segunda-feira, 8 de junho de 2015

Legado escrito de Matta e Silva - Uma obra datada

"Porque, a Corrente Astral de Umbanda, nessa 1ª fase de ação no Brasil e por dentro dessa coletividade chamada dos cultos afro-brasileiros, teve um objetivo e se apresentou assim: com 'caboclos, preto-velhos etc'; porém, na segunda 2ª fase de ação, a se iniciar dentro de poucos anos, essa Corrente vai revelar novos aspectos... novos horizontes. É só, senhores 'magistas, esoteristas, ocultistas etc.'...". Essa citação é de Mestre Yapacani – W. W. da Matta e Silva, sendo a mesma extraída do livro "Segredos da Magia de Umbanda e Quimbanda" 3ª edição – p. 14 pela então Livraria Freitas Bastos.

Mais uma vez a análise oferecida pelo seu filho de santo e sucessor, Rivas Neto no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xdkO9bzaoIA, é clara. Mestre Yapacani deixa bem claro que sua obra é datada. Não só pela localização histórica dela, segunda metade do século XX, mas – e principalmente – pelo anúncio que ele mesmo fez já em sua obra de uma nova fase, mais precisamente a segunda, que inclusive estaria há poucos anos de ser iniciada.

Na sequência, Rivas Neto nos oferece algumas das passagens que precisariam ser retificadas em obediência a essa mesma fase citada pelo seu Mestre e que fora também pedido pessoalmente ao sucessor para que procedesse. Como sustentar argumentos que são misóginos, etnocentristas e até mesmo xenófobos?!?!

Para os simpatizantes e praticantes da Umbanda Esotérica, permanecer nessa postura ortodoxa imputa dois erros crassos. O primeiro é de ser conivente com os equívocos que foram corrigidos, questões de ordem sexual, social, histórica e cultural. Que não podem passar desapercebido numa leitura mesmo que superficial das obras de Matta e Silva.

Segundo, e não menos importante, mesmo aqueles que não tem Mestre (o que já seria inaceitável na escola de Matta e Silva) e preferem seguirem o livro, como ir em frente? Se uma nova fase foi marcada pelo autor e ele não escreveu mais obras sobre isso, como seguir e se atualizar apenas com textos? A resposta é fácil e clara, aliás, tem endereço: T.U.O. de Itanhaém (SP).


Yabauara

Nenhum comentário:

Postar um comentário