quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os frutos do trabalho realizado pela FTU na sociedade

Aranauan, Saravá, Axé,

 

Após a divulgação do link sobre a reportagem do Canal Futura, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=u1kooUPurYw, acreditamos ser importante analisarmos o que isto representa para todos nós das Religiões Afro-brasileiras.

 

O Canal Futura é uma iniciativa privada e de interesse público que busca disseminar a educação na mídia televisiva. Além disto, a produtora que realizou a reportagem e fez a edição da matéria é a TV Mackenzie ligada a Universidade presbítera de mesmo nome. Sendo assim, observemos onde foi vinculado esta matéria que aborda as Religiões Afro-brasileiras, um canal especializado em educação, e por meio de quem, uma instituição de confessionalidade presbítera!

 

Acreditamos que este respeito como as Religiões Afro-brasileiras claramente observada na matéria, motivadora de uma grande satisfação enquanto religioso e pesquisador acadêmico, se deve ao fato da abordagem oferecida pela FTU (Faculdade de Teologia Umbandista). Tanto o corpo docente quanto o corpo discente procurou com objetividade e ética apresentar uma visão mais próxima da realidade do terreiro, sem olvidar o senso crítico inerente à Academia. Percebam que a matéria oscila entre a prática templária e a sala de aula. Ambas em profunda conexão, ambas sendo interfaceada pela Teologia lecionada pela FTU.

 

Gostaríamos de destacar também a fala de uma das alunas ligadas à saúde, quando comenta que a Teologia aprendida nos bancos da faculdade tem permitido para ela tratar melhor seus pacientes. Inclusive os que possuem problemas sérios, com câncer e em estado terminal. Vejam como a teologia tem um núcleo de atuação que vai bem além do que possamos imaginar.

Parabenizo a FTU, primeira faculdade de teologia umbandista do mundo como bem frisado pela reportagem da Futura. A faculdade mais uma vez retirou as Religiões Afro-brasileiras da invisibilidade social, da periferia do poder e nos colocou em foco com respeito e propriedade. Um paó para todos que pertencem às Religiões Afro-brasileiras e um paó especial para a FTU pela ação coletiva e fundamental que vem realizando na sociedade! 


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário