terça-feira, 18 de agosto de 2015

Redimensionando a vida!

Aşé!

"Babá Onişegun redimensionando o destino" Com esse título, Babá Rivas apresenta seu mais novo texto disponível em: http://sacerdotemedico.blogspot.com.br/2015/08/baba-onisegun-redimensionando-o-destino.html. Acredito que o título por si só permite uma excelente reflexão sobre os conceitos trazidos de maneira inédita pelo autor.

Redimensionar pode ser compreendido como ofertar novas dimensões, nesse caso, ao destino. Como fazer isso? Como tatear algo tão complexo como o destino de um indivíduo?

Temos uma visão pré-estabelecida que o tempo é linear. Passado, passou. Vivemos o presente e o futuro é "amanhã". Fazer destino, mudar destino é mexer com essa relação. Assim como aprendemos com os mitos africanos, o sacerdote de ifá ensina que o tempo pode ser encarado exatamente como os ikin ifá (coquinhos de dendê), ou seja, de forma circular. Portanto, ele se repete. Mais do que isso, tudo que fazemos tem consequências bem amplas, para além do "aqui e agora".

Entram as 3 fases tão caras ao bom "olhador" do terreiro. O terreiro pode curar. Sim, as doenças de variadas ordens são passíveis de tratamento sob os auspícios de Orunmilá, traduzidos nas caídas dos coquinhos de dendê pelo sacerdote, onde todo o arsenal terapêutico pode ser empregado na busca da cura. Mais isso não é o ápice, pelo contrário, é a parte final do processo.

Mais importante é a prevenção. O ato de prevenir oferece muito mais benefícios do que curar. E isso é evidente no campo da saúde física. Os terreiros como agências promotoras de saúde, usando a própria expressão do Babá Rivas, pode e deve auxiliar na prevenção de doenças naturais, sociais e sobrenaturais. Nessa hora o candomblé contribui decisivamente para a comunidade onde está inserido. Uma verdadeira demonstração de qualidade de vida vivida!

Ocorre que isso ainda pode ser mais profícuo e aprofundado. Nesse momento entra o primeiro, o mais complexo e dileto aspecto de cura e magia dos sacerdotes de ifá: a "predição". Pré-dizer, prever o destino... O que isso implica?

Fazendo uso da sua capacidade mediúnica, sendo um bom clarividente, e dominando o método de Ifá, fruto de uma Iniciação sólida na tradição, o "olhador" consegue dizer de forma bem antecipada e precisa, na dependência do tempo em que o indivíduo acorre a ele, o mapa do destino do seu cliente/paciente. Babá Rivas explica e vivencia isso há anos com a analogia do mapa genético: "como se todos nós tivéssemos um código do Orişá Genitor Divino". Aquilo que a medicina ainda não conseguiu fazer, manipular o código genético com maestria para predizer e evitar doenças, a tradição milenar de Ifá - manifesta nos avoengos Aşés - consegue no código do Orişá inerente à nossa existência.

Nessa hora, o destino é redimensionado. Em seus novos espaços internos e externos do indivíduo, os caminhos se abrem, os corpos se fecham. E a tradição rediviva continua sua serena tarefa de fazer bom destino a todos. Ibá Babá Mi! Aşé!

 

 

Yabauara

Nenhum comentário:

Postar um comentário