Aranauan, Saravá, Axé!
Hoje, exatamente no primeiro minuto do dia, foi publicado o texto "A diversidade imuniza contra o discurso hegemônico" no Blog "Espiritualidade e Ciência" de autoria do Pai Rivas. Gostaríamos de destacar um trecho muito interessante:
Texto integral disponível em: http://sacerdotemedico.blogspot.com/2012/01/diversidade-imuniza-contra-o-discurso.html
No aspecto sacerdotal, é evidente constatar estas possibilidades de diálogo. Uma amostra significativa pode ser acessada no Blog de Sacerdotisas e Sacerdotes (http://religiaoediversidade.blogspot.com).
No aspecto acadêmico, ressaltamos o conteúdo que é discutido para formação de teólogos com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras. É claro que estamos falando da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU), primeira e única instituição de ensino superior a formar bacharéis em teologia com esta ênfase, devidamente autorizada e credenciada pelo MEC (Ministério da Educação).
Retomando o raciocínio, o conteúdo produzido e discutido na FTU é oriundo das várias tradições das Religiões Afro-brasileiras ou Afro-americanas. Não se privilegia uma, mas todas as formas de culto do povo de santo, considerando todas as particularidades existentes (vide texto do Blog).
Convidamos toda a comunidade para ler e refletir conosco em listas de discussão e redes sociais este conteúdo importante para nós que professamos esta religião tão plural e diversa.
Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)
Hoje, exatamente no primeiro minuto do dia, foi publicado o texto "A diversidade imuniza contra o discurso hegemônico" no Blog "Espiritualidade e Ciência" de autoria do Pai Rivas. Gostaríamos de destacar um trecho muito interessante:
Creio que cada Religião Afro-brasileira/americana precisa dar sentido à sua verdade, e para isto não pode olvidar que o público alvo ou públicos podem ser:
a. Filhos de santo (linguagem específica ou iniciática) com uma linguagem peculiar à cada religião afro-brasileira.
b. Clientes ou simpatizantes – linguagem em geral, mágico-religiosa. A seguir, aproximação com a filosofia do "terreiro".
c. Sociedade como um todo. Discurso decodificado e traduzido sobre como são entendidos os problemas existenciais, cosmológicos, ecológicos, culturais, sociais, políticos e econômicos.
Tanto teólogos quanto sacerdotes podem imbricar a comunicação aos três públicos, isto é, um discurso que atende a todos, que é o que se deseja.
Texto integral disponível em: http://sacerdotemedico.blogspot.com/2012/01/diversidade-imuniza-contra-o-discurso.html
No aspecto sacerdotal, é evidente constatar estas possibilidades de diálogo. Uma amostra significativa pode ser acessada no Blog de Sacerdotisas e Sacerdotes (http://religiaoediversidade.blogspot.com).
No aspecto acadêmico, ressaltamos o conteúdo que é discutido para formação de teólogos com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras. É claro que estamos falando da Faculdade de Teologia Umbandista (FTU), primeira e única instituição de ensino superior a formar bacharéis em teologia com esta ênfase, devidamente autorizada e credenciada pelo MEC (Ministério da Educação).
Retomando o raciocínio, o conteúdo produzido e discutido na FTU é oriundo das várias tradições das Religiões Afro-brasileiras ou Afro-americanas. Não se privilegia uma, mas todas as formas de culto do povo de santo, considerando todas as particularidades existentes (vide texto do Blog).
Convidamos toda a comunidade para ler e refletir conosco em listas de discussão e redes sociais este conteúdo importante para nós que professamos esta religião tão plural e diversa.
Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)
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