quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Predição, Prevenção e Cura no Candomblé


"Apesar das agências de saúde serem da esfera pública, o Terreiro ocupa este está função dentro do egbé (comunidade) onde é também promotor de saúde. Como já afirmamos em nosso livro, no prelo, em seminários, bem como no vídeo abaixo, a visão do candomblé é que a noção de saúde/doença precisa ser observada nos níveis natural, sobrenatural e social. 
No intuito de cuidar o indivíduo nessa perspectiva mais ampla, deixando seus caminhos abertos e corpo fechado, propomos que um bom "olhador" e Babá Onişegun agem em três níveis a saber: predicação, prevenção e cura.
Essa visão inédita enseja uma importante pergunta. Como prever, evitar e curar algo diferente do indivíduo? A essa resposta é possível relacionar o que foi dito no vídeo anterior, onde afirmamos que o Orişá se manifesta e não incorpora no seu filho(a) de santo. Portanto... 
Informamos que, para breve, vamos promover seminários em terreiros e faculdades, ou seja, no espaço religioso e acadêmico para discutir e aprofundar essas questões de interesse dos praticantes do candomblé, pesquisadores acadêmicos e a sociedade abrangente. Vamos ao vídeo!"


Yabauara

Nenhum comentário:

Postar um comentário