sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Re: [apometria_umbanda] Dúvida

Aranauan, Saravá, Axé,

Penso que o assunto trazido pelo José já foi discutido de forma suficiente e sinceramente não me cabe opinar sobre outras instituições acadêmicas, no que diz respeito às suas questões internas. O que posso afirmar, aliás com muita satisfação, por ser algo alvissareiro é a atuação da FTU na sociedade civil de maneira geral e nas comunidades religiosa e científica de forma particular.

Ao contrário de vaticínios furados sobre o fechamento da nossa faculdade, a FTU em aproximadamente 8 anos de fundação formou e está formando anualmente bacharéis em teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras. Detalhe importante: única instituição do mundo com esta característica, sendo ainda autorizada e credenciada pelo MEC (Ministério da Educação).


Poderíamos falar de várias, realmente inúmeras iniciativas da FTU para promoção da inclusão social via Educação. Locutórios, Campanhas de Saúde, Ritos pela Paz Mundial, Cursos de Extensão Universitária presencias e à distância... São muitas construções e para ilustrar tal fato, citaremos a nossa mais recente pós-graduação.


A FTU iniciou no mês de agosto (esta semana começa o segundo módulo) o primeiro curso de Teologia das Religiões Afro-brasileiras em nível de pós-graduação (lato sensu). O que isto significa?


Significa que a Teologia do povo do santo está aprofundando sua pesquisa, inserindo o aluno em perspectivas mais profundas, mais críticas, o que permite uma melhor discussão da nossa Religião com qualidade e respeito crescente com a sociedade civil como um todo. Não bastasse esta inclusão educacional, ao levar bacharéis ao nível de pós-graduação, Pai Rivas e a FTU preocupados com a inclusão total transformou cada módulo em cursos de extensão universitária.

Lembramos que os cursos de extensão universitária não exigem escolaridade, ao contrário da pós-graduação. Por este motivo, sacerdotes, médiuns, adeptos das religiões afro-brasileiras ou não sentam na mesma sala de aula para cursarem a pós da FTU respeitando as suas condições de discentes da especialização ou extensão, sem exclusão.

Nossa primeira turma, classe esta que tenho a satisfação de ser um dos discentes, conta com esta diversidade. Mestres, graduados, graduandos, dirigentes espirituais, umbandistas, livres-pensadores estão convivendo pacificamente dentro da sala de aula usufruindo de excelentes aulas ministradas por nomes de referência da Academia.

Isto sim é maravilhoso, alvissareiro, pois as religiões Afro-brasileiras tornam-se cada vez mais referência para a Sociedade quando opta promover a Inclusão Total por meio do Espiritual manifesto na educação. Nas palavras do Pai Rivas, esta é a nossa academia-terreiro ou terreiro-academia.

E deixa a Gira girar!


Aranauan, Saravá, Axé,
Yabauara (João Luiz Carneiro)
Discípulo de Mestre Arhapiagha (Pai Rivas)


Em 1 de setembro de 2011 13:59, Juvenal Meira <juvenal.meira@gmail.com> escreveu:
 

Salve Salve

Salve José!

Até onde acompanhei este curso da Claretiano é a distância e fechou. Este ano mesmo já não estão abrindo mais para vestibular. Ou você faz Ciências da Religião em outro lugar ou tenta teologia. Não sei o que você tá querendo, mas Claretiano é cristã, o que vc realmente aprenderia lá não seria de proveito para o umbandismo e, além disso, o curso é tão ruim que fechou.


Salve Salve
Juvenal Meira

Em 1 de setembro de 2011 11:40, josalvessouza <josalvessouza@yahoo.com.br> escreveu:

 


Bom dia João Carneiro!

Eu acompanho suas publicações desde muito e sei que você está cursando Ciências da Religião na PUC daqui de São Paulo. Como faço para fazer o curso de bacharelado?
Tem muito interesse em estudar Ciências da Religião. Um amigo meu falou da Claretiano. Você conhece?
Grande abraço, José
--- Em apometria_umbanda@yahoogrupos.com.br, Yabauara <yabauara@...> escreveu
>
> Aranauan, Saravá, Motumbá, Kolofé, Mucuiú, Salve, Axé!
>
> É com grande alegria que divulgamos texto inédito publicado no Blog
> "Espiritualidade
> e Ciência":
> Blog entrevista Mãe Viviana
> (Uruguai)<http://sacerdotemedico.blogspot.com/2011/09/blog-entrevista-mae-viviana-uruguai.html>
> *Continua em: * <http://sacerdotemedico.blogspot.com/>
> http://espiritualidadeciencia.wordpress.com
>
> As publicações do blog têm como proposta fomentar a *terapia do diálogo*
> ou *diálogo como terapia.*
>


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
Umbanda: Uma forma inteligente e espiritualizada de se bem viver
por Pai Rivas
.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário