domingo, 31 de maio de 2009

Ramatís e Umbanda


Sobre Ramatís gostaria de abordar 3 aspectos: Ramatís e seus médiuns; Umbanda versus Aumbandan e importação de conceitos estrangeiros.

Ramatís utilizou diversos médiuns. Hercílio Maes, Marcio Godinho, Norberto Peixoto, América Paoliello Marques, Maria Margarida Liguori, isto só para ficar nos principais. O autor que mais chegou perto da abordagem trazida pelo Hercilio Maes foi a América Paoliello Marques, tanto que seu livro foi prefaciado pelo próprio. Os demais autores produziram conhecimentos muito distantes entre si. Fiquemos no exemplo da Umbanda. Se para Ramatís/Hercilio Maes a Umbanda é culto fetichista, para Ramatís/Norberto Peixoto é a religião do terceiro milênio.

Dado este fato, não podemos olvidar duas coisas. Ou Ramatís mudou radicalmente o seu pensar sobre a Umbanda ou existe uma influência predominante sobre um ou mesmo os dois médiuns em questão sobre a entidade. Em quaisquer possibilidades, fica evidente que devemos evitar Ramatís como referência para compreender o movimento umbandista.

Sobre Aumbandan. Lembremos que Ramatís/Hercilio Maes não nega este conceito. Muito pelo contrário. Senão vejamos: "Etimologicamente, o vocábulo Umbanda provém do prefixo AUM e o do sufixo "BANDHÃ", ambos do sânscrito, cuja raiz encontra-se nos famosos livros da Índia, nos Upanishads e nos Vedas, há alguns milênios". "Aum é o próprio símbolo sonoro significativo da Trindade do Universo representando Espírito, Energia e Matéria (...)". "Bandhã,em sua expressão mística e iniciática, significa o movimento incessante, força centrípeta emanada do Criador, o Ilimitado, exercendo atração na criatura para o despertamento da consciência angélica. Mais tarde também passou a significar a "Lei Maior Divina", poder emanado do Absoluto." – Missão do Espiritismo -6ª Ed. – Cap. Espiritismo e Umbanda - páginas 132 e 133

Durante todo esse capítulo, o pensamento de Ramatís é muito claro. Para ele a Umbanda é um culto que distorceu bastante as relações com o Sagrados da antiga Aumbandan e, apesar de possuir ainda a atuação de alguns Guias de "escol", encontra-se em uma fase muito primitiva devido à influência da magia do negro (ele afirma que a feitiçaria é oriunda desta etnia). Como atua em um plano muito "denso" da magia, a Umbanda limita-se a uma espécie de faxineiro do baixo astral.

Vejamos agora a idéia de Aumbandan e Umbanda trazida por Pai Guiné/Mestre Yapacany, devidamente corroborada e aprofundada por Caboclo Urubatão/Mestre Arapiaga. Para esta Escola umbandista a Aumbandan é o Conjunto de Leis Divinas – a Proto-síntese Cósmica, mas ao contrário do que afirma Ramatís ela não veio do Oriente. Ela surge em plena Raça Lemuriana (que dentro da Escola de Síntese é reconhecida como a primeva Raça Vermelha de nome Tupy), mais especificamente no planalto brasileiro. Depois, por migrações físicas e reencarnatórias, chega ao Oriente e inicia sua volta para o Ocidente até os dias atuais. Perceba que nesta visão a Aumbandan não é nem uma importação de conceitos orientais, nem uma visão nacionalista/ufanista do brasileiro. O conjunto de leis divinas são Universo-descendentes, como bem diz Pai Rivas.

Já a Umbanda é um movimento (no sentido de ser dinâmico, aberto e em construção) religioso que visa através do sincretismo e da convergência restaurar esta condição primeva de harmonia, equilíbrio e estabilidade do Homem com o Cosmos através da Síntese da Gnose Humana. Assim, como foi explicitado nas vídeo-aulas da FTU, a Umbanda consegue agir desde os princípios mais espirituais até a matéria mais densa.

Por mais que a Academia não consiga confirmar todos os ensinamentos trazidos por esta Escola sobre a Origem das Origens, com certeza ela não consegue negar. E se compararmos esta visão de Mundo a de outras respeitosas filosofias religiosas, certamente a Umbanda possui uma visão mais próxima da Ciência. Afinal, o Cristianismo não crê que o mundo foi criado em 7 dias e que Eva, literalmente, nasceu da costela de Adão?

Não devemos confundir o que é "importação de valores estrangeiros" de conceitos para a Umbanda. Lembremos que o conceito de Orixá foi trazido da África, as práticas católicas e espíritas foram importadas da Europa, algumas Escolas Umbandistas importaram dos indígenas norte-americanos suas práticas. Enfim, se construirmos uma visão ufanista da Umbanda certamente perderemos todas essas ricas colaborações devidamente reelaboradas no seio do terreiro e a nossa melhor qualidade identitária: a diversidade!

30 comentários:

  1. Paóóóóóóó!!!!!!
    Belíssimo texto. Claro e conciso.

    Obaocitala

    ResponderExcluir
  2. Aranauan Obaositalá!

    Obrigado pela gentileza das palavras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente,não consigo visualizar Ramatis e Umbanda, assim como hoje tenho muitas dúvidas com relação ao próprio Ramatis, basta para tanto que se faça uma varredura pelas suas ditas obras, dentre as quais destacamos "Mensagens do Astral", onde o próprio Ramatis teoriza a aproximação de um planeta "higienizador" próximo à Terra, e de onde gerariam-se catástrofes e 2/3 da população terrena seria extinta. Por estas e outras divagações que tangem o cômico,é que não se pode de fato ter Ramatis no mesmo patamar do que até mesmo seres brilhantes encarnados. A porposta de Lemúria, Extraterrestes, e demais divagações, são apenas tentáculos expansivos dos mesmos conceitos aplicados a Ramatis, portanto me deixa muito temeroso, tomarmos como fidedignas quaisquer informação atribuído a tal espírito, entretanto, vale ressaltar que a mediunidade de Hercilio Maes deva ser posta em cheque antes de qualquer conclusão definitiva. Saravá fraterno,

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o texto.
    A obra de Ramatis, levando em consideração seus autores diversos, apresenta vários pontos incoerentes.
    Parecem opiniões de diversas personalidades usando o nome Ramatis.
    Excelente texto!

    ResponderExcluir
  5. Caros colegas, estive a poucos dias com o livro psicografado por Ramatís - O jardim dos Orixás - nas mãos, tive muita vontade de adquirir, porém, ao ler o índice pensei que derrepente seria melhor esperar um pouco mais, pois não sabia se estava "pronta" para ler o que estava escrito alí.
    A alguns anos, tive a oportunidade de ser "vítima" de um "trabalho feito", digo oportunidade, pois foi através deste "trabalho" que ví minha mediunidade aflorada e acabei indo parar num centro espírita de Ramatís.
    A partir de então, muito pude estudar e conhecer sobre a doutrina espírita, por incrível que possa parecer, pouco estudei sobre Ramatís, somente aquelo que ouvia nas palestras da casa.
    Meu objetivo de estar aqui escrevendo hoje, é mostrar a todos que não devemos ter nenhum tipo de preconceito! Discutir, estudar, EVOLUIR, sim, mas taxar, discriminar ... NUNCA!
    Esse não é o fundamento da Umbanda!
    Olha, estive numa sessão de cura com os espaciais na casa de Ramatís e, pela minha "veia mediúnica" realmente pude sentir que a energia que rolava lá era de outro mundo! Não podemos, em absoluto, falar sobre aquilo que não conhecemos!!!
    Atualmente "coloco roupa" num centro de Umbanda, não me sinto melhor nem pior que ninguém por ter esperimentado várias religiões, muito pelo contrário, acredito que é nossa obrigação, estuar, pesquisar, conhecer, várias, se não todas, as religiões para podermos sentir qual é aquela que mais nos toca!!!
    Irmãos, entendo que a Umbanda tenha seus fundamentos, e realmente os tem. Fundamentos estes que devem ser respeitados e cultuados com amor e caridade.
    Mas acho que antes de pensar em duvidar e/ou criticar a mediunidade deste ou daquele médium, devemos pensar se é isto mesmo que Zambi espera de nós!
    Sinceramente ainda não tive a oportunidade de ler os livros de Ramatís, mas com relação a isso que se comenta sobre duas opiniões aparentemente diversas escritas por médiuns em nome de Ramatís, prefiro pensar que nós encarnados ainda não podemos entender determinadas coisas do astral superior, e derrepente a aparente "mudança de idéia" pode significar uma evolução da nossa possibilidade de compreenção de determinados assuntos!
    De qualquer forma, obrigada pelo artigo, pois a minha vontade que já era grande de ler as obras do Mestre Ramatís, agora aumentou ainda mais!!!
    Um grande Axé a todos!!!!
    Saravá filhos de Umbanda!!!
    Que nosso pai Oxalá ilumine muito nossos caminhos e nos possibilite estudar, conhecer, para somente depois, formar opiniões!!!!

    ResponderExcluir
  6. Aranauan, Saravá Ingrid!

    Em nenhum momento entramos no mérito das casas espíritas que seguem as orientações ramatisianas.
    Nossa crítica foi sobre as variadas formas de Ramatís abordar a Umbanda através de diferentes médiuns.
    Em alguns casos, como citamos, de forma racista.
    Os fatos falam por si só.

    ResponderExcluir
  7. Saravá!
    Realmente, sob este aspécto, preciso ler todas as obras de Ramatís (como disse, ainda não tive a oportunidade), para depois me posicionar sobre o assunto!
    Mais uma vez obrigada pelo artigo, é desta forma que crescemos e aumantamos o nosso grau de evolução espiritual!
    Parabéns pelo bolg!!!
    Axé!
    Que nossso pai Oxalá abençoe a todos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de diser que qto mais sei sei que não sei, oque vale é a pratica da caridade, e isso sabemos muito bem qto que os pretos velhos, os caboclos os indios trabalham no plano espiritual fasendo a caridade, seja na proteção, seja na cura, seja no socorro aos desamparados ou no infrentamento de falanges de sofredores, estes irmãos que vem nos ensinar com docilidade amor e humildade, como se faz o bem em nome de mestre Jesus, que aguentam a iguinorancia do preconseito dosde muitos que se disem espiritas. O universalismo abraça a tudo que é do bem, detalhes palavras pouco importa, importa é o amor em ação é o exempo desses irmãos doces e humildes, obrigado queridos irmãos por estarem nos ensinando diariamente como deveremos ser um dia.

    ResponderExcluir
  9. Regina
    Convivi com uma amiga do Dr.Hercilio Maes,e ela sempre falou da sua idoniedade como homem e como médium.Ramatis é um espírito sem qualquer dogma.
    Alta hierarquia,e milenar.Acredito que seja necessário excluirem preconceitos sobre a umbanda
    pois na roupagem de um caboclo,ou preto velho pode estar um mestre,que veio de maneira simples mostrar todo seu amor.Saudemos a grandeza,e humildade de espíritos que se propoem a virem somente para trazer a luz,e seu amor.Que Deus ilumine a todos..........Muita Luz

    ResponderExcluir
  10. Em seu livro, Magia de Redenção, Ramatis, com seu médium Ercilio Maes, menciona ""a ruidosa Umbanda", falando muito bem aliás, da nossa Umbanda.....
    Quanto ao livro Mensagens do Além, no final, ficamos um pouco em dúvidas, pelo que menciona sobre Deus......

    ResponderExcluir
  11. Aranauan, Saravá Ana,

    Algo ruidoso, entre diversos significados, pode ser compreendido como barulhento. Mas a questão não é essa. Idenpendentemente de Ramatís ter falado bem ou mal da Umbanda, ele (ou o médium) assumiu posturas discriminatórias.

    E a segunda crítica feita pelo artigo é que os diferentes médiuns de Ramatís em nome dele falaram conceitos completamente diferentes. Aí vem a questão: Ou os médiuns erraram ou Ramatís errou.

    Saravá Fraternal!

    ResponderExcluir
  12. A mensagem de que a Umbanda será a grande religião do 3° milenio é passada por Ramatis no livro Missão Espiritismo do médium Hercilio Maes e não pelo médium Norberto Peixoto. Ramatis fala nesse livro que a Umbanda é a unica religião capaz de unir o Catolicismo e e o Espiritismo.
    A propósito nesse livro Ramatis não critica em momento algum, religião alguma, critica sim religiosos entre eles umbandistas e espiritas que se sentem ofendido pelas suas duras palavras, ai saem falando o que muitas vezes não conhece...
    Executor/Jone
    Sarava

    ResponderExcluir
  13. Aranauan, Saravá Jone!

    Respeito suas palavras, mas este é meu pensamento sobre o assunto. Inclusive utilizes trechos do próprio Ramatís/Hercílio Maes para reforçar o exposto.

    Aranauan, Saravá,
    Yabauara

    ResponderExcluir
  14. o vcs precissam endender é que ramatis, nao está criticando a unbanda, mas a forma que se faz essa religiao! paz a todos!!!!

    ResponderExcluir
  15. O problema neste caso é maior, pois pior do que criticar uma doutrina de forma equivocada é criticar quem a professa. Demonstra que o autor preocupa-se mais em criticar a pessoa do que a idéia. É isto que os nossos Guias espirituais preconizam?

    Aranauan, Saravá Fraternal
    Yabauara

    ResponderExcluir
  16. Mensagens canalizadas por fontes diferentes tem a tendência de tomar a personalidade de cada fonte.
    Ramatis nunca foi contraditório.
    Li todos os livros de Ramatis psicografados por Hercílio Maes e foi justamente por mensagem de Ramatis transmitida diretamente a mim que tomei a decisão de ir para a umbanda, pois antes e durante mais de 25 anos foi espiritista.
    Apos entrar na umbanda é que comecei a ler os livros de Ramatis psicografados por Noberto Peixoto.
    Quero dizer que àqueles que queiram tirar suas conclusões, primeiramente leiam os livros para somente depois julgarem e nunca fazer julgamento baseado em pequenos pareceres desfocados da realidade.

    Paulo Henrique.

    ResponderExcluir
  17. Aranauan, Saravá Paulo Henrique!

    O fato de não ter a mesma visão que o amigo, não significa que estamos desfocados da realidade. Aliás, estou evocando os fatos.O trecho citado neste texto é justamente de uma obra psicografada pelo Hercílio Maes.

    Não entro do mérito de julgar a pessoa, primeiro porque não tenho esta capacidade e segundo porque mesmo que tivesse não faria.

    Voltando à idéia do texto, o posicionamento é equivocado e mostra a visão de alguém desde fora da Umbanda querendo falar dela sem saber seus conceitos básicos.

    Aliás, ultimamente surgiram inúmeros "psicógrafos" que se arvoram a falar da Umbanda sem pertencer a Ela. Será que o Astral não consegue achar nenhum médium da Umbanda para falar da Umbanda? É claro que existe.

    O que falta para estes escritores não umbandistas que querem falar da Umbanda é bater cabeça no Congá de um terreiro e aprender um pouco mais com o Caboclo, Pai Velho, Criança, Exu...

    Aranauan, Saravá,
    Yabauara!

    ResponderExcluir
  18. é triste ver como as pessoas ainda são partidarias mesmo quando o assunto é a espiritualidade maior ,meus irmãos não importa em que casa estamos e sim o amor que temos por nossos vizinhos,jesus amou a todos independente de cor, credo ou raça,e o que viemos aprender aqui na terra é amar desta forma fraterna e não criar partidos religiosos,existem varios tipos de religiões para varios tipos de pessoas cada um na sua necessidade no seu momento.saravá,namastÊ, GLORIA,A PAZ DO SENHOR,O QUE IMPORTA É A ENERGIA QUE VAI COM A PALAVRA E NÃO O SIMPLES CUMPRIMENTO.

    ResponderExcluir
  19. Aranauan, Saravá Márcia!

    Concordo com a senhora. Por que existiria tanto "partidarismo" no plano Astral superior? Qual a motivação de imputar à Umbanda um papel menor nas Tradições Religiosas? Nossa crítica vai exatamente neste sentido.

    Somos adeptos das palavras de Pai Rivas: "Somos diferentes, mas não somos desiguais". E também outro conceito célebre: "A Espiritualidade é inerente a todo ser humano, vivente no interior dele".

    Sendo assim, existem vários métodos que conduzem o Homem à Espiritualidade. Assim como a Umbanda não ocupa papel maior ou menor que outra religião, as Religiões não possuem privilégio do acesso à Espiritualidade.

    Cientistas, Teólogos, Ateólogos, Religiosos, Artistas, Filósofos e adeptos dos mais diferentes setores da gnose humana têm como despertar a Espiritualidade de acordo com as suas próprias afinidades.

    Aranauan, Saravá Fraternal,
    Yabauara

    ResponderExcluir
  20. Mais de 1 ano se passou desde o primeiro comentário, e ficou claro que ainda nao estamos preparados para viver em paz, cada um acha que está certo, que o outro está errado. O fundamento é o mesmo, mas nao aceitamos o que vem do próximo, se Ramatis disse ou nao disse realmente vai mudar aquilo que temos que aprender. Devemos nos ater a ajudar para que possamos ser ajudados, a respeitar a todos, se sabemos que existe apenas um Deus, por que então essa discução?

    ResponderExcluir
  21. Aranauan, Saravá Anônimo!

    A questão não é axiológica ou epistemológica. Nossa crítica é sobre a coerência de um raciocínio exposto no livro.

    A discussão de idéias sempre é válida e por este firme propósito é que escrevemos o texto conversando com todos que aqui comentam. Até mesmo você que não assinou seu nome.

    Sou umbandista e como tal discordo totalmente das visões distorcidas apresentadas pelo autor. A prática das Religiões Afro-brasileiras refuta qualquer idéia preconceituosa sobre o papel da Umbanda para o mundo.

    Aranauan, Saravá Fraternal,
    Yabauara

    ResponderExcluir
  22. Meus caros irmãos permitam aqui deixar algumas palavras.
    Sou!
    Ou melhor.
    Tento ser uma pessoa que vive JESUS. Pois ainda sou um ser com minha inferioridade.
    Ao navegar pela internet em busca de alguns assuntos, coincidentemente apareceu o site aqui posto algumas palavras.
    Sou praticante de uma casa espírita, na qual temos como referencia indiscutível JESUS.
    Em uns de nossos estudos pude notar mais uma vez o tema religião. Após perceber essa questão sendo posta de lado a realidade do espírito, não pude deixar de expor um entendimento já adquirido onde religião são apenas formas de encarar realidades diversas onde o homem se distância da verdade, verdade essa que o mestre JESUS deixou bem claro, AMAR O PROXIMO COMO A TI MESMO, lei de ação e reação. E, portanto, penso racionalmente que o futuro não terá religião, pois se seguirmos essa verdade que nos amemos uns aos outros certamente entenderemos que DEUS é um só e o conhecimento sobre a realidade universal é uma só e não o que essa ou aquela religião apresenta, e não desconsiderando o fato de que cada religião desempenha nas experiências encarna tórias em seus graus de compreensão da realidade das coisas. Bom resumindo não é legal brigar por essa ou aquela opinião, pois somos todos irmãos.
    Espero não chateado vocês com minhas palavras.
    Que a paz de Jesus nos inspire a desenvolver a nossa.
    Wallace....

    ResponderExcluir
  23. Aranauan, Saravá Wallace,

    Claro que não. Estamos aqui para discutir idéias. A questão é que em nada nos afastamos dos ensinamentos do Cristo-Jesus quando exercitamos o nosso raciocínio, nosso senso crítico. Pelo contrário, o próprio Mestre dos Mestres utilizou-o durante toda a sua vida.

    De qualquer forma respeito sua visão e espero que respeite a minha. Concordar ou não é um direito de cada um. Se você utiliza como referência única e incondicional o que está escrito no novo testamento da Bíblia (pois é de lá que hoje temos acesso ao que Jesus "disse")e isto lhe faz bem, ótimo. Continue firme no cristianismo.

    Sou feliz dentro do terreiro, dentro das Religiões Afro-brasileiras, aprendendo com o Mestre que os Senhores de Aruanda me possibilitaram a felicidade de seguir como seu discípulo, refletindo a doutrina umbandista e, principalmente, vivendo-a. Isto me realiza.

    De qualquer forma agradeço por ter entrado aqui e externado sua opinião assinando o seu nome.

    Infelizmente existem pessoas, até mesmo escritores de livros, que não possuem argumento para refutar a nossa linha de raciocínio e apela para a erística, para o sofisma, sem assinar o comentário. Como "anônimo" e de forma ingênua não sabe que existe IP na internet...

    Mas enfim, aos que evocam a Raiz de Guiné e nunca estiveram nela... Não sabem o que falam, tentaram no passado imitar por meio dos livros os conceitos e se perderam.

    Não encontraram eco na Raiz que vivo e por seus desejos vaidosos não terem se realizado, optaram pela Iniciação artificial com o primeiro pai ou mãe espiritual que "topou" fazer em 7 dias algo que só no plano físico dura em média no mínimo 7 anos...

    Defendem a causa "animal", mas são igualmente agressivos com quem se alimenta de carne ritualisticamente. São os mesmos que adoram comer uma almôndega produzida por empresas da indústria de alimentos que sacrificam milhares de animais diariamente.

    Em suma, CEGOS GUIA DE CEGOS

    Prefiro ficar com a simplicidade e profundidade do terreiro em vez deste verniz ideológico ramatisiano preconizado por autores que escreveram utilizando o seu nome por interesse, por conveniência. Principalmente sobre aqueles que exploram mercadologicamente o tema Ramatís e Umbanda.

    ResponderExcluir
  24. em tudo tipo de conceito e ou teoria é possivel "problematizaçoes" e "divagaçoes".
    Porem é certo q temas nevralagicos façam brotar polaridades intelectivas.
    Já li alguns textos de Ramatis (h.maes e N.peixoto), Roger Feraudi, WW mata e Silva e Rivas Neto. Dentro de meu simplorio cabedal de conhecimento, considero todos fabulosos, apesar das diferenças, que em alguns pontos chegam a ser bem evidentes. Prefiro acreditar que cada texto tem sua época e seu público; a exemplo disso podemos citar o próprio Kardec, muito provavelmente se ele fosse escrever novamente suas obras nos dias atuais, elas seriam diferentes.
    alem disso, como ja citado em outro comentário, de fato cada medium interpretara as entidades conforme sua personalidade e seus conhecimentos.
    Talves Ramatis seja tào diferente na interpretaçao dos dois mediuns pelo fato desta entidae querer falar para os diversos públicos que compõe a seara espiritualisa. (espiritas/umbandistas/teosofistas)

    Alex F Marques
    studioalexmarques@uol.com.br

    ResponderExcluir
  25. Ao meu entender, nossa Umbanda atravessa um período de "boomm" mercadológico aonde muitos "médiuns" através de seus "guias" resolveram decifrar a Umbanda!!!!Mas faço uma pequena pergunta...Aonde estão nossos "caboclo sete flexas", nossa "cabocla jurema", nosso "pai joão", nossa "mãe maria" de nosso outrora humilde umbanda...Parece que de um momento para outro "resolveram" dar uma "oxigenada" na velha e boa umbanda, através de "sangue novo" ou melhor dizendo: "É o ser humano tentando como sempre burlar a velha e simples lei da humildade em troca de hierarquias espirituais superiores, novas escolas, novos guias e....mantendo os velhos vícios e costunes..."

    ResponderExcluir
  26. Aranauan, Saravá Alex!

    Acredito que o irmão comentou algo importante. O momento e o contexto da produção intelectiva, os vários portadores da informação, enfim como o imaterial e imanifesto (Espírito) se manifesta e concretiza em produções literárias.

    Esta manifestação pode ser a mais diversa possível, porém existe sempre um ponto de conexão com a essência que é Una.

    No caso dos textos psicografados por "Ramatís" existe uma divergência muito grande que chega ao antagonismo de idéias. Aí a questão muda. Saímos de uma salutar diversidade para uma oposição que nos leva obrigatoriamente a duas questões:

    1º) Uma das visões dos médiuns é equivocada.

    2º) O Espírito de Ramatís ditou conceitos errados, o que negaria sua condição de Mentor Espiritual.

    Vamos conversando!

    ResponderExcluir
  27. Aranauan, Saravá Anônimo!

    Concordo com você, no que pese não podermos generalizar. Cito dois autores: W. W. da Matta e Silva que desde a década de 50 produziu obras magníficas e F. Rivas Neto que no final da década de 80 até os dias atuais vem ampliando e aprofundando a visão oferecida pela Escola de Umbanda Esotérica hoje renovada na Escola de Síntese.

    Quantos aos guias citados, eu tenho a felicidade de encontrá-los sempre no terreiro de meu pai espiritual e nas casas de Umbanda que visito por este país.

    ResponderExcluir
  28. Ramatís racista? Pelo amor de Deus...
    Trocaria todos os livros da literatura pobre que há na Umbanda por um exemplar desse espírito!

    Ramatís, até quando foca no Espiritismo, consegue abordar a Umbanda melhor do que esses autores vendedores de livros por aí.

    ResponderExcluir
  29. Entre Matta, Sarceni, Rivas e tantos outros... Fico com Ramatís!

    ResponderExcluir
  30. Saravá Danilo,

    Respeito suas preferências e eu possuo as minhas. Volto a argumentar que a crítica realizada no texto inicial está calcada em fatos, não em gostos.

    Quanto aos autores citados por ti, tenho profunda admiração pelo meu avô de santé W. W. da Matta e Silva e meu pai F. Rivas Neto. Ambos aproximaram Ciência e Religião com respeito incondicional às diferenças. E isto não é questão de opinião apenas, é comprovado por vários exemplos. Cito a Faculdade de Teologia Umbandista autorizada e credenciada pelo MEC.

    http://www.ftu.edu.br

    Saravá!

    ResponderExcluir