quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Umbanda é trabalho

Aranauam, Saravá!

Talvez uma das poucas frases que sejam unânimes no meio umbandista "Umbanda é trabalho!" retrate bem a essência do atual movimento umbandista.

Tenho certeza que a Umbanda cria e criará mecanismos eficientes para acabar com desigualdade social através da participação efetiva das massas populares e, dentre estes, especificamente o umbandista. Tudo isto para promover a convivência pacífica e estabelecer a Convergência dos Saberes. Porém, parafraseando Pai Rivas, não é fazendo preceito ou acendendo vela que vamos combater a miséria ou permitir maior acesso a educação das camadas mais pobres.

A atuação da Umbanda no desenvolvimento espiritual é completo. Vem de cima para baixo, de um lado para o outro e de dentro para fora! Isto incorre, necessariamente, na atuação do umbandista perante sua comunidade espiritual, familiar, local e em qualquer lugar que exista espírito. Ou seja, o umbandista precisa pensar melhor a sociedade ao qual está inserido e atuar para o coletivo.

A Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade, já dizia o Caboclo das 7 Encruzilhadas... E se a Terra é habitada em todo os lugares por espíritos, basta a prática do bem para se fazer Umbanda!

3 comentários:

  1. Aranauam Mano Velho,

    O problema está no entendimento, enquanto o indivíduo não souber se colocar, seja como profissional, estudioso ou como cidadão simplesmente, não haverá formas de se encontrar a estabilidade social tão almejada por nossa Comunidade Planetária. Vale salientar que, como em suas palavras, a nossa amada Umbanda, através dos nossos ancestrais ilustres, vem trabalhando o psiquismo dos indivíduos encarnados e desencarnados para que alcancem o conscencional coletivo necessário para que possam ver seu próximo, desta ou daquela orientação religiosa, sadio ou debilitado, preto ou branco, vermelho ou amarelo, animais, plantas, minerais, metais, etc, como parte integrante e una dessa sociedade chamada Terra, nossa sagrada via de evolução na matéria.
    Desta forma, temos que participar deste trabalho de nossa amada Umbanda e aguardar o momento em que o 'conhecimento' humano começará, efetivamente, ser usado com a 'sabedoria' ensinada por Caboclo, Criança e Pai-velho.

    ResponderExcluir
  2. Aranauam João Luiz,

    Mano Velho, na verdade a Umbanda, em seu íntimo, atende a um apelo do Astral Superior do Planeta para que o gênero humano se liberte das amarras de seu atavismo espiritual, que o fez fragmentar conhecimentos e práticas ao longo dos milênios. A Umbanda vem nos trazer, através da mensagem de caboclo, pai-velho e criança, a consciência de transformarmos em Sagrado todos os aspectos da vida, e não apenas o religioso.
    Saravá!

    ResponderExcluir
  3. Existem também aqueles que só falam e pouco fazem...
    Acredito que para mostrar a realidade do trabalho da Umbanda, precisamos mais do que palavras, necessitamos de um trabalho efetivo que leve conscientização aos quatro cantos...
    E isso se inicia dentro de casa. É sendo amoroso (em todos os sentidos do amor) consigo mesmo e com os mais próximos que conseguiremos transmutar energias e consciências.
    Vamos reforçar positivamente nossas qualidades e seguir em frente que o Mundo Astral fará o seu trabalho!!!

    ResponderExcluir