domingo, 28 de junho de 2009

A importância das vídeo-aulas para todos nós umbandistas


A vontade do umbandista em discutir temas que realmente importam e impactam diretamente na união do nosso movimento religioso é grande e, neste sentido, devemos reconhecer a importância das vídeo-aulas para este processo.

As vídeo-aulas produzidas pela FTU e disponibilizadas na web pelo sítio http://www.ftu.edu.br/videoaulas2009.php, fizeram com que muitos irmãos, umbandistas ou não, revisitassem seu corpo de conhecimento (epistemologia) e abrissem novas percepções revigoradas sobre o papel do movimento umbandista para a própria sociedade. Tudo isto de forma gratuita e dentro de um canal de comunicação que cada vez se socializa mais pelo mundo com baixo custo de acessibilidade, a internet.

Isto sem deixar de reconhecermos como a Ciência foi trabalhada e relacionada à Umbanda. Lembremos que em cada vídeo-aula, assistimos conceitos profundos das ciências exatas, humanas, sociais, biológicas, entre tantas outras, além da metafísica e seus desdobramentos míticos, místicos e cósmicos. Esta iniciativa que começou no mês de julho do ano passado e concluiu sua primeira fase no final de dezembro permitiu a real aproximação entre os Saberes Acadêmico e Religioso, contemplando também a Arte e a Filosofia.

Como isto foi construído? Com a vivência templária e sacerdotal de anos. Pai Rivas reitor e fundador da FTU, durante 4 décadas vem exercitando o Sagrado em harmonia com os 4 pilares da Gnose Humana (Religião, Arte, Filosofia e Ciência). Este contato de quase meio século com a coletividade umbandista e a sociedade como um todo culminou com a apresentação de uma Faculdade de Teologia Umbandista devidamente credenciada e autorizada pelo MEC. Por sua vez, dentro da faculdade todas as Escolas foram contempladas.

Vale lembrar que a FTU deixou evidente que as vídeo-aulas não representam todo o conhecimento que é elaborado na Faculdade e, muito menos, da Umbanda. Cada vídeo apresenta uma visão sumarizada do teor discutido por seus professores e alunos. Isto também se explica nas palavras ditas constantemente por Pai Rivas e reforçado por ele diversas vezes nas vídeo-aulas: "Não temos a última resposta, pois não temos a última pergunta".

Aliás, é exatamente por isso que a Umbanda é uma Unidade Aberta e em contínua construção. O conjunto de vídeo-aulas mostrou bem isto e foi importantíssimo para preparar um dos principais eventos de diálogo com a sociedade civil neste milênio: o I Congresso de Umbanda do Século XXI. Apesar dos problemas que o nosso planeta sofre hoje nos aspectos espirituais, culturais, sociais, políticos e econômicos, a Umbanda apresenta uma visão renovadora consubstanciada em bens sociais como as vídeo-aulas.

Façamos a nossa parte ao assistir e procurar exercitar dentro de nossos templos este farto material que representa por si só um curso de caráter panorâmico, abrangente e gratuito de fato. As vídeo-aulas apresentam idéias que procuram transformar a humanidade pela Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário