segunda-feira, 11 de abril de 2011

Blog "Espiritualidade e Ciência" publica texto+vídeo "As Religiões Afro-brasileiras lamentam o etnocentrismo e demais enganos"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!


É com grande alegria que divulgamos texto+vídeo inédito publicado no Blog "Espiritualidade e Ciência":

O Saber Religioso faz a interface com o Saber Acadêmico (do livro que deve ser respeitado). A outra vertente é a das crenças, rituais ou experiência-vivenciada, fazendo a conexão com a religião. Este foi o primeiro tema que abordamos no vídeo disponibilizado no final deste sumário

O segundo foi à infeliz declaração de um pastor neopentecostal, que também é deputado federal (que deveria legislar pelo e com o povo) que afirmou que todos os problemas e embaraços da África são devidos à Maldição Divina, algo preconceituoso e descontextualizado da uma cultura de paz e cooperação entre os povos. Seu exemplo eugênico e etnocêntrico deve ser um sinal de alerta no ensino da Teologia e pregação religiosa.

O terceiro foi a ignóbil violência à sociedade brasileira, a mais de uma dezena de crianças que foram mortas por um infeliz franco atirador, ativista de seita fundamentalista e que fez grassar o terror, o bizarro e como corolário a morte homicida e suicida. Será esta a proposta das seitas? São necessárias as seitas? Quantos que dizem propagar uma religião e em verdade estão engendrando uma seita?

Palavras-chave: Africa, Etnocentrismo, Religiões Afro-brasileiras, Seitas, Teologia

Continua em: http://espiritualidadeciencia.wordpress.com


As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário