segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A epistemologia inscrita no conceito de "Escolas"

Aranauan, Saravá, Axé!


Foi com muita alegria que vivenciei mais um lançamento do livro "Escolas das Religiões Afro-brasileiras: Tradição Oral e Diversidade". Afirmo mais um, porque estive in loco no Maranhão quando o livro fora lançado durante o XIII Simpósio da ABHR (Associação Brasileiras de História das Religiões).

 

A publicação de hoje do Pai Rivas expressa em fotos um pouco destes momentos. A mesma pode ser acessada neste link: http://sacerdotemedico.blogspot.com.br/2012/08/lancamento-do-livro-escolas-das.html

 

Mais gostaria de escrever hoje sobre outra perspectiva do livro. Refiro-me ao seu conteúdo. A epistemologia que está sustentando o conceito de "Escolas" é muito forte e merece discussão. Ao tratar as várias formas de praticar e conceber o Sagrado nas Religiões Afro-brasileiras, Pai Rivas – seu autor – permite construir uma categoria teológica que dá conta da diversidade e complexidade desta tradição religiosa sem criar conceitos hegemônicos ou homogeneizantes.

 

Ou seja, existe um ponto comum que perpassa todas as Religiões Afro-brasileiras. Transe, Oráculo, Música, Iniciação, Oralidade... Mas estas só fazem sentido dentro do templo religioso e por meio da transmissão de pai/mãe para filho(a) espiritual. Por exemplo, não se aprende o oráculo por meio de observação, mas vivência. A oralidade, mas do que tradição de ouvido e boca, remete à experiência mais íntima que um adepto pode ter com a sua tradição: a convivência com sua Ancestralidade (avoenga e espiritual), bem como a noção de comunidade de santo. Cada comunidade tem a sua tradição, sua história. Nenhuma é melhor ou pior que outra, apenas adequada ao ângulo de interpretação do adepto que a abraçou.

 

Somos filhos e temos irmãos de santo porque temos um Pai de Santo (ou Mãe, de acordo com cada Raiz). Tão simples e complexo como esta última frase enseja.

 

Isto só foi possível ser pensado, porque o autor antes de ser acadêmico é sacerdote com décadas de experiência. Esta síntese é a própria expressão da Teologia. Entendemos a teologia aqui como um campo do conhecimento que se preocupa igualmente com Ciência e Religião, sem solução de continuidade.

 

Mas vamos refletindo e dialogando. O assunto merece atenção!


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário