quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Fwd: [apometria_umbanda] Federalização e estelionato

Axé,

Seguem as palavras do meu irmão de santo Aratish. Palavras necessárias e importantes sobre o tema!

Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Aratish <aratish@uol.com.br>
Data: 20 de novembro de 2013 13:43
Assunto: [apometria_umbanda] Federalização e estelionato
Para: "apometria_umbanda@yahoogrupos.com.br" <apometria_umbanda@yahoogrupos.com.br>


 

O Jornal Nacional mostrou em cadeia nacional, no dia de hoje (19/11/13) uma matéria intitulada "Polícia prende três suspeitos de praticar 'golpe da cartomante'". Trata-se de uma modalidade de estelionato em que os criminosos, fazendo-se passar por médiuns, extorquem das vítimas dinheiro, durante uma encenação de consulta espiritual. No caso em questão, os pais queriam que o filho rompesse o namoro e para isso os estelionatários cobraram quase R$400 mil (sic) e mais uma outra de "sete maços de R$7.777" (sic). Um detalhe importante: está envolvido no golpe, não só a estelionatária (que se fazia passar por médium de uma certa "vó"), mas também o presidente do "Conselho mediúnico do Brasil" da "Federação Paranaense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiro", o Sr. Dorival Simões. A tal Federação ministra cursos de: "cap acitação de sacerdotes das religiões de matriz africanas", introdução à teologia, língua ioruba, parapsicologia, que são certificados por um tal IAB – Instituto Afro-Brasileiro de Pós Graduação e Extensão.

As imagens da estelionatária dão algumas indicações: gravadas numa casa (e não num templo) com imagens católicas de fundo, com um adereço de guia, numa linguagem que simula a linguagem de terreiro, com roupas cotidianas e falando de dinheiro. A postura, os gestos e a voz sugerem um simulacro de práticas de umbanda e de arremedo de mediunidade.

Diante dos fatos, é importante relembrar que Pai Rivas, há muito tempo, tem alertado que o sacerdócio se faz na vivência, de anos, do discípulo com o seu Pai de Santo, no espaço sagrado do terreiro, como preceitua a trad ição. O sacerdócio é forjado num processo ininterrupto de compromisso com sagrado, em muitas vidas. Não é um fast track course de consumo imediatista, como muitos cursinhos, à semelhança de franquias, propagam. Não dá diplomas, seu selo é impresso na alma.

Retomando o fato. Não vamos entrar no mérito ético da conduta dos pais para com o filho. Porém, não podemos deixar de ressaltar que este caso policial mostra uma clara conexão entre federação, cursos de extensão e prática do estelionato. Pior, infelizmente, associando o nome das Religiões Afro-Brasileiras e da Umbanda, em particular, a este tipo de conduta criminosa. Ressaltamos, que não existem controles sobre as federações e sobre estes cursos, faz-se o que bem se entende (ou não).

Precisamos lembrar que as Federações deveriam ser não apenas órgãos de intermediação entre as comunidades do Povo do Santo e a sociedade, mas baluartes daqueles terreiros que representam a s verdadeiras tradições de nossa comunidade. No entanto, este exemplo, mostra que além de servirem de espaço para políticos oportunistas, também servem de espaço mercadológico para cursilhistas de codificações (de carta-magna, inclusive exposta no site da dita federação) e, também, de porta de entrada para charlatões e, neste caso, de guarida a estelionatários.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Umbanda: Uma forma inteligente e espiritualizada de se bem viver
por Pai Rivas
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário