A política de parcerias, gradativamente, se consolida como uma idéia que gera resultados satisfatórios para a humanidade. A parceria entre pessoas e instituições, quando conduzida de forma ética, estimula o equilíbrio entre as partes, uma vez que só serão executados as ações que visarem o bem comum.
Além disto, inibe as desigualdades, ofertando oportunidades idênticas a todos os componentes deste “sistema parceiro”. A importância de todos os envolvidos no processo é ressaltada, pois permite também que cada um atue na área de maior afinidade.
Se analisarmos bem a mecânica dos terreiros, perceberemos claramente a influência deste “sistema parceiro” por parte dos guias e protetores que atuam na Umbanda. Perceba que a mecânica da incorporação é uma verdadeira parceria entre entidade e “cavalo”. Parceria esta que é estendida ao cambono que assiste o mentor espiritual, confiando a ele lições importantes sobre a vida, além de permitir que o mesmo seja guardião de seus instrumentos de trabalho.
Os dirigentes de terreiro, pais e mães de santo, também estabelecem importantes parcerias com os seus assistentes, comumente chamados de mães e pais pequenos, ogãs e médiuns responsáveis pela realização da “gira” de Umbanda.
As instituições responsáveis pela aproximação dos umbandistas vêm encontrando nas parcerias um ótimo aliado para o alcance de suas metas.
Em 2007, o Conselho Nacional da Umbanda do Brasil – CONUB – está vivenciando diariamente esta idéia através de inúmeros órgãos umbandistas. FTU – Faculdade de Teologia Umbandista; TVSU – TV Saravá Umbanda; Site Umbanda Fest; Grupo Nova Consciência; Federações e Terreiros de Umbanda espalhados pelo nosso país.
Além de instituições, o CONUB mantém parcerias também com os umbandistas. Recentemente o CONUB-DF esteve presente na cidade de Formosa para realizar o “1º Encontro pela Paz e União Umbandista de Formosa-GO” com sacerdotes umbandistas e candomblecistas da região; esteve no encontro inter-religioso de Campina Grande-PB discutindo a paz mundial com diversas lideranças religiosas de nosso país, criou a coordenadoria do Teresina-PI graças aos irmãos Luzinete e Pai Luiz Santos.
É desta forma que acreditamos na divulgação da Umbanda. Através de parcerias sólidas entre os umbandistas e suas instituições. Não podemos mais insistir na idéia “se eu não fiz, não é bom”. Não existe melhor ou pior, pois isto nos remete a desigualdade. Existem sim realidades diferentes para a rica diversidade de espíritos habitantes no nosso planeta.
Para finalizar gostaríamos de transcrever as palavras que marcaram a entrevista do presidente do Brasil para os organismos de imprensa internacionais.
“A palavra hegemonia tem que ser abolida e no seu lugar ser colocada a palavra parceria".
Luis Inácio Lula da Silva – 26/02/2007.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/12/051215_lulacolombiapesquisarc.shtml
João Luiz de Almeida Carneiro
Mensagem enviada pelo CONUB no dia 28 de fevereiro de 2007.
Acesse: http://www.conub.org.br/
Escreva-nos: dialogo@conub.org.br
CONUB: trabalhando pela dignificação da Umbanda e do umbandista
Olá João,
ResponderExcluirTambém acredito ser as parcerias a maneira mais inteligente de poder criar um diálogo pacífico na sociedade.
O CONUB vem nos mostrando como colocar essa prática em funcionamento.
Cabe a nós seguirmos o exemplo e tentar estabelecer essa conexão em todo e quelquer campo social onde estejamos presente.
Um grande abraço