quarta-feira, 4 de março de 2009

A Umbanda do amanhã

Aranauam, Saravá meus irmãos planetários,
O conceito de Escolas Umbandistas foi apresentado à Sociedade Civil por Pai Rivas através de livros publicados no início deste século como o "Sacerdote, Mago e Médico"ou mesmo as recentes vídeo-aulas produzidas pela FTU. Escolas são formas de compreender e praticar a Umbanda.
Além de permitir um novo olhar para a Umbanda do passado e do presente, este mesmo conceito pode ser utilizado para vislumbrar o futuro de nosso movimento religioso. Desta forma, o gráfico acima é uma representação do símbolo desenhado por Pai Rivas na lousa da FTU durante a gravação da vídeo-aula de número 14: "Terapia e Liturgia dos Minerais, Vegetais e Animais - Parte II"*
Considerando a circunferência uma representação do Todo, entenda-se Unidade, temos cada Escola umbandista representada por uma cor específica no Gráfico. No entanto, perceberemos que só metade da circunferência está preenchida. O que isto significa?
Para Pai Rivas, e nós concordamos, o não preenchimento de toda a Gnose umbandista pelas atuais Escolas é a prova cabal de que a Umbanda é uma Unidade Aberta que está em construção. Isto se deve ao próprio mundo estar em constante construção. Além disso, esta demonstração nos conduz a um processo lógico de raciocínio que não permite aceitarmos a codificação da Umbanda. Afinal, parafraseando Pai Rivas, não temos a última resposta, pois não sabemos a última pergunta...
Observem meus amigos que este gráfico realmente permite uma série de desdobramentos.
No entanto, voltemos ao tema "Umbanda do futuro". O não preenchimento de boa parte da Unidade representada na circunferência nos leva a vislumbrar algumas possibilidades. A primeira é que novas Escolas surgirão e permitirão aos cidadãos planetários penetrar neste Espaço não desvendado. A outra e não menos importante é a reformulação de algumas das Escolas Umbandistas, o que aumentaria sua abrangência e abarcaria estes pontos ainda velados da Umbanda. Também não podemos negar que ambas podem acontecer mutuamente. A quarta via seria uma fusão inicial de Escolas que fomentaria a inexorável Convergência entre Elas.
Independente destas ou outros inúmeros meios de desenvolvimento do Movimento Umbandista, temos certeza que o maior ou menor aprofundamento deste processo de condução do Homem à harmonia, estabilidade e equilíbrio de seus pensamentos, sentimentos e ações dependerá essencialmente de como nós agiremos daqui para frente.
A Umbanda trouxe ferramentas de aproximação dos Saberes Acadêmicos e Religiosos visando o Saber Popular. A Faculdade é uma Institucionalização desta Vontade do Astral. Com pensamento humilde, sentimento puro e ação efetiva teremos um belíssimo futuro pela frente. Viva a Era de Aquário!

*Maiores informações, acesse: http://www.ftu.edu.br/

Um comentário:

  1. É com extremo jubilo que recebemos a FTU (Faculdade de Teologia Umbandista) no início desta nova Era cronológica e da Gnose Humana.

    Ótimo texto!
    Abraços Mano.

    ResponderExcluir