quarta-feira, 9 de maio de 2012

Marco histórico alcançado hoje!

Aranauan, Saravá, Axé!

Hoje o Blog  de Sacerdotisas e Sacerdotes das Religiões Afro-brasileiras/Afro-americanas (disponível em: http://religiaoediversidade.blogspot.com.br/) atingiu um marco histórico.

Nada mais, nada menos que duas centenas e meia (250) de contribuições sobre o tema diversidade na nossa religião, oriundas dos mais diferentes Pais e Mães espirituais de vários pontos do mundo (Brasil, Paraguai, Portugal, Nigéria, Estados Unidos, entre outros).

Isto é algo poderoso, pois demonstra que as ideias propugnadas pela FTU (Faculdade de Teologia Umbandista) já são uma realidade. Podemos conviver pacificamente na diversidade, ou melhor, é a própria diversidade que permite criarmos uma identidade coletiva e religiosa calcada no respeito incondicional a tudo e para todos.

Lembro-me como se fosse hoje o dia em que meu Pai Espiritual comentou do projeto e Sua vontade de tornar público e gratuito estas contribuições. De mais do que eleger alguém para falar sobre o povo de santo, dar vez e voz para que todos falem de si mesmo. O povo falando do povo!

Certamente agora, com este número expressivo de contribuições, podemos compreender melhor o que Pai Rivas falou no início do ano sobre Democracia Real e Diálogo Gestáltico em seu blog pessoal. Ao dar a palavra para o povo de santo, sem representantes impostos ou exógenos ao nosso movimento, estamos compartilhando, democratizando o poder. De igual forma, todos falam sobre um tema global, a diversidade, sem perder suas características locais, fruto de vivências reais dentro de seus templos religiosos.

Sendo assim, convidamos todos os irmãos internautas para juntos assistirmos não só a publicação de número 250, mas também todas as anteriores. Hoje é dia de alegria, pois temos cada vez mais participação na sociedade por meio de iniciativas como esta da FTU!


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU











Nenhum comentário:

Postar um comentário