segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Salve, Salve a Jurema!

Aranauan, Saravá, Axé!

O final de semana para quem participou do V Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI/ II Congresso Internacional das Religiões Afro-americanas no espaço acadêmico e religioso da FTU foi certamente marcante.

Diante de tantas notícias boas, gostaria de pegar carona na publicação de hoje do Blog Espiritualidade e Ciência (http://espiritualidadeciencia.wordpress.com), quando fora divulgado um vídeo onde eu mesmo entrevistei o prof. Luiz Assunção e o Mestre Cleone Guedes.

Eles tinham acabado de realizar uma mesa de diálogo. Antropólogo e Sacerdote, Ciência e Religião, juntos para pensar o homem e a sociedade, tal e qual a FTU vem trabalhando desde sua fundação.

Sobre a Jurema, especificamente, Mestre Cleone contou um pouco da sua vivência, bem como a de seu pai carnal e espiritual, Mestre Geraldo Guedes. Esse último legítimo representante da Jurema de Tombamento e uma das figuras centrais da Jurema no Nordeste. Mestre Cleone também fora iniciado, ou "enjuremado" como se diz no jargão, na Jurema de quarto por ninguém menos que Babá Carol. Outra importante referência na Jurema.

O seu relato foi sincero e, por isso mesmo, profundo, falando bem à alma de todos nós. Particularmente, me tocou muito, pois vivencio a Jurema por meio de Mestre Arapiaga (Pai Rivas). Aliás, o termo "Mestre" é sui generis para registrar como sua tradição religiosa oriunda de Mestre Yapacany bebe dessas influências maravilhosas que são os Encantados, Mestres, Príncipes e Princesas.

Essa amizade e empatia foram tão naturais entre Pai Rivas e Pai Cleone que, por horas, conversaram sobre diversos assuntos. Pai Cleone deixou até registrado em vídeo sua vontade de estreitar os laços com Pai Rivas, vindo para São Paulo vivenciar com Ele o contato com os fundamentos da religião.

A Jurema ontem, mais do que nunca, perdeu a adjetivação de local. Para mim, não tem mais Jurema de São Paulo ou Jurema de Natal. Tem Jurema e só! E na minha casa, dirigida pelo Mestre Arapiaga, como na casa de Mestre Cleone tem Jurema, simplesmente Jurema! Salve, Salve!

Em tempo. Não é a toa que ouvimos sobre o Caboclo Urubatão pela boca do Mestre.... Cleone! Sim, que coisa bonita ouvir do Mestre Juremeiro sobre o Caboclo Urubatão, mas não vou entrar no mérito. Deixo as maravilhosas lembranças para quem esteve lá, viu e vivenciou.

Sua benção, Mestre Arapiaga, Sua benção, Caboclo Urubatão da Guia!


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário