segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Ifá na sala: sai uma dicotomia moralista cristã, entra um trinômio do bom destino

Axé,


Assisitindo ao vídeo, Medicina Afro-brasileira e "doenças" sociais (https://www.youtube.com/watch?v=fL_J-htNi0o), constatei algo que julgo muito importante.

Ao naturalizar a condição de verdadeira aversão à misoginia, racismo, xenofobia e tantos outros preconceitos, a Iniciação calcada ética e epistemologicamente em Ifá está sendo marcada por novos paradigmas de valores. Certamente uma cura para as doenças biopsicossociais. Ao mesmo tempo, estimula felicidade em nossos caminhos porque prediz e prevê os próximos passos retificando o que não presta e ratificando o que nos fortalece o caráter.

Para os que aprendem Ifá em livros ou cursos, um contrasenso. Em pleno século XXI resta e eles tentar justificar o injustificável. Defender o indefensável. Portanto, uma ilusão. Mas cada um alcança o que busca. Feliz de tod@s nós que sabemos o que queremos.

No instante que o Babá coloca ifá na "sala" da nossa casa, seu rearranjo, seu conhecimento retira a dicotomia bem X mal ou certo X errado e introduz o trinômio predição, prevenção e cura.

Quanto mais introjetada a Iniciação nestes termos, mais predição e menos doença...

E vamos dialogando!

Yabauara

Nenhum comentário:

Postar um comentário