sábado, 13 de setembro de 2014

Na Umbanda Esotérica não tem filão de mercado... Tem legitimidade iniciática!

Savatara, Aranauan, Macauam,

Ativa em solo brasileiro desde a década de 50, a Umbanda Esotérica vive dois grandes momentos. A fundação e estruturação realizada por W. W. da Matta e Silva (Mestre Yapacani) até o final da década de 80. A partir de então, após a transmiss
ão da Raiz para F. Rivas Neto (Mestre Araphiaga) que desenvolve e amplia seus fundamentos até os dias de hoje.

Talvez pelo fato das características mais externas da Umbanda Esotérica chegarem ao público somente agora, pode ter sido criada uma ideia de vacância da Raiz de Pai Guine e Velho Payé. Alguns desavisados enxergaram nesse espaço de tempo mais hermético da Umbanda Esotérica como oportunidade para criarem uma reserva de mercado, um segmento de venda das coisas espirituais (sic). Esse mercantilismo de baixo nível não se justifica por si só, principalmente quando o trabalho desde que Mestre Araphiagha assumiu só ampliou.

Durante toda a década 90, foram lançadas obras que ampliaram os conceitos. Como esquecer a revelação da cruz triangulada? A magistral explicação de 57 e 21 arcanos provados e confirmados? E a cruz hexagramática? Cada obra, fundamentos refundidos e outros novos. A discussão sobre a Lei de Pemba e Ifá. A decodificação e tradução de obras importantes como Umbanda de Todos Nós e Macumbas e Candomblés na Umbanda. E mais, e mais e mais...

A partir do século XXI, a fundação de uma Faculdade de Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras. Ao propor uma teologia, impossível deixar de considerar a competência e capacidade para penetrar no núcleo duro da tradição, usando a valência espiritual e o senso crítico para ofertar à sociedade geral um novo modelo de educação que harmoniza Espiritualidade, Ética e Cidadania.

Em pleno ano de 2014 esses avanços do terreiro e da Academia vão se entrelaçando e culminam com a inauguração da T.U.O. em Itanhaém pelo detentor da Raiz, Mestre Araphiagha. Um sacerdote com décadas de realizações que não só deixou a sua Tradição ativa como potencializou seus feitos para além da sua comunidade espiritual. Não tem filão, não tem reserva de mercado. Simples assim, as Santas Almas Guardiãs do Cruzeiro Divino velam e rezam pela Umbanda Esotérica e seu representante encarnado, empossado e empoderado por Mestre Yapacani e Pai Guiné de Angola, vem mais uma vez ao grande público ofertar um modelo de inclusão social pela educação.

Refiro-me ao curso EaD de Umbanda Esotérica da FTU que será lecionada integralmente pelo próprio Mestre. Todos podem se inscrever e participar via internet, pois não é curso de graduação ou pós. Ao final, os alunos receberão certificado emitido pela FTU que é credenciada, autorizada e reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação)

Saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=AfQxwY1kwoA&list=UUr46S1uJRDSqKbUXww6WIIQ


Aranauan,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário