segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Um rito para ficar na história... (texto, fotos e vídeo!)

Axé!

Veja um trecho do relato preciso da minha irmã Yacyrê sobre o maravilho rito que experenciamos no último sábado:

Os Mabassas vencendo a Morte: depoimento de uma de minhas filhas-de-santo sobre o Toque dos Mabassas

Dedico esta publicação ao relato de uma de minhas filhas-de-santo, Yacyrê, sobre o Toque dos Mabassas:

"27 de setembro é data deveras conhecida nas religiões afro-brasileiras. E, mesmo fora delas. Dia consagrado a São Cosme e São Damião, santos católicos e que, no panteão afro-brasileiro, representam as crianças, os gêmeos, os dois-dois, candengos, tocuenis e mabassás (na angola).
É data marcante nos calendários litúrgicos de várias escolas afro-brasileiras. Ontem, juntamente com meus irmãos-de-santo, tive a oportunidade de vivenciar mais um toque dedicado à louvação dessas entidades. Toque este que viabiliza, como todos, a reatualização dos mitos religiosos. O mito dos Ibejis é esclarecido por meu Babá no vídeo que acompanha esta publicação, por isso, deixo que a voz de minha Tradição por aquele que melhor a representa, possa contar os meandros da história mítica dos gêmeos. A mim cabe, nas breves linhas a seguir, descrever parte do sentimento vivenciado no ritual."


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário