quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ifá e Pemba: as duas faces de uma mesma moeda

Mestre Araphiagha brindou a todos nós que nos interessamos pelos fundamentos da Umbanda Esotérica, legítima escola Afro-brasileira conduzida por Ele e que fora fundada por Mestre Yapacani em meados do século XX. Convido a todos para assistir este vídeo paradigmático: https://www.youtube.com/watch?v=jTuNBb_pvbg


Um dos assuntos que chamou a atenção é a relação entre Destino, Ifá e Pemba, e os 4 ícones da Iniciação (Toalha, Cruz, Estrela e Espada). Para facilitar o entendimento, gostaria de expor as reflexões de Mestre Araphiagha nesta exata ordem.


Destino. O senso comum e alguns setores do senso religioso tratam o tema do destino como a fixação do por vir. Ou seja, assim como os estóicos pensavam, entendem que o destino é fechado. Tudo que está para acontecer vai acontecer e não tem como mudar. Se isso fosse verdade, não teria sentido o Astral se manifestar no terreiro. Atender as pessoas e procurar melhoras suas vidas. Se o futuro não pode ser alterado, não teríamos mais o que fazer. Apenas aguardar...

 

Não, isso seria inviável. Podemos enxergar o destino como um rol de possibilidades. Cabe a nós concretizar ao máximo as boas probabilidades, aquelas que nos levam para a felicidade, a realização Espiritual e – concomitantemente – afastar os maus caminhos, que tornam nossa vida ruim.


Ifá e Pemba. No vídeo, além desta visão mais profunda de destino, Mestre Araphiagha demonstra que tanto o Ifá quanto a Pemba (sendo esta última consequência da primeira) são as bases fundamentais da Umbanda Esotérica. E ambas se relacionam diretamente com o destino. A unidade Destino se manifesta em primeira instância, segundo a doutrina de Umbanda Esotérica, com Ifá e Pemba.

Nos dizeres do próprio Mestre, Ifá e Pemba são as duas faces da mesma moeda que é o Destino. Isso foi algo que sempre esteve aparente e evidente, mas o único que pegou isso foi o Mestre Araphiagha. Não é por menos que Pai Guiné e Mestre Yapacani transmitiram a Raiz para Ele...


Por falar em transmissão, o terceiro elemento deste texto tem como base uma foto do rito de Transmissão de Raiz do fundador para o sucessor da mesma. Vejam o registro com atenção:



Os 4 ícones da Iniciação. A Coroa (Toalha Iniciática), a Cruz, a Estrela (Guia Cabalística) e a Espada são representações fundamentais da Iniciação na Umbanda Esotérica. Segundo os vaticínios do Mestre, estes ícones estão intimamente ligados e se relacionam diretamente com a Pemba e Ifá, portanto com o próprio Destino. O Iniciado nesta tradição é empoderado de elementos simbólicos que permitem fazer um bom destino. Conhecer a si mesmo e a tudo que o cerca remete a concretizar a Felicidade no Destino.


São tantos fundamentos que a alegria nos preenche a alma. Sinto-me realizado por ser discípulo de Mestre Araphiagha e aprender com Ele, ritualizando e vivenciando seus ensinamentos. E vamos dialogando!



Yabauara




Nenhum comentário:

Postar um comentário