quarta-feira, 4 de maio de 2011

Umbanda no centro da Academia como produtora de conhecimento!

Aranauan, Saravá, Axé!


Acabamos de ler mais informações postadas pelo Pai Rivas em seu twitter - http://twitter.com/rivasneto e dois pontos nos chamaram a atenção.


O primeiro foi sobre uma nova vitória nos tribunais... O que será? Vamos aguardar Pai Rivas para saber o que ocorreu. De qualquer forma vitória para Pai Rivas sempre é algo coletivo e, sem sendo assim, certamente o evento deve beneficiar a todos.


O segundo é a sensibilidade do Pai Rivas em explicar melhor de uma forma mais clara o que é a ANPTECRE e o Congresso que participamos. Vamos lá.

A Associação dos Programas de Pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião é um órgão que reúne em si os principais programas do país de estudos pós-graduados (Mestrado e Doutorado) em Teologia e Ciência da Religião. Hoje encerrou o seu 3º Congresso Nacional que trouxe o nome: "Teologia e Ciências da Religião: Interfaces". No evento foram apresentados 21 grupos temáticos reunindo os maiores especialistas nos seguintes temas:


GT 1 - Aconselhamento Pastoral, gênero e interculturalidade
GT 2 - Gênero nas Ciências da Religião
GT 3 - Religião, Teologia e Economia
GT 4 - Textos Sagrados
GT 5 - Ecologia e Religião
GT 6 - Violência e Religião
GT 7 - Pluralismo, competitividade, alteridade , intolerância religiosa
GT 8 - Religião e Ciência
GT 9 - Religião e Psicologia
GT 10 - Religião e Educação
GT 11 - Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo
GT 12 - Teorias da Religião
GT 13 - Cristologia e Antropologia: olhares cruzados
GT 14 - Paul Tillich
GT 15 - Religião e modernização no Brasil
GT 16 - Bíblia, Exegese e literatura
GT 17 - Protestantismos e Pentecostalismos no Brasil atual
GT 18 - Filosofia da Religião
GT 19 - Religião e Filosofia na Índia
GT 20 - Subjetividade e Religiosidade
GT 21 - Religião como texto: linguagens e produção de sentido 


Como os irmãos sabem, apresentamos uma comunicação neste congresso. Peço aos irmãos antes de continuar a leitura deste nosso texto, revisitar os GTs e verificar qual deles nos inscrevemos. Alteridade, intolerância, teoria da Religião... De fato, são assuntos interessantíssimos. Mas optamos em falar num inesperado: "GT 8 – Religião e Ciência".


Ficamos muito felizes pela recepção de nossa exposição, pois apresentamos a ideia de um sacerdote das Religiões Afro-brasileiras sem adaptações. Levamos para discussão científica pressupostos que interagem de forma harmônica Ciência (no caso a Cosmologia) e Religião (aqui as Religiões Afro-brasileiras) produzidas por ele. Esta teoria foi discutida e bem aceita por nomes de referência, como o prof. Dsc Eduardo Cruz que é físico e teólogo com pós-graduação concluída nos EUA.


Enfim, mais uma vitória para as Religiões Afro-brasileiras. Assim como meu Mestrado e agora Doutorado saiu do terreiro de meu Pai, pois foi com ele que consegui os elementos necessários para compreender a proposta acadêmica, este trabalho científico do Pai Rivas que apresentamos e entrou nos Anais da principal instituição de Ciência da Religião e Teologia no país também veio do terreiro, veio de uma casa de Umbanda. Esta sim é a Umbanda de Todos Nós!


Aranauan, Saravá Fraternal,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário