sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O CONGRESSO NACIONAL DA UMBANDA ESOTÉRICA E OS SEUS QUATRO PÚBLICOS-ALVOS FUNDAMENTAIS




O CONGRESSO NACIONAL DE UMBANDA ESOTÉRICA E OS SEUS QUATRO PÚBLICOS-ALVOS FUNDAMENTAIS

As instituições conduzidas por Pai Rivas (Mestre Arhapiagha) sempre foram pautadas pelo profícuo diálogo com várias instâncias da sociedade: diálogos intrarreligiosos, diálogos inter-religiosos, diálogos interdisciplinares e diálogos com as várias instituições sociais (academia e sociedade civil como um todo).
Com o Congresso Nacional da Umbanda Esotérica não será diferente. Por isso, ele é destinado e dirigido a quatro públicos-alvos fundamentais:

1. ADEPTOS DA UMBANDA ESOTÉRICA
Em primeira instância, o Congresso interessa obviamente aos adeptos da Umbanda Esotérica, uma vez que versará sobre as ratificações e retificações promovidas por Mestre Arhapiagha, seu Mestre-Raiz, sendo evidente que todos os seus adeptos terão vivo interesse em estarem atualizados em relação a elas.

2. ADEPTOS DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Mas o Congresso não interessa apenas aos praticantes de Umbanda Esotérica, como também a todos os integrantes das Religiões Afro-brasileiras.
Em primeiro lugar, porque todas as Escolas e Religiões Afro-brasileiras têm, entre si, pontos de contato e influências recíprocas, de modo que alterações em qualquer Escola acabam sempre por se refletir em todas as demais.
Em segundo lugar, porque, assim como a Umbanda Esotérica, todas as Escolas das Religiões Afro-brasileiras têm um dinamismo interno que lhes permite reorganizações, reformulações e repaginações, necessárias para que suas tradições se mantenham vivas.
Em terceiro lugar, porque os adeptos de outras Escolas e Religiões Afro-brasileiras serão informados de que a Umbanda Esotérica, atualmente, está completamente distanciada de qualquer elitismo, sectarismo ortodoxo e, sobretudo, das chagas da misoginia, da homofobia, do racismo e da ideologia evolucionista.

3. ACADÊMICOS
Para os acadêmicos o interesse não é menor. É sem dúvida bastante pertinente e até instigante, do ponto de vista acadêmico, observar "in loco" determinado grupo religioso em pleno processo de reorganização e reformulação doutrinal, ética e ritualística.
Ir um acadêmico ao Congresso significará "ir a campo", o que lhe oferecerá ferramentas indispensáveis para uma compreensão mais apurada do universo religioso afro-brasileiro, pautado que é pela diversidade e por um profundo dinamismo estrutural.

4. SOCIEDADE EM GERAL
Por fim, a própria sociedade como um todo está contemplada pelas finalidades do Congresso, sobretudo diante do fato de que as retificações e reformulações pelas quais a Umbanda Esotérica passa dizem respeito a direitos humanos e a demandas relativamente recentes da sociedade civil: o combate à homofobia, à misoginia, ao racismo, ao etnocentrismo, aos evolucionismos social, cultural e espiritual, dentre tantas outras mazelas lamentavelmente ainda presentes na sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário