domingo, 9 de agosto de 2015

Manifestação do Orişá!

Aşé!

O mais recente vídeo do Babá Rivas T'Ogyion intulado: "Orişá - Manifestação ou Incorporação?" disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=whYMfpaunEo apresenta reflexões interessantíssimas sobre os espaços da cosmovisão do Candomblé, Orun/Ayê; sobre os Orişá como genitores divinos; sobre os Odús e o destino... Enfim, são muitos pontos que merecem boas discussões.


De tudo que foi exposto, gostaria de chamar a atenção incialmente para o título desse vídeo. É nele que meu Babá oferece uma visão inédita sobre Orişá e seus mecanismos de apresentação em seus(as) filh@s. Uma questão chave, fruto de um profundo conhecimento dos fundamentos e das práticas devocionais aos nossos genitores divinos. Algo que às vezes, na atualidade, parece em desuso.


Pois bem, nessa visão inédita expõe que, no caso do Candomblé, o Orişá se manifesta e não incorpora, como comumente se fala. Logo, essa manifestação, algo de dentro d@ Iniciad@ para o meio externo, está profundamente ligada com o inconsciente do indivíduo. O vídeo discorre ainda sobre essa relação do inconsciente com o Orişá. Vamos assistir e dialogar sobre seu conteúdo? Motumbaşé!

Yabauara

Nenhum comentário:

Postar um comentário