terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fwd: Múltiplos olhares sobre as religiões afro-brasileiras




Imagem inline 2

V Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI e II Congresso Internacional das Religiões Afro-brasileiras

 Inscrições e informações: http://www.ftu.edu.br

contato com imprensa: (11) 98585 5677  imprensa@ftu.edu.br

 

Os Múltiplos olhares sobre as religiões afro-brasileiras: memória, identidade, cultura é a proposta para o V Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI e II Congresso Internacional das Religiões Afro-brasileiras que será realizado pela Faculdade de Teologia Umbandista (FTU) nos próximos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2012, na Avenida Santa Catarina, 400 em São Paulo, Capital.

 

Pioneira, a FTU se mantém como única instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação no campo das religiões afro-brasileiras. Para dar corpo ao seu projeto educacional traz renomados pesquisadores, músicos, escritores, médicos, antropólogos, professores, doutores e estudantes de religião, que também participarão do Encontro Acadêmico e Iniciação Científica, com realização simultânea, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, com apresentação dos três grupos de trabalhos com os temas: "Teologia e Tradição Oral", "Memória, Cultura e Identidade" e "Meio Ambiente e Espiritualidade".

 

"Cantando a própria história: cultura, música e identidade caipira", o músico, pesquisador e professor doutor da USP, Ivan Vilela afirma que a Música é uma ideologia capaz de melhorar o mundo, porque pode propiciar a singularidade ao Homem colocando-o em estado de sensibilidade, de percepção, de transcendência.  Como, através da Música, se despir de padrões culturais massivos impostos e perceber o quanto a raiz pode nos levar a um estado de sensibilidade e transcendência em um mundo onde a maioria esta anestesiada é o desafio do professor durante sua apresentação no Congresso.

Se a Música pode nos oferecer a cura que se dirá a Jurema? A planta sagrada e mítica é tema da apresentação do antropólogo Luiz Assunção, professor doutor da Universidade Federal do Rio Grade do Norte. O pesquisador durante o evento lançara o livro "Da minha folha: múltiplos olhares sobre as religiões afro-brasileiras".

Enquanto se elabora sobre a cura oferecida pela Jurema e por seus ritos, o ser humano se digladia na guerra dos sexos. Investigando causas e consequências desta batalha, Sandra Duarte, professora doutora da Universidade Metodista de São Paulo, apresenta o tema: "Multiplicando o olhar: estudos de religião em perspectiva de gênero".

Mas, antes da divisão homem e mulher como era? Como era a hereditariedade, o conhecimento, o contato com o Sagrado? Não sabemos! Para dar conta de parte desta história, a pesquisadora Irene Dias, professora doutora da PUC, de Goiás, nos fala sobre "Memória e Tradição oral: resgatando a identidade perdida".

O Homem perdeu  sua memória ancestral, perdeu o contato com a natureza, perdeu-se de si mesmo. Perdido, não conhece nem os caminhos para retornar nem os remédios para suas doenças adquiridas ao longo da jornada. Para falar um pouco de como é possível reencontrar-se, Francisco Rivas Neto, médico especializado em Cardiologia e Medicina Intensiva pela Universidade de São Paulo, e diretor da FTU, explorará o tema "Cura de doença nas religiões afro-brasileiras".

Na incessante procura por si, o Homem faz várias tentativas. Inconscientemente persegue o elemento que pode ser o intermediador na relação com o mundo sagrado. O "Batuque e os espaços urbanos", pode ser uma alternativa. Eis a provocação apresentada por Norton Figueiredo Correa, professor doutor da Universidade Federal do Maranhão.

A busca é universal, mas as manifestações culturais são singulares. Cada povo guarda as raízes da cultura mãe e para falar um pouco dessa mistura o professor doutor Olympo Morales Benitéz, da Universidade da Colômbia traz o tema: "El mestizo espiritual".

Uma viagem deliciosa no universo sagrado e simbólico do Reino dos Encantados, das Cidades da Jurema, dos lugares sagrados, é o convite do Mestre Juremeiro Cleone Guedes, do Centro Espírita de Umbanda Caboclo Aracati, de Natal, no Rio Grande do Norte, propiciado no encerramento do V Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI e II Congresso Internacional das Religiões Afro-brasileiras.

 

 

 

Ficha Técnica

 

Prof. Dr. Ivan Vilela – USP- Tema: "Cantando a própria história: cultura, música e identidade caipira". Professor da Faculdade de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Doutor em Psicologia Social pela USP e mestre em Composição Musical pela UNICAMP. Atua como compositor, pesquisador, arranjador e instrumentista. Suas pesquisas são voltadas ao universo da Cultura Popular Brasileira e da MPB. Atualmente leciona Percepção Musical, História da Música Popular Brasileira e viola (instrumento). 

 

Lançamento do livro "Da minha folha: múltiplos olhares sobre a religiões afro-brasileiras", organização do Prof. Dr. Luiz Assumção (UFRN)- editora Arché. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1979), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988) e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Em 2011 realizou programa de estudos no Fonds Paul-Zumthor, da Université de Montréal (Canadá). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidade, comunidades quilombolas, tradição, memória, oralidade. 

 

Profa.  Dra. Sandra Duarte – UMESP – Tema: "Multiplicando o olhar: estudos de religião em perspectiva de gênero". Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1989), graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1992), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1995), doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999) e pós-doutorado em História Cultural pela UNICAMP (2010). Atualmente é professora titular da Universidade Metodista de São Paulo, coordenadora da área de Religião, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, editora da Mandrágora-Revista de Estudos de Gênero e Religião e coordenadora da comissão de Lato Sensu em Ciências da Religião da UMESP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, gênero, poder, modernidade e secularização. 

 

Profa. Dra. Irene Dias- (PUC GO) – "Memória e Tradição Oral: resgatando a identidade perdida". Possui graduação (1986), mestrado (1988) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Facoltá Teológica dell Itália Meridionale; e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999); especialização Lato Sensu em Educação Ambiental (2009) e Educação a Distância(2010) pelo SENAC. É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Desenvolve pesquisas sobre multiculturalismo, etnicidade, religião e violência. Possui artigos e livros sobre os temas de suas pesquisas.

 Dr. Francisco Rivas Neto – (FTU) – Tema: "Cura de doença nas religiões afro-brasileiras". Médico especializado em Cardiologia e Medicina Intensiva pela Universidade de São Paulo. Sacerdote das Religiões Afro-brasileiras há mais de quatro décadas, fundou a primeira faculdade de teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras do mundo (FTU-SP). Escritor de livros como "Umbanda - A Proto-síntese Cósmica"; "Sacerdote, Mago e Médico"; "Exu - O Grande Arcano"; "Espiritualidade e Ciência na Teologia das Religiões Afro-brasileiras"

Prof. Dr. Norton Correa (UFMA) – Tema: " Batuque e os espaços urbanos". Antropólogo e professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão. Autor de vários artigos sobre religiões afro-brasileiras.

Prof Dr. Olympo Morales Benitéz -  Tema " El mestizo espiritual".

Professor doutor da Universidade da Colômbia e membro do Centro de Libertad y Pensamiento Otto Morales Benitéz, instituição colombiana da defesa da liberdade do pensamento.

 

Mestre Juremeiro Cleone Guedes, do Centro Espírita de Umbanda Caboclo Aracati,  de  Natal, no Rio Grande do Norte.

 

 

GT- 01 
Prof. Dsc. Irene Dias e Profa. Maria Elise Rivas
Tema: "Teologia e Tradição Oral"

GT- 02 
Prof. Dsc. Luiz Assunção, Prof. Msc. João Luiz Carneiro e Profa. Érica Jorge
Tema: "Memória, Cultura e Identidade"

GT- 03
Prof. Dsc. Yuri Tavares e Prof. Esp. Rivas Neto
Tema: "Meio Ambiente e Espiritualidade"

 

Saiba mais sobre o Congresso: http://ftu.edu.br/congressos/


______________________________________________

FTU - Faculdade de Teologia Umbandista

Avenida Santa Catarina, 400, Vila Alexandria- São Paulo

Reconhecida pelo MEC (Portaria 3864, de 18/12/03).

Informações: (11) 5031-8852

Imprensa: (11) 98585 5677  

 www.ftu.edu.com.br


--
Caso não tenha mais interesse em receber nossas mensagens clique remover.

V Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI
II Congresso Internacional das Religiões Afro-brasileiras
Múltiplos olhares sobre as religiões afro-brasileiras: Memória - Identidade - Cultura

- Encontro Acadêmico e Iniciação Científica - 
23, 24 e 25 de novembro de 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário