domingo, 5 de julho de 2009

Curso de Teologia Umbandista



Apesar de ser um assunto relativamente conhecido, acreditamos ser sempre bom frisar alguns fatos. A Faculdade de Teologia Umbandista(FTU) é uma Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada e autorizada pelo MEC(Ministério da Educação) através da portaria 3864 de 18 de dezembro de 2003.

Seu corpo docente é composto por Especialistas, Mestres e Doutores em inúmeras áreas do conhecimento acadêmico que ministram aulas de português, inglês, sociologia, ética, hermenêutica, administração templária, filosofia, metodologia científica, psicologia, ciências políticas, botânica, biologia, teologia, entre outras cadeiras disciplinares.

Com isto, entendemos como é traduzido na prática o mote principal da faculdade: Educando para uma Cultura de Paz, aproximando o Saber Religioso do Acadêmico e o Acadêmico do Religioso. Não excluindo o saber popular tradicional.

Atente o irmão planetário ao fato de que a FTU é a única instituição que forma teólogos umbandistas. Infelizmente observamos alguns cursos pagos de finais de semana insipientes que tentam induzir seus alunos a participarem destes em troca de títulos que não tem validade perante a Academia. Quanto a isto, reconhecemos que a mudança de comportamento depois que a FTU iniciou a divulgação das vídeo-aulas. Que bom! O papel transformador da faculdade está dando frutos socializáveis para toda a comunidade.
Maiores informações: www.ftu.edu.br

3 comentários:

  1. Excelente! No entretanto, nós outros, os umbandistas da periferia, não podemos usufluir em 100% dos conhecimentos ofertados pela FTU. Aguardamos com esperança a oferta do Curso de Teologia Umbandista por EAD, a fim de podermos trafegar com desenvoltura e entendermos, em sua plenitude, os conhecimentos que estão mais próximos do centro, o que, no momento, só pode ser conseguido por intermédio da academia.
    Saravá fraterno a todos.
    Alkindar (alkindar@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Aranauan, Saravá Alkindar,

    Independente do curso telepresencial, a FTU disponibiliza gratuitamente vídeo-aulas, pronunciamentos e vídeo-conferências para todos aqueles que possuem acesso à internet.

    Quanto ao conhecimento de "centro" ou "periferia", gostaria de lembrar as palavras da própria faculdade.

    O trabalho da FTU transita entre o Saber Acadêmico e Popular Tradicional passando pelo Saber Religioso. Não existe compartimentalização do saber ou solução de continuidade. Explico. Não existe um lugar central com o conhecimento acadêmico exclusivo e preterimento de todos os outros e, muito menos, na periferia um conhecimento religioso que se afasta dos demais.

    Entendemos, fazemos, vivemos e somos pela Umbanda que estruturalmente aproxima as diferenças e neutraliza as desigualdades.

    Acredito que para aqueles que não podem cursar a FTU devido à distância, aliás é o meu caso, existem outras formas de interagir com a mesma.

    Acesse www.ftu.edu.br para saber mais.

    Que bom possuirmos uma Faculdade de Teologia Umbandista, não?

    Saravá,
    João

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se existe o custo superior Teologia Umbandista na modalidade EAD.

    Saravá Fraterno!!

    Dilvio Mello
    Tres Passos - RS
    dilvo.mello@hotmail.com

    ResponderExcluir