quarta-feira, 10 de março de 2010

Blog Espiritualidade e Ciência estimula o Diálogo como Terapia

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

 

É com muita alegria que tenho observado como as idéias expostas no blog "Espiritualidade e Ciência" (http://sacerdotemedico.blogspot.com/) e no twitter do Pai Rivas (http://twitter.com/rivasneto) têm gerado um diálogo salutar em vários canais de comunicação da internet. Neste sentido, gostaríamos de dar continuidade ao fluxo.

 

"Interdependência entre Espiritualidade, Saúde e Sustentabilidade", frase mote do blog, é chave neste processo de compreensão do indivíduo nos aspectos sobrenaturais, sociais e naturais. Para trilhar este caminho rumo à Espiritualidade, Pai Rivas – na condição de Sacerdote-Médico – gentilmente nos convida a realizar uma viagem para dentro de nós mesmos, conhecendo melhor nossas estruturas internas e respectivas interações com o ambiente externo.


A mente tem uma porção consciente e outra inconsciente. Esta última, proporcionalmente maior que a primeira, reúne o Inconsciente Superficial e o Inconsciente Profundo. O Inconsciente Profundo é a Espiritualidade. Todos nós temos mente e, consequentemente, Inconsciente Profundo, logo todos nós temos Espiritualidade. A questão agora é como acessá-La?

 

Neste momento evocamos as analogias tão elucidativas de Pai Rivas: "Associamos o inconsciente profundo como sendo um espelho imerso no barro. Óbvio que não cumprirá sua função, qual seja a de refletir a luz, a imagem. O barro ou a lama associamos ao inconsciente superficial. Portanto, remover ou fragilizar as camadas de barro (inconsciente superficial) devolvem ao espelho sua natureza primeva, refletir a luz, permitir, observar a "imagem". Concluímos que para acessar a Espiritualidade, precisamos vencer a "barreira" do inconsciente superficial".

 

Após esta analogia que permite uma reflexão profunda sobre como alcançar a Espiritualidade, concluímos com Pai Rivas que os 4 setores da Gnose Humana (Filosofia, Religião, Arte e Ciência) são métodos de acesso à Espiritualidade. Apesar de todos estes métodos acessarem-Na, nenhum monopoliza esta condição. Nas próprias palavras de Pai Rivas: "A Espiritualidade é inerente a todo ser humano, vivente no seu interior, independente dele ser religioso, cientista, filósofo ou artista".

 

E deixa a Gira girar!

 

Textos utilizados para construção deste texto:

Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário