segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Um nome e várias possibilidades!

Axé,

 

Tenho a imensa alegria de ter acompanhado o processo de construção deste livro de perto. Ele nasceu no terreiro. Pai Rivas, por sua longa vivência e passagem por várias tradições afro-brasileiras, percebeu a conexão existente entre todas elas sem perder a originalidade de cada culto. Mais do que percepção, ritualiza esta visão de mundo em ritos das mais variadas "Escolas" dentro do seu próprio templo.

 

O advento da FTU precisava de ancoragens teóricas, ou seja, de conceitos que respeitassem a diversidade afro-brasileira e, concomitantemente, mostrassem sua unidade. Nasce, pela pena de Pai Rivas e sua valência Ancestral, uma resposta para essa demanda. O conceito desenvolvido no livro em pouco tempo ganhou entusiastas dentro e fora da FTU. Nesse ano mesmo, realizaremos um grupo de trabalha no simpósio internacional da ABHR na USP com o próprio conceito desenvolvido pelo Pai Rivas. No campo literário, temos mais uma edição do livro "Escolas" constando a 4ª capa assinada por uma das maiores referências acadêmicas das religiões afro-brasileira: prof. DSc. Reginaldo Prandi.

 

Ou seja, da linguagem simples e complexa do terreiro, nasce um marco no pensamento acadêmico. Um marco com nome, no plural e que expressa a vivência do santo. Um nome que remete à Educação, um nome que suscita Iniciação, um nome: "Escolas". Com ele, várias possibilidades! E deixa a Gira girar!

 


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário