segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fwd: Blog "Espiritualidade e Ciência" publica texto "Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras promovendo o diálogo com a Sociedade, Academia e Religião"

Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!


É com grande alegria que divulgamos texto inédito publicado no Blog "Espiritualidade e Ciência":

Antes de dar início ao texto que versará sobre o público alvo das Religiões Afro-brasileiras/americanas mais uma vez entregamos a pena a Pierre Bourdieu, sociólogo francês que muito contribuiu para a sociedade com seus estudos e conclusões.

Enfaticamente afirmou: O homem oficial é um ventríloquo que fala em nome do Estado: assume uma postura oficial – com todo o teatro do oficial – fala para e se coloca no lugar do grupo ao qual se dirige, fala para e se coloca no lugar de todos, fala como representante universal (Bourdieu 1930 – 2002).

A crítica de Bourdieu deve-se ao fato de as pessoas além de falar por elas, quererem falar pelos outros (universalizar ou homogeneizar o discurso). Óbvio que os que assim procedem não são "democráticos", na verdadeira acepção do termo, querem ser hegemônicos, deterem o poder, por isso negam a diversidade.



As publicações do blog têm como proposta fomentar a terapia do diálogo ou diálogo como terapia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário