quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vivência Mestre-Discípulo!

Aranauan, Saravá, Axé!

Sempre acompanhamos o Blog Espiritualidade e Ciência (http://espiritualidadeciencia.wordpress.com/) e nesta semana assistimos importante vídeo do Pai Rivas que encheu os nossos olhos e a nossa alma de alegria. O material intitulado Religiões afro-brasileiras - Pioneirismo da T.U.O. trás questões interessantíssimas. Algumas delas gostaríamos de dialogar com os irmãos internautas.

Pai Rivas comenta sobre a T.U.O. (Tenda Umbandista Oriental) dirigida por W. W. da Matta e Silva – Mestre Yapacani e toda a experiência adquirida lá em anos. Esta vivência foi marcada indelevelmente no vídeo quando nosso Pai Espiritual cita diversos médiuns importantes que passaram pelo terreiro e afirma algo maravilhoso que certamente se aplica a todas as Escolas das Religiões Afro-brasileiras: só temos irmãos de santo porque temos um pai.

Apesar desta última frase não precisar de qualquer comentário, pois ela fala por si só, reitero a importância deste fato. O sacerdote ou a sacerdotisa é o pilar do terreiro. A partir dele(a) que se constroem as relações de amizade e fraternidade entre a comunidade.

Por falar em Escolas, Pai Rivas comenta o feito do Pai Matta ao trazer, cunhar o termo Escolas para as Religiões Afro-brasileiras. Documentos oficiais, registrados em cartório inclusive, já apresentam esta importante expressão. E como sucessor e detentor da Raiz, Pai Rivas desenvolveu este importante termo que hoje serve como alicerce teórico para a prática da convivência pacífica entre as mais variadas formas de cultos afro-brasileiros existentes em nossa tradição religiosa.

Igualmente seguindo o exemplo de seu Mestre, Pai Rivas hoje realiza cultos não só ligados à Escola de Umbanda Esotérica, como também de outras Escolas de onde recebera tal inciação. Sim, de fato, Pai Rivas antes de encontrar seu derradeiro Mestre passou pelas mãos de sacerdotes de peso como Pai Ernesto de Xangô Ayrá. Contudo, é no próprio Pai Matta onde Pai Rivas afirma no vídeo ter também bebido a influência dos cultos afro-brasileiros do nordeste. Afinal, Pai Matta é de Garanhuns – PE e fora iniciado nas Encantarias, Juremas, enfim, nas Umbandas Nordestinas. Não é a toa que o título usado pelo sacerdote na Umbanda Esotérica é Mestre e o Caboclo que atuava no Pai Matta chamava-se Juremá, sabidamente um dos reinados da Encantaria.

Isto apresenta bem uma Raiz, sua origem, seu desenvolvimento e o profundo respeito e ética existentes entre Mestre e Discípulo quando, naturalmente, o Discípulo é cônscio da função que deve exercer perante a sua comunidade religiosa e civil como um todo.

Ps: Conversando com Pai Rivas sobre os recentes acontecimentos, recebi a orientação a qual repasso a todos meus irmãos de santo para pararmos de comentar sobre questões que já estão resolvidas. Neste texto que fiz, por exemplo, citamos a realização de uma Raiz e tudo isto só foi possível pela existência de um verdadeiro Mestre que só se preocupa em concretizar no plano físico a vontade de seus Mestres carnados e desencarnados. Isto se tangibiliza não só na religião, mas na academia também. Senão, vejamos:
•    A FTU, faculdade que elevou as Religiões Afro-brasileiras para o patamar de igualdade de condições aos demais setores religiosos existentes no nosso país, está realizando neste e nos próximos meses o módulo de Escolas das Religiões Afro-brasileiras que contará com nomes de peso, tais como: Pai Rivas, prof. Dsc. Reginaldo Prandi, profa. Dsc. Mundicarmo Ferretti, prof. Dsc. Sérgio Ferretti, prof. Dsc. Luiz Assunção, profa. Dsc Maria Helena Concone Villas Boas, entre outros.
•    Realização em novembro do V Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI/ II Congresso Internacional das Religiões Afro-americanas
•    Realização em outubro deste ano do III Congresso Internacional de Sacerdotisas e Sacerdotes das Religiões Afro-brasileiras/Afro-americanas
•    Realização também em outubro do XXIII Rito de Exu, maior encontro religioso das Religiões Afro-brasileiras
•    Além da inauguração do templo de Pai Rivas em Itanhaém, litoral de São Paulo, firmando mais uma casa de fundamento em solo brasileiro.

Contra os fatos não temos muito mais o que dizer, não é mesmo?


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário