quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Povo de Santo é Povo: Diálogo como Inclusão Total

Aranauan, Saravá, Axé!

Nesta segunda-feira foi ao ar o vídeo Religiões afro-brasileiras - Povo de Santo e democracia real, autoria de Pai Rivas no seu Blog Espiritualidade e Ciência.  O endereço eletrônico é este aqui: http://espiritualidadeciencia.wordpress.com/

Pois bem, trata-se de um vídeo de curta duração (pouco mais de 16 minutos) com conceitos bem interessantes e que ensejam uma ótima discussão, pois nos estimula a sairmos do lugar comum.

Um destes conceitos é o diálogo "gestáltico" que permite aproximar várias realidades específicas (local) com o todo (global) sem solução de continuidade, sem hegemonia e sem homogenia. Ou seja, a parte é valorizada e sua identidade preservada. Contudo, ela se "empodera" da força do conjunto, desta unidade "gestáltica". Ambos estão profundamente ligados e integrados.

Para ficar mais fácil, aliás, a ideia é discutir sem complicar, vamos ao caso do Blog de Sacerdotisas e Sacerdotes que abriga o Fórum Internacional Permanente sobre Diversidade nas Religiões Afro-brasileiras/Afro-americanas. Nele é possível encontrar vários pais e mães espirituais discutindo a questão da diversidade.

Até o presente momento, o Blog já publicou quase 140 contribuições de sacerdotisas e sacerdotes. Pegando como exemplo o mais recente, contribuição do Pai Ronaldo de Barros, temos um vídeo que expressa a opinião do sacerdote de forma livre, sem cerceamento.

Neste exemplo, ele falou aquilo que pensa sem qualquer tipo de direcionamento externo. Ou seja, a sua identidade, as suas características foram preservadas e respeitadas. Mas ele já não fala sozinho. Ele carrega consigo toda a força da sua raiz, do seu ilê, dos seus filhos espirituais, dos seus ancestrais e de todos os outros pais e mães espirituais que falaram antes e tantos outros que falarão após ele. Ou seja, o Fórum demonstra como as Religiões Afro-brasileiras/Americanas conseguem construir um diálogo gestáltico, onde a unidade na diversidade é uma realidade.

Isso permite retomar o título do vídeo de Pai Rivas e relacionar "povo de santo" com "democracia real". Primeiro porque o povo de santo é sim específico (campo religioso) e possui identidade própria, porém continua sendo povo, não se separa do todo. Segundo, e não menos importante, é que as ideias vivenciadas e discutidas no terreiro tratam de questões emergenciais e estruturais de forma integrada, o que enseja novas possibilidades de enfrentar problemas que atingem a todos nós que somos sociedade, que somos povo.

Pai Rivas leva esta questão para amplos horizontes e setores da sociedade que são críticos. Caso da saúde e mais do que isto da saúde pública. A relação entre governo e sociedade, entre política e cultura, enfim, relaciona vários aspectos importantes para homem em sua unidade biopsicossocial, ou seja espiritualidade, saúde e sustentabilidade.

Depois deste breve intróito, convido a todos para assistir e dialogar nas redes sociais e listas de discussão sobre o vídeo. Religiões afro-brasileiras - Povo de Santo e democracia real. Vamos lá?

Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário