quinta-feira, 31 de maio de 2012

Umbandizando a Academia: FTU em São Luis - MA

Aranauan, Saravá,  Axé!


Eu e irmãs de santo formadas na FTU estamos participando do XIII Simpósio Nacional da ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões). Este evento que ocorre em plena São Luis – Maranhão, certamente, é um dos maiores encontros de pesquisadores sobre a temática religiosa.


Apenas para ilustrar, em uma única mesa redonda encontramos professores como Vagner G. da Silva, Sérgio Ferretti, Mundicarmo Ferretti, Norton Correa, Volney Berkenbrock, Emerson Giumbelli, André Ricardo de Souza, entre outros. Interessante que nesta mesa que tratava da relação existente entre Espiritismo e Religiões Afro-brasileiras várias perspectivas da academia foram observadas, mas este ano uma mais foi possível. Trata-se da Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras, quando docentes da FTU entram com questões pertinentes ao assunto dado.


Além destas participações em mesas redondas e palestras, vale a pena lembrar que a FTU possui docentes e discentes formados em teologia umbandista apresentando trabalhos inéditos nos vários GTs (Grupos de Trabalho Acadêmico) da ABHR deste ano.

Isto é a força da FTU, portanto, das Religiões Afro-brasileiras. Mais uma vez afirmo que estamos umbandizando a Academia. Isto que parecia tão improvável está agora, mais do que nunca, concretizado e em franco processo de expansão. E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU


Nenhum comentário:

Postar um comentário