mães espirituais. Não podemos deixar de reconhecer o esforço do Itarayara e todos os filhos do templo de Curitiba da OICD, bem como os meus irmãos de São Paulo e Brasília que estiveram lá para concretizar mais uma ideia da FTU, mais uma ideia do Pai Rivas.

Também é importante reconhecer e dar um "paó" para todos os pais e mães espirituais de Curitiba que acreditaram nesse projeto do Pai Rivas e estiveram lá em plena confraternização. Paó!!!

Por fim, Pai Rivas e todos os seus filhos que participaram e continuam participando da concretização da FTU sabem a dificuldade que fora montar a primeira instituição de ensino superior em teologia afro-brasileira do planeta. Agora que a instituição está devidamente consolidada, Pai Rivas faz questão de inserir todos que assim desejarem essa inclusão social por meio da educação, na sua própria região. O famoso diálogo gestáltico!

Que venham os próximos ritos em outras localidades!

E deixa a Gira girar!

 

Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário