segunda-feira, 25 de março de 2013

O respeito pela diversidade é tradicional

Aranauan, Saravá, Axé!

A publicação de hoje, "Religiões Afro-brasileiras - Recorte histórico da sucessão de Matta e Silva", mostra alguns dos presentes que Pai Rivas recebera das próprias mãos de nosso avô de santé W. W. da Matta e Silva. Destaque para as fotos do congá de Mestre Yapacany que possuía imagens aos moldes da umbanda popular. Como sempre, um Mestre nunca desdenha da tradição. Pelo contrário, faz uso dela para resgatar os valores de sua Linhagem. Sempre com respeito e harmonia.

Pai Rivas tem contado alguns detalhes da Iniciação que recebera do vô Matta, bem como aspectos importantes do rito de transmissão da raiz para Ele conduzido por seu Mestre e Pai Guiné D'Angola. Desta vez, Pai Rivas nos brinda com relatos de momentos posteriores à transmissão e sucessão da raiz.

Lembra-se do convite que fez a todos os Mestres de Iniciação que participaram do rito dos 7 Mestres conduzido pelo próprio vô Matta. Conta também o teor da carta registrada e recebida por todos sobre o seu propósito de compartilhar as novas etapas que a Raiz de Pai Guiné iria começar a vivenciar.

Tal atitude mostra o respeito com seus Ancestrais, Mestre Yapacany e Pai Guiné D'Angola, fazendo valer a vontade do Astral, bem como a consideração por seus irmãos de santé. Mostra também que o diálogo e o respeito incondicional pela diversidade sempre foi a marca registrada da Raiz. Seja com "Macumbas e Candomblés na Umbanda" escrita por Mestre Yapacany, reforçando que a "unidade" umbanda se expressa na diversidade, seja pelo diálogo que Pai Rivas tentou promover com seus irmãos de santo anos depois do desencarne do nosso avô de santé.

Sinceramente, sinto-me honrado de viver dentro do estilo de vida da minha Raiz. Ela preconiza a convivência pacífica e o respeito pela diversidade, sem, contudo, ser conivente com erro. O que, aliás, toda Raiz das Religiões Afro-brasileiras incentiva sempre. Quem não tem Raiz ou perdeu a sua, certamente não tem o que comentar. Vive em função do trabalho dos outros. Mas isto, Pai Guiné, Mestre Yapacany, Caboclo 7 Espadas, Exu Sr. ... e Mestre Arhapiagha já falaram e deixaram escrito desde muito... E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


 
Clique na imagem e conheça o site da FTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário