Aranauam, Saravá, Axé meus amigos,
O conhecimento pode ser definido como uma crença verdadeira e justificada. Entendemos que este é fundamental para a evolução do espírito em sua busca contínua do religare. A religião possui um papel importante neste processo, pois através dela muitas chaves de acesso e interpretação do conhecimento conduzem coletividades inteiras para tal fim.
Como a Umbanda trabalha estes aspectos com seus seguidores? Como os Ancestrais Ilustres modelaram tal sistema de demonstração e adaptação do conhecimento ao ser humano?
Boa parte destes questionamentos, que não temos a mínima pretensão de responder em sua totalidade por agora, podem ser compreendidos quando entendemos os templos-terreiros como escolas de transmissão do conhecimento. Reconhecer as escolas umbandistas é a mesma coisa que aceitar a forma plural que nossos mentores estabeleceram para conduzir seus irmãos planetários.
As escolas umbandistas não só atendem a maioria dos seus prosélitos como vão além: conseguem chegar à totalidade do nosso movimento, existindo concomitantemente em todas as camadas sociais e carregando os mesmo valores em vários ângulos de interpretação. Todos conseguem acessar o sistema de conhecimento só que adaptado exatamente a cada indivíduo. Dito de outra maneira, o Todo é Uno e o Uno manifesta-se no Todo.
Assim estabelecido as conexões entre as escolas, todos os filhos de fé começam a trilhar seus caminhos por dentro de sua escola mais afim de forma justa, igualitária e fraterna.
No entanto, vemos algumas tentativas de alterar essa forma de trabalho dos nossos condutores de Aruanda. O que é natural para o momento que vivemos de grandes transformações, mas que não podemos deixar estabelecer no seio de nosso movimento. Cada dia que passa torna-se muito comum a confecção de cursos, livros e fórmulas mágicas de assimilação rápida desses sistemas. Algo do tipo como “pagou, levou”.
A tentativa de impor um código único de transmissão do conhecimento é atacar diretamente esta estrutura tão bem construída pelo Astral Superior. Pior do que isso é utilizar os meios comerciais e propagandísticos para chegar a tal intento. Como estamos inseridos na sociedade que privilegia a satisfação imediata do desejo, estabeleceram-se ao longo dos anos cursos de rápida duração que permitiram ao umbandista incauto achar que pode ser pai-de-santo em poucos meses. Limitarei o exemplo dos cursos pagos, para não me estender tanto.
Não sei se o amigo leitor já percebeu, mas ao estabelecer a questão financeira como meio principal de acesso ao sistema umbandista de conhecimento promove-se uma inversão dos valores. Em vez de reformular a si com conhecimento e ações produzidas pelo contato diário, gradativo, horizontal e vertical no terreiro; o mesmo passa a fazer uso apenas da sua carteira para adquirir valores ilusórios embrulhados em certificados pomposos que possuem pouca utilidade dentro de uma Gira.
Peço licença aos Senhores Curadores do Mundo e no fundo d’alma convido todos os irmãos para juntos executarmos a tarefa que nos foi convidada:
“A mata tava fechada,
Oxalá mandou abrir.
Quem é filho de Caboclo,
Tá na hora de sair...”
Bibliografia:
- E-mail do Babajinan de tema “Polarização na Umbanda – Idealistas e os Mercantilistas”: http://br.groups.yahoo.com/group/apometria_umbanda/message/10569
- Site do CONUB. http://www.conub.org.br/quem.html
- Umbanda- A Proto-Síntese Cósmica. 3ª ed. F. Rivas Neto. Editora Ícone
Olá, João Luiz!
ResponderExcluirEu adorei o tom verde do seu blog. Também estou construindo um blog de Umbanda e xamanismo. Só não me decidi exatamente sobre o que postar, tem alguma coisa lá já, mas ainda não é o que eu quero. Dá uma passada lá. Estou aberta a sugestões sobre o que é im portante postar.
www.caminhodaesperanca.blogspot.com
Luz e Força
Eleia
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.
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