terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vídeo do Rito de Exu e exortação à força das Religiões Afroamericanas!

Aranauan, Saravá, Axé!

Acabo de acessar no twitter do Pai Rivas (http://twitter.com/#!/rivasneto) o link de um vídeo de curta duração, mas de grande profundidade. São 5 minutos maravilhosos de um rito que começou nas dependências do templo da Faculdade de Teologia Umbandista reunindo representantes de vários templos das Religiões Afro-brasileiras da região Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste e a ilustre presença de um sacerdote do Paraguai e queridas amigas que vieram diretamente de Portugal para representar um sacerdote de terras lusitanas.

Isto mesmo, meus irmãos! Mais do que uma ideia teoricamente louvável, a FTU concretizou a convivência pacífica em meio às diferenças de forma prática. Congraçando gente de todo o Brasil e fora dele irmanados com mais de duas mil pessoas presentes na gira.

O rito, conduzido pelo Pai Rivas, apresentou um enredo com Omulú-Obaluayê. Esta relação profunda foi devidamente ritualizada pelo Sacerdote e meus irmãos de santé de maneira belíssima, tocando no fundo da alma de todos nós. A sensação coletiva era que Omulu estava ali presente. E, de fato, estava mesmo!

Depois fomos todos nós celebrar a saúde, a vida, a felicidade na rua que fora mais uma vez isolada pela CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego – São Paulo) exclusivamente para este rito – vide foto http://twitpic.com/73pdrt. Que momento de êxtase e realização espiritual. Simplesmente maravilhoso!

Também não podemos deixar de encerrar estas breves palavras sem mencionar a realização do II Congresso de Sacerdotes e Sacerdotisas das Religiões Afro-brasileiras. Foram três mesas que aproximaram as regiões do país com o mundo: Região Norte – Nordeste; Região Sudeste – Centro-Oeste e Região Sul – Internacional. Estas mesas deram vez e voz aos dirigentes espirituais que celebraram com discussões sérias a realidade das Religiões Afroamericanas no Brasil, em seu vasto território, Paraguai e Portugal.

Os sacerdotes e sacerdotisas presentes também foram os paraninfos da turma de teólogos que se formou este ano mostrando que o saber acadêmico e religioso são convergentes! Ao final, Pai Rivas fez uma exortação à convivência pacífica dentro da religião de uma forma geral e todos os setores da sociedade.

Ao plano espiritual concretizado no rito por Exu e ao Pai Rivas pelo trabalho incansável e inconteste em prol da união das Escolas que fazem parte das Religiões Afroamericanas, nosso Mojubá, Laroyê, Paó!!!

Foi um grande sucesso. Agora, que venha o IV Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI/ I Congresso Internacional das Religiões Afro-brasileiras!



Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário