sábado, 29 de maio de 2010

Vídeo de "Umbanda Esotérica" é disponibilizado na íntegra - Inédito!!!

Aranauan, Saravá meus irmãos planetários,

A Umbanda, e de uma forma ampla todas as Religiões Afro-brasileiras, é uma idéia que se expressa em diversas linguagens. Este conceito trazido por Pai Rivas (Mestre Arhapiagha) amplamente difundido pela FTU - Faculdade de Teologia Umbandista - permite uma convivência pacífica entre as diversas formas de conceber e praticar o Sagrado dentro de no nosso movimento religioso (Escolas).

Semanas atrás Pai Rivas divulgou um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=64u0nKXt0xY) apresentando o rito de uma destas Escolas: a Umbanda Esotérica. Este vídeo em pouco tempo ultrapassou as 500 visualizações e mostrou como a nossa comunidade religiosa se interessa por acessar e conhecer melhor a nossa diversidade religiosa. Hoje no twitter do Pai Rivas foi divulgado que no site da FTU está disponível o mesmo rito, só que na íntegra. Ele pode ser acessado neste endereço:

 http://www.ftu.edu.br/Site/detalheNoticia.php?id_noticia=34

Durante mais de uma hora e meia Pai Rivas apresenta, explica e vivencia fundamentos praticados pela Umbanda Esotérica em décadas de maneira clara, direta e inédita.

A prédica antes do rito e as considerações finais são reveladoras. Em muitos momentos ficamos emocionados ao ver um exemplo vivo de mestrado que começa por um bom discipulado. De como a linhagem do santo é verdadeira e ultrapassa as barreiras espaço-temporais quando forjadas dentro do templo sem os "atalhos" da ilusão.

A transmissão do Deká, a convivência entre pai e filho, os 7 iniciados consagrados pelo Vô Matta (Mestre Yapacani), compreender o que é manter a Tradição viva e outros temas paradigmáticos são abordados. O rito em si é algo maravilhoso. Os pontos cantados, pontos riscados, o transe mediúnico e outras características dentro da linguagem esotérica já apresentadas nos 10 minutos do Youtube são aprofundados na versão apresentada pelo site da FTU.

A Umbanda é uma Unidade Aberta e cada Escola expressa suas práticas sempre dialogando com a essência de todas as Escolas. Ao assistir o vídeo de Umbanda Esotérica compreenderemos como isto é coerente. O poder das religiões Afro-brasileiras está na sua simplicidade e igual profundidade. Este axé só vive, renova e se multiplica pela valorização do contato real entre pai/mãe e filho espiritual sem complementações artificiais e distantes do terreiro.

E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário