quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Comunidade afro-americana entronando a diversidade

Aranauan, Saravá, Axé,

Aproveitando este feriado, gostaríamos de dialogar com os internautas sobre assuntos de relevância para todos nós que somos da comunidade religiosa afro-brasileira/ afro-americana.

Conversando com Pai Rivas, ouvimos claramente como o reconhecimento e respeito experenciado da diferença permite anular, destronar a desigualdade.

Esta é uma realidade que pode ser observada pelos dois dos braços da Teologia que, como afirma o próprio Pai Rivas, são: Ciência e Religião. Sendo a Teologia a própria interface de ambos os saberes.

Pelo saber acadêmico, lembramos dos preparativos finais para o IV Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI / I Congresso Internacional das Religiões Afro-americanas realizado pela FTU (http://www.ftu.edu.br/congressos/). É um espaço privilegiado que a faculdade criou para acadêmicos e religiosos discutirem a nossa religião sob o olhar científico. Não só estamos trazendo pesquisadores de referência, como estamos nos posicionando gradativamente nos espaços acadêmicos pelo Brasil.

Como um exemplo, vide o paradigma quebrado pelo Pai Rivas, em conjunto com o prof. José Flávio Pessoa de Barros (in memoriam), quando publicou pela primeira vez no Congresso Internacional da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião) um trabalho da teologia com ênfase em Religiões Afro-brasileiras. Em todas as oportunidades, aproveitamos para incentivar o conhecimento real do outro, respeitando as diferenças. Seja dentro das Escolas das Religiões Afro-brasileiras, seja destas Religiões com outras denominações.

Pela ótica religiosa, poderíamos citar o Centro de Cultura Viva das Religiões Afro-brasileiras ou dos ritos pela paz e união umbandista, mas vamos recordar o recente Rito de Exu que congregou mais de 80 lideranças das Religiões Afro-brasileiras (http://www.youtube.com/user/pairivas?feature=grec_index#p/u/0/0b3SElLfcoM). Afirmamos lideranças, pois para Pai Rivas todo terreiro é uma liderança. Pais e mães espirituais das cinco regiões do Brasil, mais os países Paraguai e Portugal abrilhantaram este rito que teve seu enredo ligado ao Orixá Omulú-Obaluayê.

Durante o ritual, mais de duas mil pessoas celebraram a vida e a espiritualidade, respeitando as diferenças das várias Escolas ali presentes por horas e mais horas sem problemas de qualquer espécie. Só alegria e felicidade!

Estes eventos acadêmicos e religiosos reforçam o que ouvi algumas vezes de meu Pai. Este projeto da FTU não é para um indivíduo ou grupo específico, mas para todos que comungam destas ideias inteligentes e espiritualizadas de se bem viver. Por isso convidamos todos os irmãos interessados nestas propostas para participar conosco. Faça o vestibular ou se matricule na pós-graduação. Conheça alguns dos cursos de extensão universitária ou venha assistir o Congresso... Isto sem falar dos ritos. O de Exu já está marcado para 27/10/2012. As opções são várias!

Enfim, venha nos conhecer e seja um agente ativo de transformação para a sociedade por meio das Religiões Afro-americanas!

 

 



Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)



Nenhum comentário:

Postar um comentário