sábado, 11 de abril de 2009

Vídeo-aulas da FTU e Terapêutica Umbandista


Aranauam, Saravá meus amigos,

Para quem assistiu gratuitamente a 15ª vídeo-aula da FTU, disponível no sítio: http://www.ftu.edu.br/, encontramos na parte III um assunto de importância fundamental para o Homem e a Sociedade: Terapia e Liturgia dos Minerais, Vegetais e Animais. Uma abordagem da cura do Espírito através de princípios naturais.

Nesta vídeo-aula Pai Rivas nos ensina os diversos relacionamentos entre Orixá, Ancestrais Ilustres, Natureza e o Homem. No gráfico acima podemos trabalhar conceitos interessantes.

Olhando-o atentamente, encontramos o Mundo Sobrenatural e Natural. No primeiro temos os Orixás e os Ancestrais Ilustres e no segundo a Natureza e o Homem. Assim temos uma interação imediata e dialética do Homem com a Natureza e, também, do Homem com o Ancestral Ilustre. De forma mediata, o Homem se relaciona com o Orixá tendo o Ancestral Ilustre e a Natureza como meio de contato mais comum.

Dentro desta lógica afirmamos que todas as vídeo-aulas abordaram a terapia da alma. Se as três últimas discorreram sobre o assunto objetivamente, as demais contribuíram de forma significativa quando propuseram discutir a etiologia da doença em nível espiritual, cultural, social, político e econômico. Entendamos o porquê.

A Escola de Síntese preconiza o encontro do Homem consigo, com o Próximo, com a Sociedade, com a Natureza e com o sagrado. Aí está a higidez do corpo físico, emocional e mental de todos nós, seres encarnados. As vídeo-aulas trataram inúmeros destes aspectos que vão desde a Origem do Universo até a Origem do Homem Planetário, levando em consideração as questões individuais e comunitárias.

Esta feliz abordagem trazida pela teologia umbandista nos faz concordar com o prof. F. Rivas Neto quando afirma sobre os aspectos da Iniciação (conhecer a origem); seja mergulhando no seu interior através da reflexão (interioridade), seja percebendo o exterior através da atenção que quando aplicado ao outro, surge a alteridade.

Os terreiros com suas linhas de transmissão concretizadas na mediunidade e na iniciação são expressões vivas destes conceitos. A Umbanda e suas Escolas nos proporcionam meios reais para reestabelecer a saúde. Os Guias quando estão no "reino" agem como verdadeiros terapeutas descalços...

2 comentários:

  1. Todos nos umbandistas acreditamos que um dia
    seremos respeitados como as de-más religiões
    porquê? na realidade, alguns mediuns por falta de
    esclarecimento e conhecimento, o erro está aonde?.
    etinan.com@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Todos nos umbandistas acreditamos que um dia
    seremos respeitados como as de-más religiões
    porquê? na realidade, alguns mediuns por falta de
    esclarecimento e conhecimento, o erro está aonde?.
    etinan.com@gmail.com

    ResponderExcluir