Hoje o Blog de Sacerdotisas e Sacerdotes das Religiões Afro-brasileiras/Afro-americanas (disponível em: http://religiaoediversidade.blogspot.com.br/) atingiu um marco histórico.
Nada mais, nada menos que duas centenas e meia (250) de contribuições sobre o tema diversidade na nossa religião, oriundas dos mais diferentes Pais e Mães espirituais de vários pontos do mundo (Brasil, Paraguai, Portugal, Nigéria, Estados Unidos, entre outros).
Isto é algo poderoso, pois demonstra que as ideias propugnadas pela FTU (Faculdade de Teologia Umbandista) já são uma realidade. Podemos conviver pacificamente na diversidade, ou melhor, é a própria diversidade que permite criarmos uma identidade coletiva e religiosa calcada no respeito incondicional a tudo e para todos.
Lembro-me como se fosse hoje o dia em que meu Pai Espiritual comentou do projeto e Sua vontade de tornar público e gratuito estas contribuições. De mais do que eleger alguém para falar sobre o povo de santo, dar vez e voz para que todos falem de si mesmo. O povo falando do povo!
Certamente agora, com este número expressivo de contribuições, podemos compreender melhor o que Pai Rivas falou no início do ano sobre Democracia Real e Diálogo Gestáltico em seu blog pessoal. Ao dar a palavra para o povo de santo, sem representantes impostos ou exógenos ao nosso movimento, estamos compartilhando, democratizando o poder. De igual forma, todos falam sobre um tema global, a diversidade, sem perder suas características locais, fruto de vivências reais dentro de seus templos religiosos.
Sendo assim, convidamos todos os irmãos internautas para juntos assistirmos não só a publicação de número 250, mas também todas as anteriores. Hoje é dia de alegria, pois temos cada vez mais participação na sociedade por meio de iniciativas como esta da FTU!
Aranauan, Saravá, Axé,
Nenhum comentário:
Postar um comentário