terça-feira, 24 de julho de 2012

Re: [apometria_umbanda] Re: Posição sobre os recentes emails polêmicos

Aranauan, Saravá, Axé!

 

Lendo as palavras do meu irmão Itarayara, voltamos à discussão de seitas que fora citado por pessoas que deturparam totalmente a aplicação do conceito. De fato, fiz uma rápida procura em meus emails e localizei a questão sobre seita em uma vídeo-aula de nº 15 do Pai Rivas que foi ao ar no dia 10/12/2008 e está disponível no site da FTU: www.ftu.edu.br . Fica a pergunta: por que pegar estas ideias, inverter e se colocar como vítima? Pior, por que a insistência de querer sempre imitar o Mestre?

 

Esta é mais uma das típicas atitudes de desenraizados. Mas podemos citar outras.

 

Na falta de referências, se refugiam na internet. Aliás, a internet ocupa um papel fundamental, pois – como não possuem mais o Mestre de Iniciação – cabe ao Google dar as respostas sobre fundamento. Procuram receita de ajeum na internet, fazem umbanda de "Facebook". Tornam-se verdadeiros baba"nets" ou ya"nets".


Seria cômico se não fosse trágico.

 

Reafirmamos o que discutimos em outro momento, mas que se aplica perfeitamente a este caso: precisamos de Escolas e não de seitas!


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)




Em 24 de julho de 2012 17:58, Thomé Sabbag Neto <tsabbagneto@yahoo.com.br> escreveu:
 

Aranauam, Saravá, Axé a todos!

Através de terceiros, fiquei sabendo que o Sr. William do Carmo recentemente registrou publicamente: a) comentários pejorativos a uma Casa Espiritual séria, atribuindo-lhe adjetivos como "seita"; b) que estaria sofrendo "ataques e ameaças" por parte de pessoas as quais, também dolosamente, qualificou de "fanáticos"; e c) que tem supostamente sido vítima de distorções e "factoides", o que o levará a procurar seus direitos na Justiça.
Pelo bem da verdade, que sempre há de prevalecer (como nos ensina Exu), venho publicamente expor as inversões que estão presentes em todos os níveis de seu discurso:
A) O conceito de seita, tão bem conhecido por quem quer que estude as coisas de forma objetiva e sem desvios emocionais vitimizadores, pressupõe as seguintes características principais: milenarismo, salvacionismo, misoneísmo, dentre outras. Quem quer que conheça um Terreiro sério, com tantas décadas recebendo a comunidade e lhe estendendo bênçãos de forma ininterrupta, sabe que nenhuma dessas características lhe podem ser aplicadas. Afirmar o contrário é mentir, não só a respeito do Templo, mas sobretudo a respeito de si mesmo e da própria história...
Além disso, as seitas também podem se originar a partir de tradições espirituais genuínas, mas apenas mediante a ruptura dos vínculos que conferiam, antes, legitimidade à seita nascente. Ou seja: um grupo filiado a uma tradição espiritual autêntica desgarra-se dela, mediante expulsão ou qualquer outra forma, passando a funcionar "sozinha", "autonomamente", perdendo inteiramente a legitimidade de que gozava antes. A partir de então, passa a querer sustentar sua legitimidade "no grito", mediante imposições autoritárias ou falácias reconfortantes; mas, apesar de todos os seus esforços, nada é capaz de suprir o vazio decorrente da ruptura e talvez isso explique o porquê de os dissidentes passarem vidas inteiras, após o desligamento, falando sobre a antiga Casa da qual participaram, sem conseguir "virar a página".
Evidencia-se assim a primeira inversão: seita é a comunidade liderada, hoje, por William do Carmo de Oliveira, na medida em que, sem qualquer legitimidade que decorra de uma linhagem espiritual ou cadeia iniciática regulares, continua com suas atividades normalmente, como se nada tivesse acontecido, principalmente ostentando o nome iniciático que lhe foi dado por aquele que, hoje, ele chama de "líder de seita". Ao contrário, Pai Rivas – como o Sr. William já cansou de afirmar publicamente em listas de email – é legítimo detentor de uma Raiz Espiritual que lhe foi transmitida regularmente, sem qualquer ruptura ilícita.
B) A segunda inversão é a de que ele, William, está sofrendo ataques e ameaças. Como diversas pessoas têm demonstrado à exaustão, ele é o algoz e não a vítima! Essa é a segunda inversão.
Diversas pessoas sofreram de abusos e assédios, tendo ele como algoz; e quanto mais isso aparece publicamente, mais ele alega que está sendo vítima de ameaças e agressões.
Mas eu pergunto: quais foram os ataques? Que ameaças sofreu? No máximo, se é que se pode empregar tais palavras aqui, só o podem ser num sentido muito oblíquo e conotativo: a ameaça de ter a verdade revelada publicamente! Essa é a única "ameaça" que está sofrendo; nenhuma outra. E quem teme a verdade é porque não a pode ter em seu favor.
Também não se pode dizer que são apenas "fanáticos orientados pelo líder da seita" que têm revelado a sua loucura e seus crimes. Ora, inclusive pessoas vinculadas ao próprio Sr. William, ou seja, de seu convívio e amizade pessoais, têm se manifestado publicamente e se afastado rapidamente de sua companhia.
Temos emails que demonstram isso: já são quatro as pessoas que, sendo do convívio pessoal do Sr. William, já se posicionaram contrárias aos seus desmandos. Nenhum deles, repita-se, fez-lhe qualquer ameaça. Só disseram a verdade. Só expuseram os fatos, contra os quais não há argumentos.
Aliás, ele mesmo tem insistentemente cooptado pessoas de minha Casa Espiritual (como minha mãe carnal e irmã de santé, Yanauara), criando facções e falsos conflitos, seguindo à risca a estratégia torpe de dividir para dominar.
Essa é, portanto, a segunda inversão: sendo algoz, acusa suas vítimas de serem agressivas e ameaçadoras (?!).
C) A terceira inversão é a de que ele procurará a Justiça para fazer valer os seus direitos. Ora, quem deu azo à prática de ilícitos, civis e criminais, foi o próprio Sr. William (nenhum dos quais jamais foi parar na Justiça, pois nenhuma de suas vítimas jamais o denunciou ou acionou judicialmente!).
Que direito de sua titularidade foi violado?  Nenhum. Que direitos de terceiros violou? Inúmeros. Portanto, a terceira inversão é de polo: o Sr. William pretende figurar no polo ativo de demandas judiciais, quando, em verdade, poderia/deveria ocupar o polo contrário, embora não o fará porque ninguém mais, em minha Casa Espiritual, aguenta os desdobramentos dessa triste história.
Caso haja qualquer inverdade em minhas declarações públicas sobre tais eventos, peço que me interpelem judicialmente.

Aranauam, Saravá, Axé!

Itarayara (Thomé Sabbag Neto)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


De: Yabauara <yabauara@gmail.com>
Para: João Luiz Carneiro <joaoluizcarneiro@gmail.com>
Enviadas: Terça-feira, 24 de Julho de 2012 16:36
Assunto: <OICD> Fwd: Posição sobre os recentes emails polêmicos

Aranauan, Yarananda,
 
Um sincero sarava para todos,
 
De fato, sou prova viva que nosso pai espiritual nunca quis outra coisa que não a paz e tranquilidade entre todos e, naturalmente, entre seus filhos espirituais. Mesmo os que não são mais seus filhos e foram expulsos.
 
Mas fatos são fatos. Não dá para distorcer a realidade com tantas testemunhas e não me é estranho se estes desenraizados, que foram expulsos por quebra de decoro ético à nossa Raiz, acabarem se juntando.
 
Tenho emails, facilmente comprovados por qualquer ente jurídico, que mostram como o sr. Wiliam do Carmo criticava o Diamatino a ponto de questionar a utilização do seu nome iniciático depois de expulso da nossa casa. E, passa o tempo, vem ele fazendo o mesmo.
 
Insisto fatos são fatos e não posso ficar calado mediante a tentativa de distorcer ou até mesmo inverter a realidade. Citam agora até mesmo a ideia de seitas, quando notoriamente isto foi discutido por nós a muito tempo atrás e se existe alguma aplicação do termo, certamente não é para nós. Não somos dissidentes e muito menos fomos expulsos.

Se os desenraizados não tem mais chão, não conseguem mais construir um caminho coerente para seguir, isto é problema deles. Mas toda vez que faltarem com a verdade, não vou me calar.
 
Encerrando, se estou faltando com a verdade, peço que me interpelem judicialmente.
 
 

Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)




Em 23 de julho de 2012 11:29, Yarananda <yarananda21@uol.com.br> escreveu:
Essas acusações não me surpreendem em nada!
Passei por isso e sei exatamente como é, mas fique claro que por ordem superiores na época, 
me silenciei para não trazer maiores consequências a esse louco e a família dele!

O Sr. William do Carmo de Oliveira é uma fábrica de loucuras!!
Eu posso dizer que experienciei fatos muito mais sérios dos que foram expostos e que deixariam todos horrorizados!
Podem ter certeza que no momento oportuno eu vou expor essa insanidade toda e provar que sei o que estou falando!!!!!

Felizmente o astral superior me livrou dessa insanidade toda por intermédio de meu Mestre: Pai Rivas!

Quero essa loucura toda afastada de mim! E quem puder se afaste disso!!!!
E por esse motivo não quero mais ter que me pronunciar porque quando eu 
o fizer as coisas vão ficar muito piores para esse louco!!

Yarananda



On Jul 19, 2012, at 6:08 PM, Yabauara wrote:

Aranauan, Saravá, Axé!

Temos recebido alguns emails com acusações muito sérias de pessoas que não conhecemos e que saíram do terreiro de um indivíduo que fora expulso da nossa Casa. O último foi no dia de ontem.
Sinceramente não sei o porquê. Não temos ligações com essas pessoas e, muito menos, com o dirigente expulso. Se as pessoas a seguiram e não estão seguindo mais, não me diz respeito.

Espero que com isto, fique claro que não vamos perder tempo com questões deste gênero.

Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

 
 


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "OICD" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para grupooicd@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para grupooicd+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 




__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Umbanda: Uma forma inteligente e espiritualizada de se bem viver
por Pai Rivas
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário