quinta-feira, 4 de julho de 2013

Publicação nova no Blog de Pai Rivas

A publicação de hoje do blog Espiritualidade e Ciência expõe questões importantes para o momento e gostaria de comentar alguns pontos. Acesse o vídeo em: http://sacerdotemedico.blogspot.com.br/2013/07/religioes-afro-brasileiras-golpe.html

Não é só pelos 20 centavos! Talvez seja essa frase mais forte que fez a crítica da população extrapolar a seara do transporte público para setores estruturais de nossa sociedade. Sim, educação, saúde, habitação são questões anteriores à mobilidade urbana e, portanto, mais importantes. Mas quem ou o quê pode mudar isso? A resposta é simples: o sistema político.

Ocorre que este sistema está viciado. Entrou em looping e, quaisquer mudanças realmente estruturais para o Brasil, esbarram em aspectos burocráticos. Quando não, caem nas idas e vindas de acordos políticos que privilegiam lobbys e desprezam os anseios do povo. Ou seja, para conseguirmos mudanças na educação, saúde, habitação, mobilidade urbana, cultura, lazer e tantas necessidades sociais, precisamos mudar o sistema político. Daí a importância da reforma política.

A pressão das ruas levou a presidenta a sugerir o plebiscito sobre algumas questões centrais na reforma política. Lembro que não estão todas, mas já estão algumas. E as que estão lá podem fazer muita diferença. Lembro-me do recall que Pai Rivas cita, ou seja, a chance que temos de retirar o voto ao político que não satisfaz as necessidades da minha comunidade podendo colocar outro em seu lugar.

Pois bem, na exata medida que a sugestão de plebiscito ganha força e começa a mexer o cenário político de Brasília, a mídia (parcela conservadora dela) começa a inundar diariamente de informação que tal plebiscito se ocorrer agora é ilegal, imoral, irracional... Será? Mas se não for agora, será quando? E até que ponto esta mesma mídia não quer as mudanças estruturais, que vão mexer no longo prazo com ela mesma que está no poder desde sempre?

Pai Rivas nos estimula a refletir e agir. Não fomos para as ruas? Não falamos que era muito mais do que 20 centavos? Então, façamos a nossa parte. Pressão popular para o plebiscito sair hoje e agora. O povo é maior que o golpe midiático. E deixa a Gira girar!

 


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário