domingo, 7 de junho de 2009

AUMBANDHAN E UMBANDA


Ainda preocupado com a visão de aproximação do saber acadêmico do religioso e vice-versa, vamos dar continuidade ao tema: Aumbandhan.

Dentro do ponto de vista acadêmico, volto a afirmar: Por mais que a Academia não consiga confirmar todos os ensinamentos trazidos por esta Escola sobre a Origem das Origens, com certeza ela não consegue negar. E se compararmos esta visão de Mundo a de outras respeitosas filosofias religiosas, certamente a Umbanda possui uma visão mais próxima da Ciência. Afinal, o Cristianismo não crê que o mundo foi criado em 7 dias e que Eva, literalmente, nasceu da costela de Adão?"

Dentro do ponto de vista religioso vamos aos conceitos metafísicos e lógicos. Tanto Diamantino Coelho Fernandes, como Mestre Yapacany e Mestre Arhapiagha afirmam que o conceito de Aumbandhan é muito antigo. Para o primeiro veio do Oriente. Já para os dois últimos ele é ainda mais antigo: veio em pleno solo brasileiro através da primeva raça Tupy muito antes de chegar ao Oriente.

Dentro desta própria linha de raciocínio, observaremos que nenhum dos autores em questão buscam patentear ou criar exclusivismo para o termo. Ao contrário, Mestre Yapacany faz questão de demonstrar no livro "Umbanda de Todos Nós" a existência do vocábulo nas antigas religiões e, neste caso, invariavelmente cita as tradições orientais e alguns escritores ocidentais que estudaram o assunto com afinco, por exemplo Eugênio Bournoff e Arhtur Shopenhauer.

Mestre Yapacany faz citações do Budismo, tomando como base livros antiqüíssimos na língua Zend, da expressão "Kumbanda" que por processos filológicos e semânticos veio de Aumbandhan e deu origem ao vocábulo Umbanda.

Mesmo assim Mestre Yapacany afirma que o conceito ainda não foi o mais antigo encontrado nos registros históricos. Ele afirma que o mesmo é Universal e era conhecido e venerado antes mesmo do cisma de Yrschú há 8600 anos!

A própria Tenda Espírita Mirim(TEM) não visa exclusivismo no termo. Muito pelo contrário. Essa valorosa Escola possui laços sinceros de amizade com a Escola conduzida por Pai Rivas, corroboradas pelo relacionamento fraterno dele com o Sr. Mirim (dirigente da TEM) como pode ser visto na sua última visita ao RJ; onde ambos participaram de uma gira de Confraternização que conseguiu reunir inúmeras Escolas umbandistas do Estado do Rio de Janeiro.

Finalizando, não podemos olvidar que a teoria da Aumbandhan foi pela primeira vez construída com corpo teológico de profundidade pelo Mestre Yapacany e aprofundado pelo Mestre Arhapiagha. No entanto, ambos os escritores não estão preocupados como patentes ou marcas, mas como este conceito pode auxiliar o movimento umbandista e a sociedade hodierna a alcançar patamares mais justos e igualitários.

3 comentários:

  1. Aranauan, Saravá,

    Como a crítica foi feita por um "anônimo", estamos deletando a mesma...

    ResponderExcluir
  2. Mas, o que seria afinal o Aumbandham?Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Sugiro ao irmão a leitura atenta do livro: "Umbanda - A Protosíntese Cósmica". O livro pode ser adquirido em várias livrarias. Por exemplo: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/108328/umbanda-a-proto-sintese-cosmica/

    ResponderExcluir