sexta-feira, 31 de maio de 2013

Umbanda na Sociedade: Do terreiro à mídia

Aranauan, Saravá, Axé!
Quando vi o título da publicação de ontem do Blog de Pai Rivas "Religiões afro-brasileiras no Sport TV repórter" (disponível em: http://sacerdotemedico.blogspot.com.br/2013/05/religioes-afro-brasileiras-no-sport-tv.html), confesso que fiquei muito curioso. O que poderia relacionar um programa de canal esportivo da tv fechada com religiões afro-brasileiras? 
Pai Rivas exalta novos abordagens do povo de santo com a sociedade por diversas maneiras. Uma delas é pelo esporte. A SPORTV fez um programa especial sobre a relação de atletas de alta performance com a sua vida religiosa. Uma das crenças abordadas foi a Umbanda. Impressionante a delicadeza que os editores e jornalistas trataram da nossa religião.
Uma excelente surpresa, nas palavras de Pai Rivas e que acompanhamos, foi que os atletas umbandista eram filhos espirituais do Babá Luizinho. Uma importante liderança carioca com casa aberta há anos no bairro de Jacarepaguá. Sejam as imagens que a SPORTV fez do ritual de Caboclo, sejam as palavras ditas pelos atletas, mostram como a Umbanda tem capacidade para formar cidadãos planetários respeitosos com as diferenças e convictos de seus ideais espirituais.
Esse exemplo vivo dado pela Cabana do Pai Miguel das Almas, terreiro do Babá Luizinho, é uma forma inteligente e espiritualizada de se relacionar com a sociedade. A Umbanda foi apresentada na mídia, não por um discurso de resistência ao que está errado no mundo, mas pela exemplificação de como podemos torna-lo melhor, na medida em que seus adeptos se transformam em harmonia com seu Orixá. 
Por falar em sociedade, Pai Rivas lembra algo igualmente importante. A prof. Érica Jorge da FTU, teóloga formada na mesma instituição, esta semana, conseguiu sua titulação de Mestra em Ciências Sociais pela UFABC, sagrou-se a primeira teóloga das religiões afro-brasileiras com stricto senso.
E deixa a Gira girar!
Ps: O bloco do programa da SPORTV que fala das Religiões Afro-brasieiras pode ser acessado em: http://sportv.globo.com/videos/sportv-reporter/t/ultimos/v/sportv-reporter-26052013-bloco-3/2597194/ 


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário